Seguimento Litoral Norte - Outubro 2022

Bom fim de tarde.

Muito escuro, céu encoberto, vento fraco de NNO actual (?!), tem estado de SSO.
O grosso do mau tempo passa a rasar a zona, para oeste. Alguma coisa vai sobrando para nós, mas a oeste do eixo Espinho-Guimarães está a entrar a grande actividade diluviana no que toca à precipitação.
Ouço roncos de trovoada ao longe...

O acumulado de hoje vai em "singelos" 29,9 mm. :o

Por aqui a caminho dos 40 mm com 38.6 mm, chove forte agora :rain: há pouco foi torrencial e está tudo a escorrer água:rain:

vYClRe6.jpg

EDIT: 40.2 mm agora e continua a chover forte, outra vez o campo de futebol a ficar encharcado.

Já está a aliviar e a clarear, 40.8 mm acumulados, 176.2 mm este mês e, certamente, não vai ficar por aqui até dia 31, não me admira nada que vá aos 200 mm ou até mais.

Excelente início de ano hidrológico aqui pelo noroeste.
Depois de tanta seca, dá gosto ver tudo a escorrer água aqui nesta região. :rain:

17.3ºc actuais, vento fraco e 95% HR

Pelas minhas contas a estação de Barcelos ( CIM ) vai com 95 mm até à ultima actualização ( 16 UTC ) pelo que será (?) para ultrapassar os 100 mm, até porque novas células se aproximam de SO, e parecem levar a mesma direcção para NE ou NNE:

jtFQ8qC.jpg

Última edição:
9bKWGv2.jpeg

:intrigante:Será?
Será que aí vem mais? Olhando à imagem de vapor de água o potencial está lá todo (setas amarelas), atmosfera muito saturada.
Vê-se também a frente que virá pela noite\madrugada, com muita água precipitável.

Será que até os patos irão aprender a nadar? :malandro:

Por aqui já está a acalmar a chuva.
Até às 18h, Merelim vai com 69mm hoje e 294,1mm este mês e Braga vai com 54,9mm hoje e 340,3mm este mês.

Pelas minhas contas a estação de Barcelos ( CIM ) vai com 95 mm até à ultima actualização ( 16 UTC ) pelo que será (?) para ultrapassar os 100 mm.
Agora com a atualização das 18h (17h UTC) já passou os 100mm, vai com 104,3mm.

Última edição:
Temperaturas das águas superficiais oceânicas nos 20ºC/21ºC, ao largo da costa. Há apenas uma estreita faixa junto à costa à volta dos 18ºC.

3EMuxFP.jpg
E perdoem me a ignorância, o facto da água estar a mais quente ao largo que junto a costa produz mais chuva ou não tem nada a ver?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Aqui também já passei os 70 mm. :rain:

Pode ser dos maiores acumulados que já tive. Lembro-me que em outubro de 2011 (26) caíram cerca de 90 mm aqui, só numa tarde. Em Setembro de 2013 (27) também me lembro de uns 80/90 mm por aqui.
Penso que no dia 15 de Setembro de 2015 também choveu bastante com os restos do furacão, do qual já não me lembro do nome. Tenho aqui guardado 93,1mm da estação de Merelim.