Ruipedroo
Cumulonimbus
Mais uma grande bomba, impressionante mesmo!
Agora com a atualização das 18h (17h UTC) já passou os 100mm, vai com 104,3mm.Pelas minhas contas a estação de Barcelos ( CIM ) vai com 95 mm até à ultima actualização ( 16 UTC ) pelo que será (?) para ultrapassar os 100 mm.
E perdoem me a ignorância, o facto da água estar a mais quente ao largo que junto a costa produz mais chuva ou não tem nada a ver?Temperaturas das águas superficiais oceânicas nos 20ºC/21ºC, ao largo da costa. Há apenas uma estreita faixa junto à costa à volta dos 18ºC.
![]()
Penso que no dia 15 de Setembro de 2015 também choveu bastante com os restos do furacão, do qual já não me lembro do nome. Tenho aqui guardado 93,1mm da estação de Merelim.Aqui também já passei os 70 mm.
Pode ser dos maiores acumulados que já tive. Lembro-me que em outubro de 2011 (26) caíram cerca de 90 mm aqui, só numa tarde. Em Setembro de 2013 (27) também me lembro de uns 80/90 mm por aqui.