Seguimento Litoral Norte - Setembro 2013

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,980
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Continuaçao de boa noite.

O acumulado subiu para uns generosos 22,1 mm.

Sigo com 16,1ºC e 94% de Hr.

Já ultrapassei os 2000 mm no ano hidrológico. Ano bem húmido...ainda que tenhamos tido um verao muito seco.


------
Edit 04h: 30,5 mm de acumulado. Em menos de 24h quase 100mm...
 
  • Gosto
Reactions: 1337


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

impressionante esta madrugada, chuvas torrenciais acumularam até ao momento 45.6 mm.

Ontem o acumulado ainda subiu aos 71.6 mm :rain:

Neste momento chove mais fraco.

De referir que pela 1:30 de hoje já levava 19 mm acumulados.


Que madrugada de chuvas fortes!

Setembro segue com 129.8 mm acumulados até ao momento.

Este evento já soma 117.2 mm :rain:

1570.1 mm neste ano hidrológico ( desde 1/10/2012 )
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Bons dias,

impressionante esta madrugada, chuvas torrenciais acumularam até ao momento 45.6 mm.

Ontem o acumulado ainda subiu aos 71.6 mm :rain:

Neste momento chove mais fraco.

De referir que pela 1:30 de hoje já levava 19 mm acumulados.


Que madrugada de chuvas fortes!

Setembro segue com 129.8 mm acumulados até ao momento.

Este evento já soma 117.2 mm :rain:

1570.1 mm neste ano hidrológico ( desde 1/10/2012 )

Essa zona parece mesmo um penico. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Essa zona parece mesmo um penico. :D

:D Completamente, é uma pena a estação do ISEP http://meteo.isep.ipp.pt/ estar OFF em termos de precipitação, pois dada a proximidade com a minha certamente os acumulados seriam bem semelhantes (como é aliás habitual) penso que o facto de esta zona ser a mais alta da Cidade tem influência na precipitação, é como se houvesse um "mini " efeito orográfico..eu noto isso, em zonas baixas junto ao mar, normalmente chove menos, mas aqui na zona alta, e em situações de chuva parece que "condensa" mais, um aguaceiro que seja moderado junto ao mar já pode ser forte aqui na zona mais interior e elevada... já me aconteceu estar a chover moderadamente aqui na minha localização, com nevoeiro cerrado, e na foz quase à cota 0 nem pinga, e sem nevoeiro ..interessante.:thumbsup:

De momento céu nublado com chuviscos..
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,980
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Mais uma madrugada de chuva moderada\forte.
O acumulado é agora de 34,8 mm.

O céu encontra-se agora encoberto e chove fraco.
O vento sopra fraco a moderado de SSO (em média).

Tatual: 17,0ºC
Hr: 93%​
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,201
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia!

Manhã encoberta mas com muito sol ainda a espreitar entre as nuvens. Nada comparado com o dilúvio que se abateu sobre a Invicta desde as 5 da manhã de sexta-feira até à madrugada de hoje! Já tinha saudades de uns dias assim! :D

@Snifa: fantásticas fotos! Onde as tiraste? No Porto Palácio? Estás sempre nas alturas homem! :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia!

Manhã encoberta mas com muito sol ainda a espreitar entre as nuvens. Nada comparado com o dilúvio que se abateu sobre a Invicta desde as 5 da manhã de sexta-feira até à madrugada de hoje! Já tinha saudades de uns dias assim! :D

@Snifa: fantásticas fotos! Onde as tiraste? No Porto Palácio? Estás sempre nas alturas homem! :lol:

:D Foi na zona da Boavista de um 14º andar..
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Inundações e quedas de árvore mobilizaram bombeiros do Porto

ng2784194.JPG


Mau tempo derrubou árvore na Rua Tenente Valadim


A chuva intensa que caiu durante toda a madrugada deste sábado no Porto provocou dezenas de inundações na via pública e em habitações e algumas quedas de árvores, disse à Lusa fonte dos Sapadores Bombeiros.

De acordo com esta fonte, entre as 20 horas de sexta-feira e as 8 horas deste sábado registaram-se 55 saídas.

"A maior parte das situações foi para resolver problemas causados por inundações e infiltrações. Tivemos também várias quedas de árvores, mas não houve nenhuma situação muito grave", sublinhou.

Também em Vila Nova de Gaia, os sapadores tiveram "muito serviço" relacionado com o mesmo tipo de ocorrências.

Fonte dos bombeiros de Gaia disse à Lusa que receberam "13 a 14 pedidos de ajuda" durante a madrugada.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...446614&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu morei na região da Boavista durante muitos anos, na altura em que me mudei para a Lapa, no inverno, achei bom porque era muito mais quente aqui do que lá. Eu ainda não tinha pensado no que seria o verão :eek:

Snifa, grande link o da estação da isep, muitíssimo melhor que a estação da feup que me parece ser um projecto abandonado, e que só uso como referência da temperatura actual. É pena que este projecto esteja tão descuidado, acho muito importante que os futuros engenheiros civis, principalmente, aprendam a levar em conta as condições de clima reais da cidade onde irão projectar habitações, com medições realizadas dentro do seu perímetro urbano.

Imagino que este do isep encontra-se nas instalações de S. Tomé? O de Pedras Rubras não nos adianta de nada, muito pelo contrário até. Nem sei como o IPMA tem a coragem de dizer que é a estação do Porto, quando nem no Porto está e já encontrei diferenças de quase 10ºC em relação à estação da FEUP.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boas ,

cá ficam então duas fotos que tirei com o telemóvel da aproximação desta célula ao Porto, vários milímetros em pouco tempo, ramos de árvores arrancados, trovoada intensa com trovões que mais pareciam explosões...:trovao:

Na minha estação registei um pico de 90.4 Km/h à passagem da célula, direcção SW

sigo com 67.8 mm acumulados e volta a chover:

wuy3.jpg


l73v.jpg


Quando a célula descarregou parecia de noite...avançou com uma velocidade que só visto....


Bravo Snifa, lindas fotos, es mesmo o expert em apanhar o momento certo no local certo!!!

Mais uma vez parabéns pelo teu contributo.

Bom Fim de Semana.

Cmps.
 
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco