Seguimento Litoral Norte - Setembro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
A estaçao Quinta da Capela, Braga é fiável?

Boa tarde Caro Meteofan,

A estação amadora (Quinta da Capela - Braga sul) "IUEBRAGA1" costuma ser fiável, no entanto poderá apresentar valores ligeiramente inflacionados neste evento mas atendendo à sua localização é possível chegar a bons acumulados nessa parte da cidade. A estação está localizada entre o monte do picôto e a encosta do monte da Falperra e é composta por: (PC Radio WS La Crosse 7001 - WS2000).

Aproveito para agradeçer mais uma vez o respectivo proprietário dessa estação pelo seu excelente contributo no âmbito do projeto (MeteoGlobal) do IPMA.

Uma coisa é certa, este evento (apenas 6ªFeira e Sábado) rendeu facilmente mais de 100 l/m2 em vários locais do litoral Noroeste o que é excelente. :rain: :rain: :rain: :thumbsup: :thumbsup:

Cmps.
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
A estaçao Quinta da Capela, Braga é fiável?

Por vezes apresenta valores bem elevados e, outras, dentro da norma das estações à sua volta.

Porém, como disse o Elj4, a sua localização em início de encosta pode fazer com que hajam momentos destes.

Contudo todas as estações tem momentos em que apresentam valores falsos por este ou aquele motivo. Se pelas 5 da manhã esta estação já apresentava 20mm (valor correcto devido à chuva copiosa durante várias horas) este actual parece-me um pouco alto...

Se bem que outras estações Portuguesas e Galegas apresentem níveis idênticos pelo que não é descabido de todo.
 
  • Gosto
Reactions: ELJICUATRO

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A estaçao da Quinta da Capela, Braga já regista mais de 100 mm. Sinceramente não me parece um valor real... A estaçao do membro Aristocrata, Paços de Ferreira leva apenas cerca de 40 mm... Nao sei, mas nao parece um valor aceitavel
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
A estaçao da Quinta da Capela, Braga já regista mais de 100 mm. Sinceramente não me parece um valor real... A estaçao do membro Aristocrata, Paços de Ferreira leva apenas cerca de 40 mm... Nao sei, mas nao parece um valor aceitavel

Se esse valor for correspondente a hoje acho absolutamente impossível!
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Se esse valor for correspondente a hoje acho absolutamente impossível!

Sim é o valor de hoje. Ontem registou 86 mm. Quase 200 mm em dois dias. Parece-me impossivel mas sei lá :huh: Tem chovido muito...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A chuva cai certinha e com intensidade por aqui neste momento.:rain:

Sigo com 47.2 mm acumulados :rain:
 
  • Gosto
Reactions: ELJICUATRO

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Após uma tarde de períodos de chuva moderada/forte espaçada por curtas tréguas, eis que há cerca de 1 hora chove ininterruptamente a bom ritmo!

Estes dois dias renderam por cá valores acima dos 100mm!!

Quando o pessoal chorava acerca das médias mensais para Setembro alguns membros disseram, e correctamente, que os acumulados costumam ser no fim do mês.

Assim sendo já ultrapassamos a média mensal em 2 dias. Até Segunda Feira às 23h59 ainda uns bons mm deverão ser acumulados!

O pânico de mais um mês de seca parece ter sido excessivo e empolado devido aos incêndios!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A chuva mantêm-se, agora mais em regime contínuo, do tipo estratiforme, puxada a vento fraco a moderado de SSO, com elevado nível de humidade relativa e temperatura amena.
As condições são boas para acumulados relativamente elevados, pela forma continuada com que cai...
Verdadeira noite invernal (outonal!) esta.:rain:
Esta madrugada o rain rate máximo foi de 55,9 mm (01.08h); ontem o rain rate máximo foi de 100,8 mm (17.23h). Resolução do pluviómetro de 1 mm.

Acumulado: 44,2 mm
Tatual: 16,4ºC
Hr: 94%


-----------------------
A estação Quinta da Capela, Braga é fiável?

Não me parece.
Com baixos valores de precipitação, ou sem precipitação, o acumulado sobe dezenas de mm de 1 hora para outra (ver imagem).
É estranho no mínimo...
Não sei o que se passará, mas parece-me erro ou do software ou do pluviómetro.

3dr1.jpg
 
  • Gosto
Reactions: ELJICUATRO

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Após uma tarde de períodos de chuva moderada/forte espaçada por curtas tréguas, eis que há cerca de 1 hora chove ininterruptamente a bom ritmo!

Estes dois dias renderam por cá valores acima dos 100mm!!

Quando o pessoal chorava acerca das médias mensais para Setembro alguns membros disseram, e correctamente, que os acumulados costumam ser no fim do mês.

Assim sendo já ultrapassamos a média mensal em 2 dias. Até Segunda Feira às 23h59 ainda uns bons mm deverão ser acumulados!

O pânico de mais um mês de seca parece ter sido excessivo e empolado devido aos incêndios!

Boa noite GabKoost,

Realmente ninguem estava a espera de tanta chuva depois de tanta seca. :p

Estes últimos anos temos apanhado a primeira entrada séria do atlântico finais de outubro mas atualmente invertemos essa tendência, entramos bem no outono e com pujança. :thumbsup:

Esta chuvinha não só veio apagar esses malditos incêndios como também veio repor um pouco tarde o que faltou neste verão bem seco. Nem uma gota se viu por estas bandas neste mês de Agosto, coisa inacreditável.

Espero que os próximos 2 meses não sejam assim tão secos!!! Não faz mal a ninguém um pouco de sol mas também não faz mal a chuvinha para a nossa agricultura!!!

Vamos prepar os contadores para o 3º Round (Madrugrada e Manhã de 2ªFeira) c/ o regresso da chuva pontualmente forte. Até lá já temos a média no papo e isso já é de longe muito bom!!!!

Cmps.
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa noite.

A chuva mantêm-se, agora mais em regime contínuo, do tipo estratiforme, puxada a vento fraco a moderado de SSO, com elevado nível de humidade relativa e temperatura amena.
As condições são boas para acumulados relativamente elevados, pela forma continuada com que cai...
Verdadeira noite invernal (outonal!) esta.:rain:
Esta madrugada o rain rate máximo foi de 55,9 mm (01.08h); ontem o rain rate máximo foi de 100,8 mm (17.23h). Resolução do pluviómetro de 1 mm.

Acumulado: 44,2 mm
Tatual: 16,4ºC
Hr: 94%


-----------------------


Não me parece.
Com baixos valores de precipitação, ou sem precipitação, o acumulado sobe dezenas de mm de 1 hora para outra (ver imagem).
É estranho no mínimo...
Não sei o que se passará, mas parece-me erro ou do software ou do pluviómetro.

3dr1.jpg

Boa noite Caro Aristocrata,

A estaçao de Fraião em eventos passados e recentes tem sido até razoavelmente fiável, neste evento e como já foi referido por mim pode apresentar valores inflacionados, devido a várias causas, uma delas pode ser erro de leitura no uplink dos dados do pluviómetro para a estação ou até mesmo um problema no próprio pluviómetro ou na estação.

Mas uma coisa é certa, já todos percebemos e pelos vários dados disponiveis na WEB que nestas últimas 48 Horas ultrapassamos os 100mm em vários locais do norte o que dá um média diária excelente de pelo menos 50l/m2.

Abraço.

Cmps.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite Caro Aristocrata,

A estaçao de Fraião em eventos passados e recentes tem sido até razoavelmente fiável,

;) Boa noite ELJICUATRO.
Como se pode observar na imagem, os dados até batem certo com as estações em redor, se descontarmos os lapsos que apontei. Se retirarmos os valores que nos aparecem em excesso, o total de hoje andará dentro da média de outras estações, o que me parece o mais lógico.

Ainda bem que temos estas estações amadoras ao dispor da população.
Começamos a perceber melhor o nosso clima, as especificidades das sub-regiões e mesmo locais que temos no nosso litoral norte. Obviamente que isto se estende a todo o lado onde temos esta estações...
O termo amador representa isso mesmo: não substitui os profissionais da meteorologia, tentam antes ser complementares. mesmo que aqui e ali apresentem falhas continuam a ser válidas.:thumbsup:

Entretanto sigo com um acumulado de 46,2 mm.
Vamos ver o que nos "cai na cesta" nos próximos dias. Haja cântaros para todos...:D
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Ainda bem que temos estas estações amadoras ao dispor da população.
Começamos a perceber melhor o nosso clima, as especificidades das sub-regiões e mesmo locais que temos no nosso litoral norte. Obviamente que isto se estende a todo o lado onde temos esta estações...

O quanto seria interessante OBRIGAR todas as escolas, hospitais, juntas de freguesia e demais estruturas estatais a ter uma estação devidamente tratada. O esforço de manutenção é quase nulo!

Os proveitos no mapeamento do nosso clima seria gigantesco em termos de previsões e não só!

Entretanto, aqui perto da hoje famosa estação da 5ª da capela, parou de chover. Desde as 22h00 que não parava!
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata