Seguimento Litoral Norte - Setembro 2018

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde,

Noite fresca, com mínima de 14,0ºC. Ontem o nevoeiro começou a chegar aqui por volta das 23h e assim se manteve até um pouco antes das 10h de hoje. Após uma ida de madrugada ao aeroporto do Porto fui até ao Sameiro para fotografar o nascer do sol com o nevoeiro lá em baixo.
Deixo também aqui alguns registos do dia 8, quando tivemos mammatus ao pôr do sol com arco-íris. Também alguns do dia 9, em que se formou uma célula não muito intensa perto do Gerês e uma das torres originou a formação de uma bela nuvem pileus. E mais algumas de ontem em que foram visíveis umas células perto do fim da tarde.
Epá... passas os dias à janela? Sempre atento! :D Magníficas como sempre! :palmas:
As do nevoeiro, pois, essas então nem se fala! Aposto que estavas a sorrir ao ver aquela paisagem! :w00t: Era o que eu faria certamente... :D Lindas e mágicas :thumbsup:
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde, dia a começar fresco, mas a compor-se da parte da tarde, agora está bastante nevoeiro e fresco.

O céu hoje esteve particularmente interessante e bonito, maioritariamente azul mas com alguns cirrus (coloquei no google tipos de nuvens e as que me pareciam com o tipo das que estava a ver eram as com o nome cirrus, peço desculpa se estou a cometer algum erro mas ainda estou a aprender), o certo é que há 1 hora ao estar a apreciar o céu deparei-me com um micro arco-íris (se é que lhe posso chamar arco-íris) as fotos não são de uma qualidade espetacular (é o que há, a máquina fotográfica não é de grande qualidade), alguém importa-se de explicar-me o que é, (peço desculpa se a resposta é básica mas não sei mesmo).

image.jpg


image.jpg


image.jpg


image.jpg

Lindas, Helena! :w00t:

E não peças desculpa, estamos cá todos para aprender e para nos ajudarmos uns aos outros ;) (falo por mim que sou um bocado básico nestas coisas da meteorologia... :rolleyes::lol:)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Estou farto de nevoeiro... não pensei que tal fosse possível, mas aconteceu... :rolleyes::lol: É que não tem sido outra coisa desde sexta-feira, nem consegui ver o Sagres no sábado no porto de Leixões! :angry:

Ontem ao fim do dia lá levantou a tempo de se ver o poente, que por acaso foi bem bonito :)

Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr


Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr


Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr


Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr


Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr


Sunset. Leça da Palmeira, 16-09-2018 by JoãoP74, on Flickr

Hoje já voltou ao mesmo... apesar de já estar melhorzinho agora, quase limpo :)
Máxima do dia: 20,5ºC; mínima: 14,5ºC e atual: 15,7ºC.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

noite fresca por aqui, sigo com 15.8ºc actuais, algumas nuvens baixas e nevoeiros visíveis a Oeste.

Mais fresco só mesmo a mais de 11 mil metros:

Capturar.jpg


E mesmo aos 5300 m, já começa a arrefecer :D


Capturar.jpg


Sempre interessante seguir as temperaturas exteriores medidas pelos aviões a diferentes altitudes :cold:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

noite fresca por aqui, sigo com 15.8ºc actuais, algumas nuvens baixas e nevoeiros visíveis a Oeste.

Mais fresco só mesmo a mais de 11 mil metros:

Capturar.jpg


E mesmo aos 5300 m, já começa a arrefecer :D


Capturar.jpg


Sempre interessante seguir as temperaturas exteriores medidas pelos aviões a diferentes altitudes :cold:
Aos 5300 m ainda se aguentam bem aqueles -12ºC :lol:
Estás com saudades do Inverno tu... :D
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Boa tarde, dia a começar fresco, mas a compor-se da parte da tarde, agora está bastante nevoeiro e fresco.

O céu hoje esteve particularmente interessante e bonito, maioritariamente azul mas com alguns cirrus (coloquei no google tipos de nuvens e as que me pareciam com o tipo das que estava a ver eram as com o nome cirrus, peço desculpa se estou a cometer algum erro mas ainda estou a aprender), o certo é que há 1 hora ao estar a apreciar o céu deparei-me com um micro arco-íris (se é que lhe posso chamar arco-íris) as fotos não são de uma qualidade espetacular (é o que há, a máquina fotográfica não é de grande qualidade), alguém importa-se de explicar-me o que é, (peço desculpa se a resposta é básica mas não sei mesmo).

image.jpg


image.jpg


image.jpg


image.jpg
Basicamente a diferença é que o "pote de ouro" não está no chão :lmao: (sobre esse arco-íris)

Fui fazer umas pesquisas em 10 minutos:
Definição da WMO (em inglês) de arco íris, porque acontece:
This phenomenon is mainly due to refraction and reflection of light. When rainbows are produced by the Sun, their colours are usually brilliant, and when produced by the Moon (“moonbow”), their colours are much weaker or sometimes absent.

... Depois fui à Wikipedia: Este fenómeno é em português um "Arco circum-horizontal" apesar de não ser possível ver o arco
A circumhorizontal arc is an optical phenomenon that belongs to the family of ice halos formed by the refraction of sun- or moonlight in plate-shaped ice crystals suspended in the atmosphere, typically in cirrus or cirrostratus clouds. In its full form, the arc has the appearance of a large, brightly spectrum-coloured band (red being the topmost colour) running parallel to the horizon, located far below the Sun or Moon. The distance between the arc and the Sun or Moon is twice as far as the common 22-degree halo. Often, when the halo-forming cloud is small or patchy, only fragments of the arc are seen. As with all halos, it can be caused by the Sun as well as (but much more rarely) the Moon.[1]

Other currently accepted names for the circumhorizontal arc are circumhorizon arc or lower symmetric 46° plate arc.[2] The misleading term "fire rainbow" is sometimes used to describe this phenomenon, although it is neither a rainbow, nor related in any way to fire. The term, apparently coined in 2006,[3] may originate in the occasional appearance of the arc as "flames" in the sky, when it occurs in fragmentary cirrus clouds.

Esse fenómeno optico, em cirrus é bastante raro, atenção! Eles facilitam este tipo de fenómeno pois são nuvens muito altas, e portanto com particulas de gelo, e isso significa refração e/ou difração maior, o que facilita isto. Eu nunca vi pessoalmente. Mas acho que é mais comum veres esses arco íris perfeito se tiveres o céu coberto em cirrus estratus. Tipo isto:
220px-SunArcs2011Oregon.png


No caso particular da tua foto, só se ve um fragmento desse arco. Penso que se pode confundir com a iridescência da nuvem, mas nesse caso acho que é o fenomeno que citei. Se viste que aconteceu isto à nuvem:
Firstly, a circumhorizon arc always has a fixed location in the sky in relation to the Sun or Moon (namely below it at an angle of 46°), while iridescence can occur in different positions (often directly around the Sun or Moon). Secondly, the colour bands in a circumhorizon arc always run horizontally with the red on top, while in iridescence they are much more random in sequence and shape, which roughly follows the contours of the cloud that causes it. Finally, the colours of a circumhorizon arc are pure and spectral (more so than in a rainbow), while the colours in cloud iridescence have a more washed-out, "mother of pearl" appearance.
Então é um arco circum horizontal

Esta foto é um exemplo incrível do tipo de arco-iris que viste:
fire-rainbows-2%25255B6%25255D.jpg


Links de consulta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Circumhorizontal_arc
https://cloudatlas.wmo.int/rainbow.html

Ok, agora tenho de me despachar! Ai meteorologia, és muito complexa... :D Desculpem se foi uma mensagem pouco sucinta, no que transmiti.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Basicamente a diferença é que o "pote de ouro" não está no chão :lmao: (sobre esse arco-íris)

Fui fazer umas pesquisas em 10 minutos:
Definição da WMO (em inglês) de arco íris, porque acontece:


... Depois fui à Wikipedia: Este fenómeno é em português um "Arco circum-horizontal" apesar de não ser possível ver o arco


Esse fenómeno optico, em cirrus é bastante raro, atenção! Eles facilitam este tipo de fenómeno pois são nuvens muito altas, e portanto com particulas de gelo, e isso significa refração e/ou difração maior, o que facilita isto. Eu nunca vi pessoalmente. Mas acho que é mais comum veres esses arco íris perfeito se tiveres o céu coberto em cirrus estratus. Tipo isto:
220px-SunArcs2011Oregon.png


No caso particular da tua foto, só se ve um fragmento desse arco. Penso que se pode confundir com a iridescência da nuvem, mas nesse caso acho que é o fenomeno que citei. Se viste que aconteceu isto à nuvem:

Então é um arco circum horizontal

Esta foto é um exemplo incrível do tipo de arco-iris que viste:
fire-rainbows-2%25255B6%25255D.jpg


Links de consulta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Circumhorizontal_arc
https://cloudatlas.wmo.int/rainbow.html

Ok, agora tenho de me despachar! Ai meteorologia, és muito complexa... :D Desculpem se foi uma mensagem pouco sucinta, no que transmiti.

O que eu vi foi: no inicio um pequeno risco no céu com as cores do arco íris (primeira foto que mal se vê) e pouco depois ficou literalmente como um smile, que se foi dissipando lentamente até desaparecer. Infelizmente as fotos não são de grande qualidade para partilha, mas na minha memoria vai ficar marcada (foi a primeira vez que vi), foi bem bonito.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

O dia de hoje começou com nevoeiro no Vale do Sousa.
Aqui por Paços de Ferreira temos o céu muito nublado, até a ameaçar chuvisco.
O vento é sopra fraco a moderado de ONO.
Está fresco.
Vamos ver se vai abrir e aquecer um pouco. Afinal o outono ainda não começou, não é? É pois...:)

Tactual: 18,7ºC
Hr: 81%