Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Poderá ter sido uma rogue wave ou freak wave. É um fenómeno raro de acontecer, mas por vezes há uma combinação/sobreposição de várias ondas que geram uma soma das suas amplitudes e cria uma onda que pode ir até mais do dobro da altura significativa que caracteriza uma ondulação. Por exemplo, ontem, com uma altura sigificativa de 6 metros, qualquer onda maior que 12 metros já pode ser considerada "rogue wave". Veja a bóia ondógrafo de Sines, que ontem quase registou uma rogue wave, numa onda de quase 12 metros:


Bom achado:thumbsup:

Ontem tinha estado de volta dos gráficos das boias nos Açores para ver se havia registo de algo assim..
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Turista atingido por derrocada em praia do Algarve

ng1352190.jpg


O homem, de 53 anos, que vai ser operado no Hospital de Faro num braço e numa perna, estava esta manhã com familiares na Praia Barranco do Olival, no concelho de Lagoa, quando foi atingido por "torrões de areia" de uma arriba em perigo, num local devidamente sinalizado com risco de derrocada.
Um turista alemão, 53 anos, sofreu traumatismos numa perna e num braço ao ser atingido, hoje, cerca das 10.20 horas, por "uma pequena derrocada com torrões de areia" de uma arriba em perigo na Praia Barranco do Olival, não vigiada e situada no concelho de Lagoa, disse ao DN o comandante Cruz Martins, da Autoridade Marítima do Sul, no barlavento algarvio. É, ao que se sabe, o primeiro acidente do género ocorrido naquela praia.
O acesso ao local, também conhecido por «Praia dos Beijinhos», encontra-se, desde 2009, "sinalizado" - como de resto o DN aqui pôde constatar - com placas "bem visíveis" a alertar para a existência de "arribas em perigo", frisou Cruz Martins, admitindo que o turista estivesse onde não devia estar. Os torrões de areia caíram de uma altura de cerca de sete metros. Na praia Barranco do Olival e com o sol a brilhar, encontram-se vários turistas junto a falésias e indiferentes aos riscos que correm.
O homem, que estava acompanhado por familiares, acabou por ser levado num helicóptero da Protecção Civil, após a Autoridade Marítima ter isolado aquela praia. Fonte do Gabinete de Comunicação do Hospital de Faro, onde a vítima deu entrada, referiu ao DN que o indivíduo "está na sala de emergência, ventilado " sendo a sua situação considerada "grave". Já pelas das 14.40 horas, o hospital informou que o turista alemão apresenta uma "situação de politrauma e vai ser operado a fractura num braço e numa perna". "Continua ventilado e em avaliação e é uma situação que inspira cuidados", acrescentou.

DN
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Turista atingido por derrocada em praia do Algarve



DN

Infelizmente, apesar de toda a sinalização existente nas praias, as pessoas continuam a ignorar essa mesma sinalização e a arriscar a vida! Estendem as toalhas mesmo debaixo das arribas e das placas de sinalização, passeiam-se em zonas perigosas, etc... Depois de um fim de semana com alguma chuva, era expectável que pudessem ocorrer pequenos deslizamentos/quedas de arribas e/ou materiais das mesmas.

Às vezes ainda me pergunto como é qe não ocorrem mais acidentes como este ou mais graves ainda!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O pico de ondulação previsto sob a acção da depressão à partida será na 3ª feira. O centro da mesma prevê-se que irá fazer o percurso WSW da Irlanda encaminhando-se para o canal da Mancha o que significa que por exemplo para a costa norte de Espanha se prevejam condições mais adversas comparadas por exemplo a Figueira da Foz, se bem que mesmo aqui, em princípio nada de aventuras; no entanto é de sublinhar que a direcção do vento pelo litoral norte/centro que predominará de NNW pode deitar por terra a altura prevista das ondas visto a costa lhe surge com uma orientação quase transversal o que obviamente condiciona a direcção das ondas.

FigueiradaFoz.png


Santander.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)


Uma das maiores ondulações de sempre a ser registada na bóia de Leixões. Já chegou a uma altura significativa de 9,48m e altura máxima de 15,03m. Isto não quer dizer que sejam as maiores ondas vistas nas praias... mas metem respeito, estes registos!
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Bem, não correu muito bem a ida à praia :hehe:
Mas é o que se pode arranjar:





(reduzem ou cortem o som, o vento estava muito muito forte e o telemóvel estava sempre a escorregar-me das mãos)

Não fui durante a preia-mar. Esses vídeos foram feitos às 15h00-15h30.
 
Editado por um moderador:

linear

Cirrus
Registo
13 Nov 2010
Mensagens
3
Local
Lisboa
A semana passada no jornal Público, vinha um alerta para eventuais inundações no Seixal, devido às marés vivas previstas para o dia 8 de Setembro.


Noticia completa.

Durante a tarde de hoje, dirigi-me até à Praça do Comércio, em Lisboa, para ver até onde iria a praia mar.
De facto a maré subiu bastante, mas o facto de não haver vento, e o Tejo mais parecer uma piscina, ajudou para que a água não ultrapassasse barreiras.

Duas fotografias do Cais das Colunas, esta tarde:

dsc00001dj.jpg


dsc00010fv.jpg



Com a maré mais cheia do que o costume, houve quem aproveitasse para fazer umas valentes descargas no rio.
Devido à maré alta, o cheio a esgoto não se fazia sentir, mas a cor do rio era completamente cinzenta, como se pode ser na primeira fotografia.

Além da cor, outro elemento que identificava a ocorrência das descargas, eram as tainhas, que estavam aos montes, a lutar por uma posição junto ao afluente.

dsc00008n.jpg


Confesso que nunca as tinha visto em tão grande quantidade.

A 2ª imagem (http://img525.imageshack.us/img525/6315/dsc00010fv.jpg) não está disponivel e tinha interesse em utilizá-la.
É possivel postá-la de novo?
Obrigado
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bóia de Faro Último registo:
2010-11-26

21:40 (UTC)

Hora Legal de Inverno

Altura significativa 0.96 m Latitude
Altura máxima 1.64 m 36-54-17N
Período médio 3.6 s Longitude
Período máximo 7 s 007-53-54W
Direcção média (de pico) E Profundidade 93m
Temperatura da água 99 °C

AAAA-MM-DD - Dados actualizados
Data no servidor: 2010-11-26 23:02 +0000

Fonte: Instituto Hidrográfico

Atenção, que o mar do Algarve está a evaporar-se com 99ºC. :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Atenção, que o mar do Algarve está a evaporar-se com 99ºC. :D

Já não volto a ter férias no Algarve...a não ser que chova tanto, tanto, que reponha a água que evaporar entretanto.:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Fuzeta: Barra nova já fechada

Os pescadores da Fuseta avisaram e o mar deu-lhes razão. A nova barra, aberta oficialmente há uma semana, ficou sem condições de navegabilidade, depois de a forte ondulação ter danificado uma parte do canal.

"Daqui a uns dias ninguém passa ali por causa dos bancos de areia, a barra vai torna-se num cemitério", referiram ao CM vários pescadores locais, no dia em que o canal foi inaugurado.

A obra de abertura, que custou cerca de um milhão de euros, está "a concorrer com a velha barra", segundo Valentina Calixto, presidente da Sociedade Polis Ria Formosa. Um risco que já estaria previsto. "A nova barra está em adaptação e como a água do mar continua a entrar no sistema pelo antigo acesso é preciso fechá-lo rapidamente para não concorrerem", referiu a responsável. Deverão ser necessárias novas dragagens.

A obra de emergência para encerrar a antiga barra, a nascente da nova, foi ontem adjudicada e o problema, segundo Valentina Calixto, "será resolvido rapidamente".

A situação está a ser avaliada pelo Instituto Nacional da Água, Universidade do Algarve e pelos técnicos da Administração Regional Hidrográfica do Algarve.

Fonte: CM

Gastaram 1 milhão de euros para a barra fechar-se. Onde o mar abriu a barra no último inverno fecharam e foram abrir outra, querem lutar contra o mar contra a natureza nunca vencerão ela. Ainda o temporal a sério não veio. :D:lol: