Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
ouvi na radio que a causa da morte das tartarugas foi de devido as redes de pesca

Ainda não há causas que justifique a morte de 49 tartarugas desde do início do ano, quando a média é de 6 mortes por ano. As redes de pescas pode ser uma das causas, em que entram a temperatura da água do mar e muitos outros factores. Os técnicos do Zoomarine andam a analisar para se cheguem à causa.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Costa da Caparica hoje :D

p8198494.jpg


p8198496.jpg
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Na Manta Rota não é necessário estar ondulação de 2 metros para a água estar a mais de 25ºC. Basta que durante a noite não faça nortada rija e que durante a tarde esteja brisa de sudoeste, daquela que dás ondulação de 0,5 a 1 metro, de sul ou de sudoeste. Já estive na Manta Rota e em Monte Gordo com ondulação de sudoeste e água a 26ºC. (...)

Olá Frederico:
Este meu comentário é apenas para lhe falar, sem qualquer presunção, de alguns conceitos utilizados em Meteorologia Marítima. A ondulação que vem do mar alto não representa transporte de água, sendo "apenas" um sobe-e-desce que se vai propagando. Só quando chega aos baixios é que as ondas se desmoronam e alagam o areal. A chegada de água diferente (em temperatura ou salinidade) ocorre devido a correntes que, no caso concreto do aquecimento na Costa Sul (e mais no Sotavento) são produzidas pelo vento que sopra forte de leste na região do Estreito de Gibraltar e que pode não ser sentido no Algarve. As águas são arrastadas à superfície e passam do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico. O Mediterrâneo é uma extensão de água salgada muito aprisionada entre os continentes, por isso mais quente e até com reacções astronómicas muito atenuadas. As marés passam quase desapercebidas. Agora, se houver vento local, a camada superficial pode ser arrastada ou para a praia ou para o largo. O "El Niño" (tudo está ligado... e a tentação de divagar é grande!) não é mais do que a suspensão de um vento de terra que empurrava as águas superficiais para o largo, no Chile e provocava a subida das águas do fundo, mais frias. Sem esse vento, a água mantem-se mais quente, melhor para banhos do que para a pesca... No Sotavento do Algarve, a água quente pode chegar calmamente ou em simultâneo com a ondulação, como aliás começa por dizer no seu testemunho. Já agora, a tal brisa de sudoeste na Costa Sul corresponde à nortada na Costa Ocidental. Ambas contribuem para a "circulação contornante da Península Ibérica" transportando o ar marítimo para se misturar com o ar que aqueceu mais (de dia) sobre terra. Sotavento, o lugar para onde sopra o vento que sopra de... Barlavento! É este o significado da toponímia, antiga do tempo dos barcos ecologicamente à vela. Por falar em Sotavento, porque não falar em Litoral Leste? Há tamanha tendência para se chamar Litoral Norte a uma parte norte do Litoral Oeste,que eu não resisto a fazer esta "provocação". É um alerta para quem não gosta de equívocos.
Zerrui
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive esta manhã em Leça e de facto havia muito nevoeiro, que começou a aparecer algures a meio da Avenida da Boavista. Era um nevoeiro baixo e que se tornava cada vez mais denso à medida que me aproximava do passeio marítimo. E sim, havia corajosos na praia :)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Mesmo assim, ainda há corajosos que fazem praia...!:D

O nevoeiro parece denso e húmido, não deve estar muito agradável:(.

Contudo, por vezes resulta daqui um belo dia de praia;).

Não estava assim muito frio. Uns 19ºC naquela altura.
Havia muita humidade no ar. Mas não havia vento, o que já torna mais agradável. :D
 

Xurro

Cirrus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
9
Local
Miratejo, Alcains - Castelo Branco, Covilhã
Bom dia a todos os utilizadores!

Tenho uma questão/dúvida a colocar:
- Há muitos anos que vivo na Margem Sul e faço usufruto das praias deste mesmo lado; este ano tenho sentido que a temperatura da água se tem mantido bastante agradável durante vários dias, senão mesmo semanas, algo que não me recordo de acontecer.

- A pergunta: existe algum tipo de "anormalidade" positiva, devido à extensão da mesma, na temperatura da água deste ano nas praias da Margem Sul?

Cumprimentos
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Praia da Ilha do Pessegueiro

A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo (da qual depende administrativamente), no concelho de Sines, Distrito de Setúbal, em Portugal. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Fotos tiradas por mim hoje de manhã :D

dsc09524.jpg



dsc09525.jpg



dsc09526w.jpg



dsc09527.jpg



dsc09529j.jpg



dsc09532.jpg



dsc09537x.jpg



dsc09544l.jpg




A temperatua da água andou entre os 18ºC e 19ºC
e a temperatura do ar entre 23ºC a 25ºC ( 9h ás 16h ) :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A 18º já vai ser possível.
Quiçá uns 20º ...

18º já cá cantam.
Uns 20º vai ser possível.
Quicá um pouco mais ?
sem ondulação significativa, com calor à mistura ,dizes bem meteo,
os habitantes do litoral Oeste , de Caminha a Sagres preparam-se para os grandes dias ,
para quem gosta de banhos no Oceano,praticamente sem sair de casa...
Raros dias...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
E para além desses excelentes 20ºC,há ainda a realçar ondulação pequena no litoral Oeste,a partir de Quarta..Ou seja calor,mar calmo bom para nadar e com temperatura bem agradável... :cool:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Aproveitem bem este ano a água do Algarve. A bóia de Faro tem estado durante longos períodos de tempo acima dos 23ºC, quando a média para estes meses de Verão ronda os 22ºC no Cabo de Santa Maria.