Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Vocês estão é mal habituados, acima dos 17º aqui no litoral norte começa a ser sopa:D.

Exactamente, Veterano! :cool:

Ainda na Terça-feira passada, dia 27 de Julho, fui para as praias da Costa da Caparica com o AnDré, Daniel Vilão, Gilmet e PedroAfonso, e achei que a água do mar estava igual ou mais fria do que as águas que apanho por Gaia.
E cada pessoa suporta melhor ou pior certas temperaturas, tudo psicológico.
Eu sinceramente, prefiro á agua do mar a rondar aos 17-20ºC, mais do isso não, até porque usasse a água do mar para se refrescar do calor exterior, convem portanto que seja fresquinha. :p
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje acabaram as férias mas andei a banhar-me em águas tépidas.

Punta Cana - Oceano 30ºC, piscina talvez uns 33-35ºC
Casa 28ºC
Algarve 25ºC

Agora estou receoso em ir à praia aqui na zona, a hipertermia anda por aí...:D


Também já mergulhei em águas a diferentes temperaturas, em diferentes países e sinceramente continuo a achar 19ºc/20ºc bem refrescantes e agradáveis. Sobretudo quando se está a assar ao sol. Mas isto é a minha opinião e cada um tem as suas preferências. Banhos a 23ºc ou 25ºc também podem ser bem agradáveis.
Hipotermia é dos 16ºc para baixo, mas varia de pessoa para pessoa e depende da duração de exposição, embora 16ºc ou menos seja a norma.
Em águas interiores é normal atingir-se valores mais elevados no verão, basta ver os valores que se atingem em várias barragens portuguesas ( mesmo as maiores) e em vários rios, por vezes até acima dos 30ºc.
Uma piscina debaixo de um bom dia de sol tropical das Caraíbas então, decerto atinge valores bem altos.:D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vocês estão é mal habituados, acima dos 17º aqui no litoral norte começa a ser sopa:D.

Exactamente :D
Estando nós habituados a água a 17/18 graus,acima disso já está um caldinho..20ºC?Mesmo boa!
Mas se eu acho que a agua aqui da zona por vezes é fria,o banho que já tomei na Póvoa do Varzim,ainda esperei encontrar um iceberg por perto.:D Devo ter tido a sorte de ir num dia de Verão com água a 14/15ºC :cold:

Já tomei banho numa piscina a mais de 30ºC,e a essas temperaturas só serve para se estar o dia todo na piscina...Porque com essa água não arrefece muito o corpo,arrefece durante uns minutinhos...Num dia quente do Ribatejo,com temperatura exterior superior a 40ºC,uma piscina a 30ºC sabe bem,mas é para não sair mais lá de dentro. :hehe:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Eu gosto é de caldinho, água a 17ºC nunca na vida. Quanto mais quente melhor, o ano passado apanhei a 28ºC em Monte Gordo e aquilo era tipo sopa mas que rica sopa. Se a praia tiver cheia sempre podem gritar olhem o tubarão que fogem todos.:lmao::lmao: ou então gritam olha uma tubaroa:inocente:
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
forecast.php
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
pessoal vi na net que agora paga-se estacionamento na manta rota isto é verdade se souberem esclareçam-me ok

O estacionamento do lado do Manta Beach é pago, mas o estacionamento nascente continua gratuito. Durante a noite, os clientes do Manta Beach têm direito a estacionamento gratuito, mas apenas durante a noite.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
alguem sabe como esta a ondulação na zona da manta rota para a agua estar nos 25 deve estar com ondas de 2 metros

Na Manta Rota não é necessário estar ondulação de 2 metros para a água estar a mais de 25ºC. Basta que durante a noite não faça nortada rija e que durante a tarde esteja brisa de sudoeste, daquela que dás ondulação de 0,5 a 1 metro, de sul ou de sudoeste. Já estive na Manta Rota e em Monte Gordo com ondulação de sudoeste e água a 26ºC.

Volto a avisar que a temperatura da bóia de Faro é diferente da temperatura da Praia da Manta Rota. A Manta Rota tem a água 1, 2 ou 3 graus acima da bóia de Faro, dado este confirmado por diversos mapas colocados neste fórum e por dados fornecidos por aqueles que medem a temperatura da água do mar na baía de Monte Gordo.

Eu diria que se a bóia em Faro marca 25ºC, na Praia da Manta Rota a água deve estar entre os 26 e os 28ºC.