Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
No Agroal a água é corrente.
Ali está completamente parada. Fui no dia 11 e 12, portanto, imediatamente a seguir aos dias em que a região superou os 40ºC.
A água devia estar entre os 24ºC no centro da albufeira e os 27ºC nas margens.
Acho que foi a água mais quente que apanhei em Portugal.

Há uma página que diz as temperaturas da água do mar.

-> Praias em directo

Segundo esse site, da Manta Rota a Monte Gordo, a água do mar está a 26,2ºC.

24,1ºC na Armona, 22,8ºC na praia de Faro.
Salema, mais fria, nos 19,3ºC

Costa Ocidental:

Moledo: 21,1ºC
Póvoa do Varzim: 21,7ºC
Canidelo: 22,0ºC
Furadouro: 21,8ºC
Pedrogão: 21,1ºC
Baleal: 20,8ºC
Santa Cruz: 19,9ºC
Praia Grande: 19,8ºC
Guincho: 21,4ºC
Fonte da Telha: 20,8ºC
Figueirinha (Setúbal): 24,1ºC
Melides: 21,3ºC
Porto Covo: 21,6ºC
Zambujeira do Mar: 19,8ºC
Arrifana: 20,1ºC

Nas fluviais, a praia do Carvoeiro, em Proença a Nova, está com 25,9ºC.
O Azibo, com 24,9ºC.

Isto, dados deste site, actualizado às 21h.

Acho os valores da temperatura da água muito elevados :huh:
Segundo o IPMA e o IH a temperatura anda nos 18-19ºC
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Segundo o semanário SOL a dita "Comichão" chega ao Algarve, Bivalves contaminados a Sul do Tejo e Autoridades não sabem explicar a situação, estes são uns dos títulos da 1ª página deste semanário que está amanhã nas bancas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acho os valores da temperatura da água muito elevados :huh:
Segundo o IPMA e o IH a temperatura anda nos 18-19ºC

A temperatura da água do mar é diferente da temperatura da água nas praias. Nas praias a água no verão é por norma mais quente que no mar. Além de que a amplitude diária é superior.
As temperaturas que constam no IPMA é para o alto mar, e não para as praias.

Hoje, por exemplo, segundo esse site, a temperatura da água na Fonte da Telha, variou entre os 20,0ºC às 7h e os 21,4ºC às 15h.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Apesar de poder concordar que as temperaturas na água podem variar muito na costa em relação ao mar acho esse site um pouco exagerado. Quando há muitas partículas na agua por norma à superfície está bastante mais quente que 1 ou 2 metros abaixo, quem faz mergulho em portugal ja deve ter notado isso. Assim sendo um termómetro na rebentação provavelmente marca mais que a uns metros da costa e com alguma profundidade. Quando as águas estão mais cristalinas e paradas muitas vezes a costa está mais fria que o mar. O problema deste método de medição é que entramos nas "ruemas e emas do mar" e nunca mais ninguém percebe que mares é que são mais quentes, assim como um mergulho rápido depressa mostra que a água não está assim tão quente por baixo das partículas como dava a acreditar.

Como exemplo posso dizer que já usei um termómetro de piscina em Porto Santo e passou dos 28 graus, Porto Santo não costuma ser tão quente como a Madeira e nesse dia davam para ai uns 25 na Madeira e 24 para Porto Santo (IPMA). Também posso dizer que cerca de 10-20 metros da costa o mar estava claramente mais frio (provavelmente os tais 24 graus).
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Apesar de poder concordar que as temperaturas na água podem variar muito na costa em relação ao mar acho esse site um pouco exagerado. Quando há muitas partículas na agua por norma à superfície está bastante mais quente que 1 ou 2 metros abaixo, quem faz mergulho em portugal ja deve ter notado isso. Assim sendo um termómetro na rebentação provavelmente marca mais que a uns metros da costa e com alguma profundidade. Quando as águas estão mais cristalinas e paradas muitas vezes a costa está mais fria que o mar. O problema deste método de medição é que entramos nas "ruemas e emas do mar" e nunca mais ninguém percebe que mares é que são mais quentes, assim como um mergulho rápido depressa mostra que a água não está assim tão quente por baixo das partículas como dava a acreditar.

Como exemplo posso dizer que já usei um termómetro de piscina em Porto Santo e passou dos 28 graus, Porto Santo não costuma ser tão quente como a Madeira e nesse dia davam para ai uns 25 na Madeira e 24 para Porto Santo (IPMA). Também posso dizer que cerca de 10-20 metros da costa o mar estava claramente mais frio (provavelmente os tais 24 graus).


Seria útil que houvesse em Portugal um sistema de temperatura da água do mar para praias como há em Espanha. Em Monte Gordo medir 26ºC na praia é algo muito frequente entre Junho e Setembro.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não digo que não mas depois teríamos que saber diferenciar tudo isto, dependendo da "poeira" na água e outros fenómenos, um termómetro a meio metro de profundidade poderá estar vários graus mais quente das águas a 2 metros ou mais. Assim sendo uma pessoa que quer nadar e sair um pouco da zona onde tem pé ou mesmo snorking/mergulho de apneia a pequena profundidade (por exemplo 5 metros) pode experienciar aquilo que eu costumo nas nossas águas nestas condições, uma quebra rápida da temperatura.

Apesar de tudo tenho a consciência que em muitas praias a água mais perto da costa ou a muito pouca profundidade pode apresentar valores mais elevados. Em zonas de água parada muitas vezes a temperatura está mais baixa que no mar. Por isso sim teria o seu uso, mas precisamos de saber como interpretar os dados para não dizermos que temos águas tão mornas como as caraíbas qualquer dia :P
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora particularmente na situação em que a água está mais turva em cima se mergulharmos nestas condições muitas vezes deparamo-nos com uma visibilidade bastante melhorada logo a 1 ou 2 metros, é precisamente nessa camada visível que separa a água turva da cristalina onde normalmente se sente logo a diferença de temperatura. Estas poeiras são normalmente naturais, resto de algas, areia levantada etc e não signinifica por si só que a praia esteja suja.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já agora particularmente na situação em que a água está mais turva em cima se mergulharmos nestas condições muitas vezes deparamo-nos com uma visibilidade bastante melhorada logo a 1 ou 2 metros, é precisamente nessa camada visível que separa a água turva da cristalina onde normalmente se sente logo a diferença de temperatura. Estas poeiras são normalmente naturais, resto de algas, areia levantada etc e não signinifica por si só que a praia esteja suja.

Não sei como os espanhóis lançam as temperaturas para as praias mas presumo que haja guidelines para isto.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Pois também não sei, mas assim como acho que as ruemas são úteis para caracterizar o nosso meio urbanístico também medições de temperaturas nas próprias praias poderiam ajudar-nos a perceber melhor o que se passa perto da costa.

Posso dar um exemplo que aconteceu há cerca de 2 semanas. Estava na praia de Leça e a bóia de Leixões marcava cerca de 17,5. Normalmente quando a água está a essa temperatura os ossos dos meus pés doem sempre no inicio, nesse dia quando fui para a praia não senti nada. A água estava muito mais quentinha. A situação inversa já me aconteceu também na praia da Foz com maré vasa e águas muito paradas, onde era suposto não estar a gelar mas estava bastante mais fria do que o esperado.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Segundo o semanário SOL a dita "Comichão" chega ao Algarve, Bivalves contaminados a Sul do Tejo e Autoridades não sabem explicar a situação, estes são uns dos títulos da 1ª página deste semanário que está amanhã nas bancas.

Hoje tive na praia da Comporta e reparei que estava cheia mas cheia de algas e caranguejos mortos..Não sei o que se passa com as águas da nossa costa :huh:
Já agora em relação às temperaturas da água do mar, não sei como o fazem para medir, mas hoje reparei na estação da Comporta e tá toda destruida e com falta de manutenção..Não sei mesmo em que se vão basear para meter dados no tal site..
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois também não sei, mas assim como acho que as ruemas são úteis para caracterizar o nosso meio urbanístico também medições de temperaturas nas próprias praias poderiam ajudar-nos a perceber melhor o que se passa perto da costa.

Posso dar um exemplo que aconteceu há cerca de 2 semanas. Estava na praia de Leça e a bóia de Leixões marcava cerca de 17,5. Normalmente quando a água está a essa temperatura os ossos dos meus pés doem sempre no inicio, nesse dia quando fui para a praia não senti nada. A água estava muito mais quentinha. A situação inversa já me aconteceu também na praia da Foz com maré vasa e águas muito paradas, onde era suposto não estar a gelar mas estava bastante mais fria do que o esperado.



Se há guidelines para medir a temperatura da água do mar então as concessões de praias poderiam fazer isso e enviar os dados para o IPMA, hoje em dia com as novas tecnologias é simples e é algo que não implica muitos custos acrescidos.


EDIT:

À pouca a bóia de Faro estava a 24.5ºC.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
wux8.jpg


A temperatura do mar no inico de Julho andou mesmo um caldinho na costa alentejana, chegou mesmo aos 23ºC :D
Gráfico da Bóia de Sines :)
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
quando a nortada nao aparece, normalmente a temperatura de agua sobe, mas pelos vistos pra semana volta a nortada volta em força, e a agua volta as temperatures mais normais.