Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bóia de Faro a 21.7ºC.

Com o vento e ondulação de Sudoeste a temperatura deverá andar em torno dos 20ºC no barlavento, 21/22ºC no centro da costa e 22/23ºC no sotavento.

Se virar a sueste voltará a subir.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A previsão pelo site da AEMET que partilhaste sugere hoje 22 e amanha 24:)

O continente não está nada mau para a época.

Os Açores estão a aquecer muito na parte ocidental.

A Madeira está quentinha após uns dias mais esquesitos para a época.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A previsão pelo site da AEMET que partilhaste sugere hoje 22 e amanha 24:)

O continente não está nada mau para a época.

Os Açores estão a aquecer muito na parte ocidental.

A Madeira está quentinha após uns dias mais esquesitos para a época.

Com a brisa de sudoeste e a ondulação de sudoeste, que é a situação mais comum durante o Verão, a temperatura da água do mar costuma andar dentro da média na costa algarvia. A média é de 20ºC para Praia da Rocha, 21/22ºC para o Cabo de Santa Maria e 23ºC para o sotavento.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
AVISO ÁGUAS BALNEARES : A Câmara Municipal de Cascais dá a conhecer a última nota de imprensa da Agência Portuguesa do Ambiente sobre os casos registados em várias praias da àrea metropolitana de Lisboa, entre as quais Carcavelos.

"Aplicação de medidas de caracter preventivo à prática de banhos na Área Metropolitana de Lisboa.
Na sequência de relatos pontuais de comichão na pele, por parte de banhistas, após contacto com a água do mar nas praias de Santo Amaro de Oeiras e São João da Caparica, que indiciam podermos estar perante casos semelhantes aos registados nas praias de Carcavelos e da Torre, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mantém para amanhã, 15 de Julho, as medidas preventivas adoptadas para as praias da área Metropolitana de Lisboa. Assim, é desaconselhada a prática de banhos nas quatro praias mencionadas, especialmente por parte de crianças e pessoas com maior sensibilidade, devendo ser consultados os nadadores-salvadores, nas restantes praias, em particular para comunicação de eventuais novas ocorrências.
Estas restrições têm um carácter preventivo, prevendo-se para breve a normalização da situação, que está a ser monitorizada de forma permanente e articulada entre a APA, Autarquias e Autoridade Marítima.
As entidades encarregues de efectuar as respectivas análises laboratoriais, APA, Instituto do Mar e da Atmosfera e SANEST, Empresa Intermunicipal de Saneamento da Costa do Estoril, estimam poder disponibilizar ao longo do dia de amanhã, 15 de Julho, resultados que permitam aferir a origem destas ocorrências."
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agência do Ambiente levantou interdição em cinco praias da Grande Lisboa, mas continua sem saber o que causou as reacções alérgicas


Não foi a concentração de micro-algas na água do mar a causar as reacções alérgicas a dezenas de banhistas nas praias de Carcavelos, da Torre e de Santo Amaro, na Linha de Cascais, e do CDS e São João, na Costa da Caparica, em Almada. Mas a incerteza mantém-se: a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ainda não sabe o que provocou as queixas de comichão e vermelhidão na pele registadas ao longo dos últimos seis dias. Ontem foram registados mais 18 casos na Costa da Caparica.

A mensagem da APA foi esclarecedora. "Não conseguimos detectar uma relação causal entre as microalgas e as situações de irritação cutânea verificadas", assegurou ontem, em conferência de imprensa, Nuno Lacasta, presidente da APA. Daí as "autoridades" concluírem "que se justifica o levantamento da recomendação" para a população não ir a banhos nas praias onde até agora se registaram as queixas. "Não há contaminação das águas da Grande Lisboa", garantiu.

As "dezenas de casos" de alergia - cerca de 50 registados nas praias da Linha de Cascais e dois na Costa da Caparica, desde dia 10 - são um número "insuficiente para manter a interdição", defendeu o presidente da APA. A concentração de micro-algas, explicou, deveu-se ao "calor intenso" que afectou Portugal nas últimas semanas e, "nesta zona da costa, sujeita a ventos de noroeste", fez com que os sedimentos fossem arrastados de águas profundas para a superfície do mar - um fenómeno denominado upwelling.

A prática de banhos nas cinco praias em causa "poderá ser retomada", embora, acautelou Nuno Lacasta, "ao abrigo de medidas de prevenção" como a lavagem com água doce após o contacto com a água do mar, sobretudo em "crianças e populações com maior propensão a alergias".

Mas o problema mantém-se. Face às queixas registadas ontem nas praias de São João e do CDS, na Costa da Caparica, Nuno Lacasta admitiu a "migração para Sul de um fenómeno que não se sabe exactamente o que é". O dirigente informou, contudo, que "nada mais" foi detectado nas amostras de água recolhidas "para além dos microrganismos, que não têm relação causal" com as queixas de prurido. Resumindo: alguma coisa tem provocado as alergias, só não se descobriu o quê.

O dirigente não quis "especular" acerca da possível causa das dezenas de casos de reacções alérgicas registadas pelas autoridades. "A qualidade das águas balneares da Grande Lisboa mantém-se excelente e as bandeiras azuis continuam, e bem, içadas", referiu.

A APA tem coordenado e regulado a recolha de amostras de água do mar e subsequentes análises químicas, em conjunto com as Capitanias dos Portos de Lisboa e Cascais, a Sanest (empresa de saneamento da Costa do Estoril) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Cada amostra demora normalmente dois dias a ser analisada, revelou ainda Nuno Lacasta.

A recolha de amostras e o "processo de monitorização" vão prosseguir, a par das notas de informação diárias à população. Nuno Lacasta não quis estimar o tempo necessário até à descoberta da causa das queixas dos banhistas.

Isto vai para aqui um imbróglio...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Cenário actual da costa de Cascais/ Estoril, praia do Tamariz no horizonte. :cool:

cqou.jpg


Fonte: Facebook
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Banhos voltam a ser desaconselhados nas praias do Sul do Tejo


O registo de quase 80 casos de irritação cutânea nas praias da zona da Costa de Caparica na quarta-feira fez com que as autoridades desaconselhassem, esta quinta-feira, os banhos de mar a toda a população na margem sul do Tejo.

De acordo com o comandante Cruz Gomes, da Capitania de Lisboa, na quarta-feira registaram-se 70 casos nas praias a sul da Costa de Caparica e Fonte da Telha e oito casos em São João da Caparica.

Estas pessoas apresentaram, segundo Cruz Gomes, sintomas idênticos aos registados na semana passada na praia de Carcavelos, onde os banhos chegaram a estar interditados: «comichões e pele um pouco vermelha, mas que rapidamente desaparece com lavagem com água doce».

A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselhou hoje os banhos a toda a população na margem sul do Tejo, recomendando também a adultos com maior fundo alérgico e crianças que não entrem no mar em São Pedro do Estoril, onde na quarta-feira se registaram 12 casos.

A mesma recomendação foi feita, de acordo com o comandante Cruz Gomes, pelo delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo.

«Na margem norte, a única praia com limitações, e mais para os grupos vulneráveis, de fundo alérgico e também as crianças, é a de São Pedro do Estoril. Quanto à margem sul, são todas as praias, desde a Cova do Vapor até ao Cabo Espichel. Aí é desaconselhado o banho a todos os banhistas», afirmou o comandante em declarações à Lusa.

O aviso abrange as praias de São João da Caparica, Costa da Caparica, Fonte da Telha, Lagoa de Albufeira e Meco.

Perto das praias da Lagoa de Albufeira e do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, inicia-se esta quinta-feira o festival Super Bock Super Rock (SBSR), onde são esperadas cerca de 30 mil pessoas por dia.

Durante o dia de hoje, a Polícia Marítima irá «ter especial cuidado em fazer a divulgação do desaconselhamento [dos banhos de mar]».

«Esta situação hoje mais restritiva, pelo menos na margem sul, resultou do elevado número de casos que se registaram ontem [quarta-feira] durante o dia numa grande percentagem das praias da Costa da Caparica e da Fonte da Telha», reforçou o comandante.

Nos casos registados na semana passada nas praias da linha de Cascais, os resultados laboratoriais mostraram que havia «uma concentração de microalgas que aumentou, mas estavam mortas».

Na segunda-feira, a Agência Portuguesa de Ambiente (APA), decidiu levantar a interdição de banhos por não ter estabelecido uma relação causal entre as situações de comichão relatadas por várias pessoas e a presença de microalgas nas águas.

2013-07-18 08:40

Um video sobre a mesma noticia
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...praias-da-margem-sul-e-em-s.-pedro-do-estoril
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Banhos voltam a ser desaconselhados nas praias do Sul do Tejo

Ontem não dei conta de nada. E estive muito tempo na água.
Mas hoje senti uma espécie de ardor nos braços e nas pernas, e quando saí tinha uma mancha vermelha no braço direito.
Pus protector, e a mancha rapidamente desapareceu.

Ontem o mar estava completamente flat e com uma temperatura sensacional. (Para quê ir ao Algarve? :p)

Hoje, a mesma coisa. Embora fora de água, houvesse um brisa algo fresca, de oeste.

Ontem bandeiras verdes em toda a Costa. Hoje tudo amarelo. Não devido à ondulação, mas à "dita praga".
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
A semana passada estive 2 dias na albufeira de Castelo de Bode. Nunca tinha ido a banhos naquela albufeira. Fiquei absolutamente fã.
A água estava um caldinho. Deu para fazer uma série de actividades dentro de água. Awesome! Recomendo! ;)

Semtiacutetulo4_zpsb7dcfc11.jpg


Semtiacutetulo3_zps5ca9eb60.jpg


Semtiacutetulo2_zpsf7847e71.jpg


Zezere_zps35d03d3d.jpg

Seria curioso saber a temperatura da água ai mas sei que no agroal a água ronda os 17 o que obviamente é um gelo:cold:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Seria curioso saber a temperatura da água ai mas sei que no agroal a água ronda os 17 o que obviamente é um gelo:cold:

No Agroal a água é corrente.
Ali está completamente parada. Fui no dia 11 e 12, portanto, imediatamente a seguir aos dias em que a região superou os 40ºC.
A água devia estar entre os 24ºC no centro da albufeira e os 27ºC nas margens.
Acho que foi a água mais quente que apanhei em Portugal.

Há uma página que diz as temperaturas da água do mar.

-> Praias em directo

Segundo esse site, da Manta Rota a Monte Gordo, a água do mar está a 26,2ºC.

24,1ºC na Armona, 22,8ºC na praia de Faro.
Salema, mais fria, nos 19,3ºC

Costa Ocidental:

Moledo: 21,1ºC
Póvoa do Varzim: 21,7ºC
Canidelo: 22,0ºC
Furadouro: 21,8ºC
Pedrogão: 21,1ºC
Baleal: 20,8ºC
Santa Cruz: 19,9ºC
Praia Grande: 19,8ºC
Guincho: 21,4ºC
Fonte da Telha: 20,8ºC
Figueirinha (Setúbal): 24,1ºC
Melides: 21,3ºC
Porto Covo: 21,6ºC
Zambujeira do Mar: 19,8ºC
Arrifana: 20,1ºC

Nas fluviais, a praia do Carvoeiro, em Proença a Nova, está com 25,9ºC.
O Azibo, com 24,9ºC.

Isto, dados deste site, actualizado às 21h.