Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Algarve (Quarteira): a temperatura da água do mar tem estado bem agradável este ano, mais quente que em anos anteriores; ontem a ondulação estava demasiado forte mas hoje diminuiu. Ontem houve vento a partir das 16h00 mas hoje já não houve tanto vento.

Noto também uma grande diminuição de pessoas na praia (uma redução superior a 50 % comparada com anos anteriores).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nem só de praias do litoral vive o Verão, umas fotos de Rio Caldo (Caniçada), anteontem.
A temperatura da água era de uns 20/22ºC, bem melhor que os actuais 16º da costa mais próxima.

FkS1tYh.jpg


zQUL7IM.jpg


djNTipi.jpg
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
algum algarviuo sabe me dizer se com a entrada de ondulaçao de sueste, a temperatura da agua do mar sobe rapidamente ou demora vários dias?

Não sou algarvio, mas diria que estando já água quente relativamente instalada na zona (é o caso), no Sotavento já não deve haver muito para subir, pelo menos perto da fronteira lá para a zona de Monte Gordo, e no Barlavento deve subir bastante rápido assim que quebra a Nortada. Neste momento a água nessa zona mais a Oeste está bastante fresca ainda, a diferença entre Sagres e Manta Rota deve ser à vontade uns 5/6º, mas penso que rapidamente se esbaterá, visto ser essencialmente apenas junto à costa que a água está mais fria.

Aliás, deve ser tão estreita apenas junto à costa essa faixa de água mais fria no Barlavento, que nem se nota nos modelos numéricos, apenas em medições mesmo de bóias nas praias como as disponíveis pela fundação vodafone.




http://praiaemdirecto.com:8080/beac...main.html?zoom=10&lat=38.571303&lon=-9.195772



Quando a água quente não está ainda instalada ao largo, claro mesmo sem Nortada demora ainda uns bons dias a aquecer, com fluxo de água mais quente vinda do lado do Mediterrâneo.

Na verdade, como está agora, mais do que a água em si aquecer, ou do que chegar água mais quente, o essencial é ser quebrada a Nortada, para deixar de haver subida de água fria junto à costa. Portanto, não é tanto a água a aquecer, mas mais o fornecimento de água fria à superfície a ser cortado.
Isso sim é relativamente rápido, tal como o oposto, "quando ligam o botão da Nortada".
:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Mais um dia de bandeira amarela nas praias do Algarve. Esta tarde, fui a banhos à praia do Retur e deixei o carro na urbanização, nunca tinha deixado o carro tão longe da praia e vou aquela praia há muitos anos. A água estava óptima, até andava uns peixinhos bem junto à costa prai uns 10 metros depois de entrar na água. O tema da praia era quantos litros de água bebeste :lmao:, eu bebi uns quantos litrinhos passou uma ondinha mais violenta por cima de mim que meti água por todo o lado. :lmao: ondas marafadas :angry: Não fosse a suestada e era uma categoria. :rolleyes: :D Agora com suestada, todos bebem água e água estava salgada :D
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
No dia 10 de tarde e já com bandeira verde, eram visíveis grandes cardumes de grandes peixes como nunca tinha visto na região.

Ontem, dia 11, caminhada desde Manta Rota até Monte Gordo e regresso, bandeira amarela apenas na praia do cabeço (verde em Manta Rota, Lota, Altura, Praia Verde e Monte Gordo).

A partir de hoje a ondulação deverá acalmar e a temperatura talvez desça ligeiramente, visto que vai regressar a nortada.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
No dia 10 de tarde e já com bandeira verde, eram visíveis grandes cardumes de grandes peixes como nunca tinha visto na região.

Ontem, dia 11, caminhada desde Manta Rota até Monte Gordo e regresso, bandeira amarela apenas na praia do cabeço (verde em Manta Rota, Lota, Altura, Praia Verde e Monte Gordo).

A partir de hoje a ondulação deverá acalmar e a temperatura talvez desça ligeiramente, visto que vai regressar a nortada.

É preciso ter sorte, com tantas praias ao pé, só a minha é que tinha bandeira amarela. :angry: :lmao:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mais um dia de bandeira amarela nas praias do Algarve. Esta tarde, fui a banhos à praia do Retur e deixei o carro na urbanização, nunca tinha deixado o carro tão longe da praia e vou aquela praia há muitos anos. A água estava óptima, até andava uns peixinhos bem junto à costa prai uns 10 metros depois de entrar na água. O tema da praia era quantos litros de água bebeste :lmao:, eu bebi uns quantos litrinhos passou uma ondinha mais violenta por cima de mim que meti água por todo o lado. :lmao: ondas marafadas :angry: Não fosse a suestada e era uma categoria. :rolleyes: :D Agora com suestada, todos bebem água e água estava salgada :D

Na Praia Verde costuma haver mais estacionamento e se souberes podes deixar na Aldeia Nova junto à mata e depois atravessar o pinhal até à praia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Na Praia Verde costuma haver mais estacionamento e se souberes podes deixar na Aldeia Nova junto à mata e depois atravessar o pinhal até à praia.

A Praia Verde tem muito mais estacionamento, o pior é mesmo entrar depois na EN 125 que é um caos, ontem estava uma fila jeitosa para sair de lá. Fizeram tantas rotundas e ali nem uma, aquela que costumo ir tem a rotunda que fizeram é uma beleza para entrar na EN 125. antigamente sem a rotunda às vezes desesperava e outras vezes sem pachorra ia lá à frente dar a volta na rotunda para Monte Gordo. :D Aquele troço da EN 125 desde da ponte depois do cruzamento para Cacela Velha até às Hortas está péssimo aquilo sim precisa de obras urgentemente.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A Praia Verde tem muito mais estacionamento, o pior é mesmo entrar depois na EN 125 que é um caos, ontem estava uma fila jeitosa para sair de lá. Fizeram tantas rotundas e ali nem uma, aquela que costumo ir tem a rotunda que fizeram é uma beleza para entrar na EN 125. antigamente sem a rotunda às vezes desesperava e outras vezes sem pachorra ia lá à frente dar a volta na rotunda para Monte Gordo. :D Aquele troço da EN 125 desde da ponte depois do cruzamento para Cacela Velha até às Hortas está péssimo aquilo sim precisa de obras urgentemente.

Por vezes para sair de lá tenho de virar à direita e fazer a volta na rotunda da Aldeia Nova.

Desisti da Retur o ano passado, não tinha lugar.

A Praia Verde este ano tem tido boas paisagens, andam por lá umas moças estrangeiras jeitosas.

A Manta Rota tem sempre lugar mas uma tarde inteira naquele estacionamento fica por mais de 2 euros. Todas as tardes ao final do mês...