Costa Ocidental: tudo para casa mais cedo esta tarde... 
CopyRight Eumetsat 2015

CopyRight Eumetsat 2015
Bem, parece que alguns iluminados tiveram a infeliz ideia de colocar 140 mil metros cubicos de areia na praia de Dona Ana, Lagos...no próximo inverno, o mar encarregar-se-á de colocar o fundo rochoso como sempre foi. Recorde-se que esta praia já foi eleita inumeras vezes como uma das prais mais belas do mundo. Para quem gosta de fazer snorkeling, por exemplo, qual é o interesse que a praia tem, agora? Fundo rochoso sempre tinha muito mais vida.
as obras são necessárias... a praia da rocha é também ela artificial, não existia nos anos 40. Hoje garante milhões de euros de receitas ao estado e aos privados.
o fundo rochoso continua no nesmo sítio... só que 100 metros mais adiante.
Muito provavelmente no próximo outono/inverno desaparece tudo, por alguma razão natural a areia não estava lá. A areia da Praia da Rocha mantém-se devido ao molhe. Se a areia da Dona Ana desaparecer vão começar logo a pensar que é necessário um molhe algures para cortar as correntes e aguentar a carga de areia artificial. No seguimento disto virá uma pressão urbanística semelhante à que ocorreu na Rocha. Tudo ficará descaracterizado.
Leia-se este estudo sobre a Praia da Rocha:
http://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci-317_Freitas.pdf
A vida marinha na zona coberta de areia morre toda. A área de zona entre marés diminuiu. Fazer isto sem compreender o impacto ambiental que acarreta é criminoso.
infelizmente o comportamento das pessoas não é o melhor. Aproveitando a sombra que a rocha na parte central da praia proporciona, deitam-se junto dela.
Deixo aqui algumas fotos tiradas nos ultimos dias em praias algarvias.
O habitual...
excelentes fotos! A última foto mostra exactamente aquilo que os turistas procuram. Se encherem aquilo de areia, eles não voltam cá mais. Praias enormes a abarrotar de veraneantes é o que não falta em muitos sítios, mas pequenas praias mais intimistas e em estado natural, com águas de belas cores e sem uma avalanche de pessoas, viaturas, comércio, restauração, poluição, essas é que aprecem nos roteiros turísticos e são valorizadas.
Mesmo com o aviso de falésia instável. Claro que o aviso também é discreto, oficialmente não se quer afugentar os turistas e veraneantes vedando e alertando activamente para o perigo, o dinheiro que eles trazem é muito mais importante que as vidas deles.
Quanto aos avisos, eles estão espalhados por todo o lado (excelente trabalho da proteccao civil de Lagoa) não é por ser maior que as pessoas o vão respeitar, basicamente parte da consciência de cada um...
Mapa das praias:Não sei o nome desta, não tinha acesso.
Ficava exactamente a norte da Nossa Senhora da Rocha.
![]()
Uma Correcção ao post do jonas_87 de 17 de julho...
A primeira fotografia refere-se efectivamente à praia de Nossa Senhora da Rocha (dos pescadores como também é conhecida).
As 2ª, 3ª e 4ª referem-se à praia nova, mesmo a oeste da Senhora da Rocha - visível a capela na 3ª foto, passando-se da praia da Senhora da rocha para a praia nova por um túnel com cerca de 100 metros - interessante para quem tiver "medo"...
Quanto à praia da 5ª foto, até ao ano passado apenas tinha acesso difícil por terra. Agora passa-se pelo areal da praia nova - fica a oeste desta e vê-se ao fundo ainda sem areal nesta imagem que eu captei em setembro de 2014 e chama-se praia do barranco:
![]()
Este areal que "ganhou" foi-o apenas por acção das marés que para lá levaram a areia adicionada à praia nova (como eu antevia durante a reposição das areais - foram assim as minhas férias no ano passado, ao lado das "belas máquinas"!)
Mapa das praias:
![]()