Seguimento Marítimo 2015 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Penso que a protecção civil fez o que podia, mas porque não são colocadas barreiras físicas para impedir a aproximação às falésias? Como existem no Guincho, por exemplo, para impedir o acesso às dunas, aquelas cercas típicas que até são fotogénicas. Não há mesmo vontade de o fazer. E se as barreiras fossem transpostas haveria uma intervenção de um agente da autoridade ou vigilante. Mas nada.

Vi muitas protecções em madeira e a uma boa distância das arribas, não vejo o mesmo no nosso concelho em certos locais.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vi muitas protecções em madeira e a uma boa distância das arribas, não vejo o mesmo no nosso concelho em certos locais.

Referia-me à foto em particular. Em outras praias do Algarve não sabia que já existiam, não vou lá há mais de dez anos. A praia da Adraga e a praia Grande, por exemplo, deviam ter protecções dessas também. Entre a Adraga e o Abano são consideradas praias selvagens, não têm e devem continuar a não ter, para manter o seu estatuto de conservação natural, nem acessos nem outras intervenções artificiais. São visitadas sob inteira responsabilidade dos próprios visitantes. Do Abano a Carcavelos não sei se já foram referenciados pontos sensíveis, onde haja perigo de derrocadas. Tenho uma ideia de ter acontecido algo na zona da Guia.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Referia-me à foto em particular. Em outras praias do Algarve não sabia que já existiam, não vou lá há mais de dez anos. A praia da Adraga e a praia Grande, por exemplo, deviam ter protecções dessas também. Entra a Adraga e o Abano são consideradas praias selvagens, não têm e devem continuar a não ter, para manter o seu estatuto de conservação natural, nem acessos nem outras intervenções artificiais. São visitadas sob inteira responsabilidade dos próprios visitantes. Do Abano a Carcavelos não sei se já foram referenciados pontos sensíveis, onde haja perigo de derrocadas. Tenho uma ideia de ter acontecido algo na zona da Guia.

Depois da tragédia de 2009 na praia da Maria Luisa no Algarve, fez-se um levantamento nacional, enfim faz lembrar a queda da ponte do Entre-os-Rios, só assim é que se mexem...prevenção 0.
___
Sei de três sitios, praia de São Pedro do Estoril à direita, praia da Bafureira e praia da Rainha.
Sim na zona da Guia ate que é problemático, por exemplo no Mexelhoeiro.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Praia da Ilha de Pessegueiro - Porto Covo
Hoje de manhã :)

DSC01060.jpg


DSC01061.jpg


Praia de S.torpes ( parte sul )
A água estava nos 19ºC segundo as informações do Hidrográfico mas achei mais quente devido à proximidade da Central Termoeléctrica, aqui é sempre um factor a ter em conta :D

DSC01077.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Praia da Ilha de Pessegueiro - Porto Covo
Hoje de manhã :)

:thumbsup: muito bonitas as fotos! Ondulação curiosamente fraca.

O aumento de temperatura da água, a 30m do ponto de descarga no oceano, medido em 2013, é cerca de 3ºC. O local da foto que inseriste situa-se a cerca de 1 Km do descarregador. Pelo aspecto das correntes nesta imagem de Maio de 2013 do Google, essa zona ainda recebe as águas directamente da descarga, daí o aumento de temperatura sentido relativamente à prevista.

KVgLN30.jpg


7MxB9UQ.jpg


a1IQXQ1.jpg


BicB5ut.jpg


MySTPB6.jpg


ojjiaaI.jpg


Fontes:

http://www.a-nossa-energia.edp.pt/pdf/desempenho_ambiental/da_76_2010_cen_term.pdf

http://www.apambiente.pt/_zdata/Instrumentos/GestaoAmbiental/EMAS/DA/99/13.pdf
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Praia de S.torpes ( parte sul )
A água estava nos 19ºC segundo as informações do Hidrográfico mas achei mais quente devido à proximidade da Central Termoeléctrica, aqui é sempre um factor a ter em conta :D

DSC01077.jpg

Ha muito tempo que oiço falar que na praia de Sao Torpes na zona da central termoelectrica agua ronda os 26ºC, o que sempre me causou alguma curiosidade, como será a vida marinha na zona?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ha muito tempo que oiço falar que na praia de Sao Torpes na zona da central termoelectrica agua ronda os 26ºC, o que sempre me causou alguma curiosidade, como será a vida marinha na zona?

Numa visita de estudo, à referida central há uns 5 anos atrás, quando andava na UALG, os responsáveis pela central, falavam de 24ºC a 27ºC no Verão, bem mais quente do que no Algarve e que muita gente desconhece. :rolleyes:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ha muito tempo que oiço falar que na praia de Sao Torpes na zona da central termoelectrica agua ronda os 26ºC, o que sempre me causou alguma curiosidade, como será a vida marinha na zona?

Penso que a resposta mais simples, na minha opinião e dentro dos meus poucos conhecimentos de biologia marinha, é... não "será"! Para uma região em que a vida marinha está habituada a certas temperaturas, uma subida de vários graus como esta mata ou afasta uma grande parte das espécies autóctones. Poder-se-ia pensar o contrário, mas para isso era preciso que espécies de águas "tropicais" emigrassem até àquele preciso local. Já sem falar que a emissão das águas quentes do arrefecimento da central não é constante.
 
  • Gosto
Reactions: Brunomc e jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Numa visita de estudo, à referida central há uns 5 anos atrás, quando andava na UALG, os responsáveis pela central, falavam de 24ºC a 27ºC no Verão, bem mais quente do que no Algarve e que muita gente desconhece. :rolleyes:

Sim, o máximo que alguma vez experimentei no sotavento foi 26ºC e era uma sopa de algas e alforrecas trazidas pelo sueste típico. Só raramente havia água quente e límpida, mas também apanhei, 24º-25ºC e azulinha que parecia uma piscina.

No relatório de 2013, são indicados aqueles 3ºC de aumento médio dos vários níveis, isso quer dizer que haverá níveis em que o aumento é maior, talvez à superfície, o que no verão pode levar a água de 20-21ºC normais para esses valores.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Numa visita de estudo, à referida central há uns 5 anos atrás, quando andava na UALG, os responsáveis pela central, falavam de 24ºC a 27ºC no Verão, bem mais quente do que no Algarve e que muita gente desconhece. :rolleyes:

Ha uns 10 anos atrás, coicidiu uma ida de férias a Manta Rota, e apanhei a agua a 24/25ºC, dificilmente em Portugal conseguirei apanhar os 27ºC que apanhei na costa NE da Sardenha, até o corpo saia bem morno da água. :hehe:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ha muito tempo que oiço falar que na praia de Sao Torpes na zona da central termoelectrica agua ronda os 26ºC, o que sempre me causou alguma curiosidade, como será a vida marinha na zona?

Dentro daqueles dois canais e imediatamente após as redes há centenas, para não falar de milhares, de taínhas de boca aberta.

Do lado da praia, e junto às rochas que compõem o canal, a água é quente, tipo termas.
À medida que nos afastamos das rochas, a temperatura da água desce exponencialmente.
No meio da praia já não se sente grande diferença de temperatura.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dentro daqueles dois canais e imediatamente após as redes há centenas, para não falar de milhares, de taínhas de boca aberta.

Do lado da praia, e junto às rochas que compõem o canal, a água é quente, tipo termas.
À medida que nos afastamos das rochas, a temperatura da água desce exponencialmente.
No meio da praia já não se sente grande diferença de temperatura.

Interessante, tainhas, pois claro, "peixe da guerra" vai lá vai, aguenta tudo. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic