Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



SMOL25

Cirrus
Registo
15 Jul 2012
Mensagens
19
Local
Torres Novas
E até quando dura o levante?

Apesar de ser não ser entendido na matéria este ano tenho assistido a comportamentos estranhos do tempo no Algarve: ondulação forte a uma brisa sempre fresca e noites "pouco" quentes.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
E até quando dura o levante?

Apesar de ser não ser entendido na matéria este ano tenho assistido a comportamentos estranhos do tempo no Algarve: ondulação forte a uma brisa sempre fresca e noites "pouco" quentes.

Típico de levante... Não é um comportamento estranho.

Vento do quadrante Sul/Este, o que traz as típicas águas quentes e agitadas, e brisa vinda do mar, mais fresca e húmida do que se estivéssemos num panorama de nortada, onde o vento seria quente e a água mais fria, vinda do Atlântico.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

SMOL25

Cirrus
Registo
15 Jul 2012
Mensagens
19
Local
Torres Novas
Típico de levante... Não é um comportamento estranho.

Vento do quadrante Sul/Este, o que traz as típicas águas quentes e agitadas, e brisa vinda do mar, mais fresca e húmida do que se estivéssemos num panorama de nortada, onde o vento seria quente e a água mais fria, vinda do Atlântico.
Obrigado. Venho à muitos anos para esta zona de Altura/Montegordo e nunca tinha visto disto.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Obrigado. Venho à muitos anos para esta zona de Altura/Montegordo e nunca tinha visto disto.

Estou por Manta Rota, e venho para cá há 20 anos (desde os meus 7 meses), e apesar de só ter memória alguns anos depois, não me lembro de apanhar um estado do tempo e estado do mar tão bom durante 15 dias (e certamente que antes de chegar já assim estava, e assim continuará quando regressar a Lisboa).

Água sempre superior a 24ºC (creio que em alguns dias atingiu mesmo os 27ºC), com umas ondas de levante a dar um pouco de emoção, em contraste com o habitual mar-chão e menos quente dos últimos anos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Dia excelente na praia de Santa Cruz: ondulação inferior a 1 metro; temperatura da água do mar: 17,4 *C. Vento moderado de Norte.
Vista para norte:
uz2b4Dg.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Estou por Manta Rota, e venho para cá há 20 anos (desde os meus 7 meses), e apesar de só ter memória alguns anos depois, não me lembro de apanhar um estado do tempo e estado do mar tão bom durante 15 dias (e certamente que antes de chegar já assim estava, e assim continuará quando regressar a Lisboa).

Água sempre superior a 24ºC (creio que em alguns dias atingiu mesmo os 27ºC), com umas ondas de levante a dar um pouco de emoção, em contraste com o habitual mar-chão e menos quente dos últimos anos.
Boa tarde.

Manta Rota... Ainda estou para ir aí. :)
No ano passado estive aí 10 dias, sempre com muito calor, dia e noite, 25-37°C quase sempre.
A água do mar entre 22-24°C ( acho que baixou num dos dias para os 20°C) estava no ponto, quente qb.
Oxalá se mantenha assim..

Felizmente temos este ano a água do mar mais quente que o habitual - excepção feita ao Litoral Norte, claro! Aqui, salvo um ou outro dia, anda fresca.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
E até quando dura o levante?

Apesar de ser não ser entendido na matéria este ano tenho assistido a comportamentos estranhos do tempo no Algarve: ondulação forte a uma brisa sempre fresca e noites "pouco" quentes.

noites pouco quentes???? :D quase 50 noites tropicais!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
saí eu de Faro e vim pra costa vicentina a ver se conseguia dormir e chego aqui é um bafo igual ao lá de baixo... dias de praia sem vento e água quente.
Isto está ao nível de 2010.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
boas Sábado dia de praia em São Martinho do Porto até que o vento deixou na parte da tarde mudança de praia para o Baleal e que bem se lá estava a água estava um mimo:D.
Hoje dia de praia em São Martinho do Porto em que o sol só apareceu quase ao meio dia e a tarde esteve bastante agradável pena a água estar um pouco fria:cold:.
 
  • Gosto
Reactions: Fall9