Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
28ºC e trovoadas? não vejo isso como Inverno, mas sim como as trovoadas tipicas desta altura do ano, de qualquer modo ainda falta 1 semana muita coisa ainda pode mudar


28 graus no inverno não deve ser o inverno português,com certeza. :D

E, além do mais, toda a gente sabe que depressões de origem térmica são mais comuns em Dezembro e Janeiro. :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há modelos a preverem chuva para o fim do mês de Junho e algo significativa, bem me parecia que o inverno ainda não tinha acabado!!

O Inverno já acabou há muito tempo, mal de nós se passado o meio do mês de Junho ainda estivéssemos no Inverno.. ou com tempo típico/característico de Inverno.. :confused:

E sim, no Verão ( que no calendário começa no próximo dia 20/06 ) também costuma chover.. :rain: por vezes temos algumas frentes/depressões a afectar em especial o Norte ( como aconteceu recentemente), e outras vezes situações propícias à convecção com aguaceiros e trovoadas, as chamadas" trovoadas de Verão" em que o calor ( embora não seja o único factor ) desempenha um papel decisivo na sua formação, as trovoadas gostam de calor.. :trovao:
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Rui Pedro e essa cut-off calha na altura da lua nova de julho, dia 4?

A suposta cut-off iria calhar na altura da lua cheia. Mas ainda é muito incerto se vai acontecer ou não.

Há modelos a preverem chuva para o fim do mês de Junho e algo significativa, bem me parecia que o inverno ainda não tinha acabado!!

Neste comentário revelas conhecer pouco o clima do resto da Europa, ou mesmo de Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Caros membros deste fórum, vá lá não me atirem mais pedras, foi apenas uma ironia que mencionei ao dizer que bem me parecia que o inverno ainda não tinha acabado! Nunca ironizaram algo?? É claro que chove nas 4 estações, sabemos todos que mais no inverno e menos no verão, o facto de introduzir esta ironia é por associarmos a chuva ao inverno e sol/tempo quente ao verão, é claro que o inverso acontece. Numa das saídas, o meteociel estava a prever 24 mm de precipitação para a minha região do alentejo e temperaturas de 25ºC na última semana de Junho, vamos acompanhando as previsões dos modelos sobre esta cut off para ver a evolução.

Rui Pedro, alguns modelos que consultei estariam a prever a cut off a partir dos dias 26 ou 27, altura do quarto minguante. A Lua Cheia tem inicio já esta 2ª feira, dia 20, e nesta semana que vai entrar não há previsão de qualquer instabilidade para o Sul, já para o Norte não sei, apenas consulto para a minha região.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
A suposta cut-off iria calhar na altura da lua cheia. Mas ainda é muito incerto se vai acontecer ou não.

Lua Cheia é que não deve ser, se a Lua Cheia é 2ªfeira.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
Transportes, desertificação e água preocupam Graciosa

https://www.noticiasaominuto.com/pais/608079/transportes-desertificacao-e-agua-preocupam-graciosa

O Conselho de Ilha da Graciosa quer, por outro lado, o apoio do Governo Regional, presidido por Vasco Cordeiro, "para o problema da água", considerando ser "urgente estudar o projeto que vise a dessalinização da água extraída dos furos".

À agência Lusa, o presidente deste organismo, Carlos Brum, destacou que este é "um dos problemas graves" da Graciosa.

"De facto, a Graciosa não tem nascentes, é uma ilha que historicamente sempre viveu com problemas com a água e, neste momento, a água que é recolhida nos furos já vem com sal", declarou, referindo que a situação "começa a ser alarmante".

Carlos Brum adiantou que "esta é água que é utilizada como água potável" e, também, na agricultura.

Está na altura de usar os métodos dos pobres:



Baixo custo mas de baixa eficiência. Há ainda o problema do armazenamento. Ou então adota-se a alta tecnologia :D



Humidade não falta no inverno. Pode é faltar o dinheiro.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
A cut-off foi-se e provavelmente qualquer possibilidade de instabilidade no litoral. Apenas o ECM prevê alguma coisa (previsão descritiva IPMA), mas da maneira que o GFS está a cortar cada vez mais acredito que o modelo europeu vá dar a machadada final na próxima run.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
A cut-off foi-se e provavelmente qualquer possibilidade de instabilidade no litoral. Apenas o ECM prevê alguma coisa (previsão descritiva IPMA), mas da maneira que o GFS está a cortar cada vez mais acredito que o modelo europeu vá dar a machadada final na próxima run.
Vai comecar o verao!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
As últimas previsões mostram um dia muito "fresquinho" para a a semana que vem:

5o5M6P7.png


Esperemos que ate lá mude a previsão e não se chegue a temperaturas superiores aos +40ºC.
 
  • Gosto
Reactions: jonas
Estado
Fechado para novas mensagens.