Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Muitas vezes, há muita confusão na cabeça das pessoas. É normal vir calor no verão, tal como é normal vir frio no inverno.

Outra coisa completamente diferente é o surgimento de uma onda de calor, com uma entrada de Leste daquelas.
Neste momento, nem acima das 200 horas, não se vislumbra nada disso, pelo menos no Norte.


Temos de perceber que da mesma maneira que eu e penso que o James, apreciamos tempo fresco e chuvoso á quem goste de calor extremo e temperaturas record. Como este ano, tem sido uma "seca" em relação a esse tipo de eventos, zero de ondas de calor, períodos quentes curtos e pouco prolongados. É normal que por vezes haja algum entusiasmo por previsões que em outros anos não entusiasmariam tanto.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Entretanto, a depressão que vai afetar o Norte e Centro cavou ainda mais.
Alguns locais no Minho com valores de precipitação acima dos 40 mm, crendo no GFS. Bem significativos para um mês como Junho.

Sem duvida o sumatorio destes acumulados para este evento irão aproximar-se ou superar os 30 mm em praticamente todo o Litoral Norte. Sendo que logicamente as altas serras minhotas terão quase o dobro desses valores.
A região mais chuvosa do Noroeste Penisular e da península ibérica é sem duvida o Alto Minho até quase Santiago de Compostela, têm uma espécie de imane para as depressões. Depois as rias altas galegas já têm valores um pouco inferiores, e um pouco a sul do Minho também, mas nada de substancial todo o Litoral Norte e Galiza superam em media os 1000 mm de precipitação anual, as serras altas minhotas e galegas, em certos anos chegam aos 3000mm.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu por mim também aprecio o tempo fresco e chuvoso, embora também goste de sol, o que não gosto mesmo é de calor... tenho problemas de pele e agravam-se com o calor... portanto para mim quanto menos calor melhor, mas pronto faz parte do clima.

O que mais me desagrada em relação ao Verão, nem é o calor propriamente dito, é a durabilidade, enorme do Verão aqui na região de Lisboa.
Se por azar apanhamos daqueles anos em que já em Março temos calor, Abril o calor continua e depois o Verão estende-se até Outubro, chego sinceramente a Junho/Julho já a rezar aos santinhos que o Verão termine.
Um mês,dois meses de Verão não me chocam gosto dos prazeres do Verão, uns bons dia de praia, uns finais de tarde para umas boas cervejas frescas, mas ok 15 dias disto e para mim está feito, o que vêm a seguir para mim já é um martírio.
O calor faz-me ficar mais lento, menos concentrado, e provoca varias distracções, que não permitem ter o mesmo rendimento e usufruir do dia á dia, depois não gosto de me sentir quente ou com calor, prefiro sentir frio que calor, são gostos, e sim a nível dermatológico o sol é um veneno a pele, sendo que em Portugal praticamente toda a gente está-se nas tintas para isso e nem sequer fazem pedagogia relativo a esses riscos para a saúde dos portugueses.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
O que mais me desagrada em relação ao Verão, nem é o calor propriamente dito, é a durabilidade, enorme do Verão aqui na região de Lisboa.
Se por azar apanhamos daqueles anos em que já em Março temos calor, Abril o calor continua e depois o Verão estende-se até Outubro, chego sinceramente a Junho/Julho já a rezar aos santinhos que o Verão termine.
Um mês,dois meses de Verão não me chocam gosto dos prazeres do Verão, uns bons dia de praia, uns finais de tarde para umas boas cervejas frescas, mas ok 15 dias disto e para mim está feito, o que vêm a seguir para mim já é um martírio.
O calor faz-me ficar mais lento, menos concentrado, e provoca varias distracções, que não permitem ter o mesmo rendimento e usufruir do dia á dia, depois não gosto de me sentir quente ou com calor, prefiro sentir frio que calor, são gostos, e sim a nível dermatológico o sol é um veneno a pele, sendo que em Portugal praticamente toda a gente está-se nas tintas para isso e nem sequer fazem pedagogia relativo a esses riscos para a saúde dos portugueses.

Ainda bem que quem manda é a Natureza, senão para alguns era sempre inverno e para outros sempre verão!! Para bem ou a mal de alguns é o clima que temos e é considerado um dos mais sadios para o ser humano e plantas, pouca gente tem esse conhecimento. Quanto ao sol ser um veneno para a pele, quero só acrescentar que quando em excesso e nas horas de maior altitude e radiação solar. O sol até faz bem, e é benéfico para sintetizarmos vitamina D, faz falta apanharmos sol, mas isso já todos sabemos e informação acerca disso não falta, sobre as horas do maior perigo do sol e da sua radiação U.V.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Ainda bem que quem manda é a Natureza, senão para alguns era sempre inverno e para outros sempre verão!! Para bem ou a mal de alguns é o clima que temos e é considerado um dos mais sadios para o ser humano e plantas, pouca gente tem esse conhecimento. Quanto ao sol ser um veneno para a pele, quero só acrescentar que quando em excesso e nas horas de maior altitude e radiação solar. O sol até faz bem, e é benéfico para sintetizarmos vitamina D, faz falta apanharmos sol, mas isso já todos sabemos e informação acerca disso não falta, sobre as horas do maior perigo do sol e da sua radiação U.V.

Pelas pesquisas que fiz e faço, o clima ideal para o meu gosto, seria o clima por exemplo da British Colombia no Canadá, especificamente na Ilha de Vancouver,um clima maritimo sem excessos ou eventos extremamente severos, um clima que dá uma flora riquissima, um peixe fresco nas suas águas, muitos dias de chuva, mas que no Verão também aquece e onde o sol dá um ar da sua graça mas isso são gostos.
Em relação ao clima Lisboeta existem piores, não me imaginava a viver num pais tropical sem Inverno ou estações do ano, mas pronto se tivesse de ser e fosse bem pago iria já a seguir mas iria-me dar mal.
Em relação ao nosso clima, sinceramente ai desculpem, mas essa coisa de andarmos sempre a procura de coisas mega especiais de Portugal,como coisas comuns fossem extraordinárias, para mim dizem-me pouco, Casablanca ou San Diego na Califórnia têm os chamados climas ideias para o chamado indice de desenvolvimento humano e social até ajuda a muitas cidades subirem uns degraus nesse indice. Sinceramente a mim pouco me diz, o clima de Lisboa acho-o super monotomo e desinteressante, mas existem climas piores para o meu gosto, por exemplo o clima do Litoral Norte de Portugal já tem particularidades que me interessam mais. Mas isso são gostos, á quem goste de azul, verde, vermelho.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Davidmpb

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Neve em Junho?
No site do IPMA, na previsão horária para a Torre, coloca neve para hoje entre as 18:00 e as 24:00.
:cold::cold::cold:
Não é muito normal, mas acontece. Na Torre é possível que com uns aguaceiros mais intensos que ocorra precipitação em forma de neve ou água-neve.
É um bocadinho no limite mas pode acontecer.

u6p1r9K.png


Convém não esquecer que esta entrada trás ar frio, que é bem visível na imagem de satélite.
ZHJ6wAh.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estado
Fechado para novas mensagens.