Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Uma coisa é certa: O GFS e o ECM não se entendem quanto a previsões após as 168 horas: enquanto o ECM continua a meter lenha na caldeira e o GFS prevê uma alteração paulatina para o tempo fresco e chuvoso, com clara influência das depressões. Até lá, há que aguentar o calor e esperar por melhores dias...
A minha opinião é a mesma que já mencionei anteriormente: a mudança será brusca e que é incerta para os modelos de previsão.

Quantas vezes, o GFS tem colocado precipitação e depois corta e vai atrás do ECM. O ECM, tem estado excelente, nem ligo ao 2º painel do GFS, quando entra no 1º painel começa sempre a ser adiado. A 1ª quinzena de Outubro será extremamente quente, eu vejo temperaturas acima de 30ºC na próxima semana, não estamos no início de Setembro ou em Agosto, estamos em Outubro em que nalguns anos, por esta altura, chovia potes e canoas por aqui, neste momento, não vejo qualquer precipitação significativa.

O ano hidrológico que acaba amanhã, no Algarve, ficou reduzido ao 1 de Novembro e à 2ª semana de Maio, de resto, foram meses que pouco ou nada choveu.

Os fenómenos extremos são cada vez mais frequentes, quer chuvas torrenciais, quer temperaturas elevadas, frio esse está quase eliminado do mapa, basta vermos os episódios de frio que temos durante o Inverno e comparar com os fenómenos de calor que temos no Verão e está tudo dito.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Quantas vezes, o GFS tem colocado precipitação e depois corta e vai atrás do ECM. O ECM, tem estado excelente, nem ligo ao 2º painel do GFS, quando entra no 1º painel começa sempre a ser adiado.

Pois, isso é habitual. Mas agora é o ECM que foi atrás do GFS e reduziu um pouco o calor previsto para a próxima semana, colocando uma depressão entre os Açores e a Península no final da semana.
Só que com tanto "mete e tira" acredito que todas as previsões irão ser alteradas nas próximas 72 dias horas. Espero sinceramente para um aumento da instabilidade atmosférica e a redução das temperaturas para valores mais próximos da época.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Não é só em PT o calor fora de época :D

October weather may break records

Goodbye winter - weather analysts say October is set to bring with it possible record-breaking temperatures close to 30 degrees.

WeatherWatch said daytime heat records may be broken for New Zealand as airflows come in from the tropics and Australia's desert.

MetService meteorologist Claire Flynn said they could not predict day to day temperatures, but average temperatures for some parts of the country in October usually ranged between 15-17.7 degrees.

http://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=11720188
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e TekClub

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Vamos ver, temos um bom evento em prespetiva no que toca a precipitação, talvez no pos-frontal...;)
Quem me dera que o GFS não estivesse a alucinar... Vamos ver, a esperança é a ultima a morrer...!:D
A run das 12z está a quase a sair do forno mas vamos aguardar. ;)
E olhemos também para outros modelos. :D
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
O GFS tem de facto mostrado cenários brutais no segundo painel. Nesta última saída mostra uma vasta depressão paralela à costa, a empurrar ar bem quente de sul. Isto traria festa da rija para o continente. Teríamos convecção a sério.

A esta distância dá apenas para sonhar, ou nem isso. Raramente o que é mostrado a 300h é o que realmente acontece.

Podemos no entanto começar a ganhar alguma esperança numa mudança de padrão, ainda que tenha saudades de ver umas boas trovoadas de outono. Vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Vamos ver, temos um bom evento em prespetiva no que toca a precipitação, talvez no pos-frontal...;)
Quem me dera que o GFS não estivesse a alucinar... Vamos ver, a esperança é a ultima a morrer...!:D

Camarada, fazes-me lembrar os meus primeiros tempos a consultar os modelos, também entrava nas alucinações do GFS. Não estou a dizer que não irá acontecer nada, mas tirar conclusões a uma distância temporal dessas não é muito aconselhável. Já é regra geral as previsões dos modelos andarem às cambalhotas até mais ou menos às 70h.

Esta nossa procura de chuva nos modelos faz-me lembrar alguém a procurar água no deserto. São apenas miragens. Uma carta interessante para Portugal tem que estar sempre acima das 200 horas. :D :facepalm:

Quanto a trovoadas nem falemos. Outonos com boas trovoadas não é raro de se ver mas nunca é algo garantido. No ano passado foi monótono. Há dois anos foi um sonho (aqui pelo menos). É quase sempre a alternar. Ela acabará por aparecer, agora veremos se não será como em 2011, em que em dois ou três dias choveu logo para três meses.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
US Dept of Interior ‏@Interior 3 de out
Our most popular pic last week: Double rainbow
1f308.png
@GlacierNPS by Jeff Berkes #Montana

CtzSncCWIAAR0UQ.jpg

718 retweets1.612 curtiram

BOM DIA A TODOS! :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.