Seguimento Meteorológico Livre 2016

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por actioman 5 Jan 2016 às 13:08.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    A ideia não é propriamente nova:

http://www.sciencealert.com/researcher-predicts-drought

http://www.pbs.org/newshour/rundown/pacific-hot-water-predicts-heat-waves-drought/

Será certamente algo mais útil para as zonas do mundo onde as secas são mais previsíveis (Índia, Austrália, Califórnia, muitos países de África...) do que propriamente zonas mais temperadas como por exemplo a Europa.

Adivinhar uma seca 3 meses antes não me parece anormal. Então para que servem os modelos sazonais? :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores

A previsão meteorológica de 'influência' britânica (RU, Austrália, NZ) de facto é outro mundo :rolleyes:

3. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Inveja é feio! :D

4. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Complementando... na Austrália não há avisos por cores. O procedimento habitual é um aviso único...

http://www.bom.gov.au/products/IDS65503.shtml

... havendo avisos especiais para trovoadas severas. O referido evento pode ser recordista:

Adelaide weather: SA braces for strongest winds to hit in 50 years

http://www.abc.net.au/news/2016-09-27/sa-braces-for-strongest-winds-to-hit-in-50-years/7882130

5. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Francamente já estou por tudo...
    Que o clima está completamente "estropiado" já sabíamos... mas nunca pensei que a mudança climática chegasse assim... de forma tão drástica e súbita...
    No ano passado todos colocamos as culpas no El Niño? E este ano? Qual a justificação?

6. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Por acaso a tendecia
    Aquecimento Global...por acaso o destino do nosso clima é mesmo este mas também nunca pensei que começasse assim.

#1926 joralentejano, 29 Set 2016 às 16:29
    Última edição: 29 Set 2016 às 16:37
    guisilva5000 gostou disto.
  7. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Calor fora de época mais prejuízos para a agricultura... alterações climáticas a trabalhar....

guisilva5000 e luismeteo3 gostaram disto.
  8. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Há uma coisa que gostava de perceber, o facto de nos próximos tempos não se vislumbrar tempo mais fresco e chuvoso ( com frentes e depressões sucessivas sobre Portugal), isso significa que começou a mudança climática e o aquecimento global? É compreensível que o pessoal esteja farto ( eu também não acho piada nenhuma a este tempo) de tempo quente e seco e que o mesmo não seja benéfico para a agricultura, nomeadamente nas regiões mais afectadas pela falta de chuva, mas todos os anos ( assim que acaba o Verão) este forum enche-se de mensagens sobre o aquecimento global e afins, e isto sempre que não se vê nos modelos uma alteração de padrão para tempo chuvoso.Ainda nem em Outubro estamos, mal começou o Outono e parece que já se quer "condenar" o Outono todo e Inverno, " condenar" à seca como é óbvio.. Não estou a dizer se vai ser chuvoso ou seco, apenas acho que é melhor esperar para ver e depois sim, tiram-se conclusões. Desculpem o Off-Topic.

#1928 Snifa, 29 Set 2016 às 17:23
    Última edição: 29 Set 2016 às 17:35
  9. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Nada disso, o aquecimento global existe e alterações climáticas também, basta estar um pouco atento para perceber isso... neste caso apenas me referi ás temperaturas que para Outubro já são muito altas e isso acarreta prejuízos para agricultura porque se o tempo continuar assim por Outubro a azeitona por exemplo vai acabar por apodrecer...
    Talvez tu não percebas isso porque os Verões aí não são muito quentes e não há falta de agua, como em algumas zonas do pais.

TekClub e guisilva5000 gostaram disto.
  10. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Estamos a ter uma estação seca muito violenta e que já devia ter terminado em algumas regiões do país, nomeadamente no norte litoral, mas Portugal sempre teve anos secos. O facto da estação chuvosa estar um pouco atrasada a norte ainda não é indício de como decorrerá o próximo ano hidrológico, teremos de aguardar mais um pouco.

11. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Ora nem mais..:thumbsup:

Eu não nego as alterações climáticas ou aquecimento global, há estudos sobre isso, agora associar aquecimento global a um início de Outono potencialmente seco e quente, é que me faz alguma confusão, convém lembrar que as alterações climáticas não só podem dar para secas prolongadas como também para períodos muito húmidos e chuvosos e também prolongados, quem nos garante que o próximo Outono/Inverno/Primavera não vão ser excepcionalmente chuvosos e instáveis?

12. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    É preciso é ter calma, como referi no meu ultimo comentário olhar para os modelos agora é igual a nada, existe ainda uma desorganização evidente na atmosfera. Estamos em fase de transição e por isso vai surgir muita "barbaridade" nos modelos nestes próximos tempos. Mais tarde ou mais cedo o padrão terá que mudar (assim o espero) É complicado relativamente à agricultura sem dúvida mas não há nada a fazer e não podemos simplesmente fazer a dança da chuva. Todos nós estamos fartos deste Verão recordista mas o principal agora é continuar olhar para os modelos e aguardar pela tão desejada mudança. :thumbsup:

13. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Uma coisa é certa: O GFS e o ECM não se entendem quanto a previsões após as 168 horas: enquanto o ECM continua a meter lenha na caldeira e o GFS prevê uma alteração paulatina para o tempo fresco e chuvoso, com clara influência das depressões. Até lá, há que aguentar o calor e esperar por melhores dias...
    A minha opinião é a mesma que já mencionei anteriormente: a mudança será brusca e que é incerta para os modelos de previsão.

14. AMFC

AMFC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2012
    Local:
    Queijas/Oeiras
    Na minha opinião o nosso clima tem vindo a mudar, pelo menos na metade sul, temos cada vez mais um clima semi-tropical, com temperaturas cada vez mais elevadas e por cada vez mais longos períodos do ano. As estações são cada vez menos definidas e o próprio regime de chuvas mudou, há cada vez mais chuvadas curtas e intensas em vez das antigas chuvas de vários dias, por passagem de sucessivas depressões.

15. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    Pelos factos, é evidente o aumento da temperatura nesta década, só neste ano existiram n dias com anomalias de temperatura acima dos 10ºC. É raro ver isso acontecer no lado negativo, para além de que nestes 2 anos não vi nenhum recorde de temperatura mínima (que me lembre) e os recordes das máximas estão cada vez mais comuns.

Claro que não sabemos o futuro, quem sabe se para o ano não temos um ano frio... O problema é que os padrões meteorológicos estão a mudar, no passado uma pessoa podia esperar algo de um certo mês, agora é tudo incerto.

De notar que a influência do AA foi fraca este ano, pelo que, mais tarde ou mais cedo, iríamos ser abatidos pela sua forte influência. Também não esqueçamos que temos um ano chuvoso e fresco nos primeiros 5 meses. Nada está perdido neste ano, podemos ver ainda muita chuva e frio. Agora a anomalia de temperatura anual vai ser positiva, isso é quase certo.

Também basta ver os dados que a NASA fornece, recorrentes recordes do mês de anomalias de temperatura. Estamos no inicio ou a meio das alterações climáticas, nota-se. Infelizmente a PI é uma das regiões que provavelmente vai progredir para a aridez.

TekClub, AMFC, Davidmpb e 1 outra pessoa gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página