Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Há Portugal e Portugal.
No Norte não estou a ver temperaturas acima dos 25 graus nos próximos tempos nem nada que se pareça.
E há até a possibilidade de continuação da instabilidade.

Mas se vier o AA não há nada de anormal nisso. Ele faz parte desde sempre do nosso clima, não foi trazido pelo aquecimento global.

De resto, as pessoas têm que se decidir se querem frio ou possibilidade de alguma instabilidade.
Se querem frio " desejem " que venham aqueles AA com altíssimas pressões, com uma corrente de N/ NE bem fria e com aquelas brutais geadas. Mas aí também tínhamos AA até ao Natal.
Ao menos depois não se queixem que nunca mais chove.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Há Portugal e Portugal.
No Norte não estou a ver temperaturas acima dos 25 graus nos próximos tempos nem nada que se pareça.
E há até a possibilidade de continuação da instabilidade.

Mas se vier o AA não há nada de anormal nisso. Ele faz parte desde sempre do nosso clima, não foi trazido pelo aquecimento global.

De resto, as pessoas têm que se decidir se querem frio ou possibilidade de alguma instabilidade.
Se querem frio " desejem " que venham aqueles AA com altíssimas pressões, com uma corrente de N/ NE bem fria e com aquelas brutais geadas. Mas aí também tínhamos AA até ao Natal.
Ao menos depois não se queixem que nunca mais chove.
Nem no norte nem em lado nenhum! O maximo que vejo até mesmo para aqui é 21°C. Às vezes até é bom o AA vir agora do que só em dezembro, tal como foi em 2014 e depois o inverno foi o que foi. Em 2013 novembro foi bastante seco e depois o inverno foi muito chuvoso. As previsões sazonais não estão animadoras para o inverno mas valem o que valem.
Vamos ver, não vamos pensar que o AA vem já para ficar.
 
  • Gosto
Reactions: james

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Concordo com o Joralentejano mais vale o AA agora do que em Dezembro que é um mês que costuma chover bastante, enquanto ás previsões de um inverno seco ainda é muito cedo para saber se não sabemos o tempo que vai fazer para daqui a uma semana quanto mais para o inverno vamos aguardar não vale apena estarmos sempre a especular vamos aguardar com calma e serenidade.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O que estou a achar um pouco estranho é ainda não ter sido atingido por praticamente nenhuma frente de jeito até agora, onde estão aquelas frentes que faziam chover durante um dia inteiro? O que tem chovido por aqui é tudo em modo aguaceiro, enquanto vierem de S ou SW isso não vai mudar. Precisamos daquelas frentes ou depressões que vêm de NW e varrem o país de norte a sul.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
O que estou a achar um pouco estranho é ainda não ter sido atingido por praticamente nenhuma frente de jeito até agora, onde estão aquelas frentes que faziam chover durante um dia inteiro? O que tem chovido por aqui é tudo em modo aguaceiro, enquanto vierem de S ou SW isso não vai mudar. Precisamos daquelas frentes ou depressões que vêm de NW e varrem o país de norte a sul.
Já lá vai o tempo em que era assim, por acaso á bastante tempo que não há dias assim por aqui, ai no norte sempre tiveram várias dias com muita chuva no inverno passado.
Ultimamente quando vem uma frente, descarrega bem em menos de uma hora e depois pára logo a seguir, e a tendência é cada vez mais essa.
 
  • Gosto
Reactions: 1337

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Já lá vai o tempo em que era assim, por acaso á bastante tempo que não há dias assim por aqui, ai no norte sempre tiveram várias dias com muita chuva no inverno passado.
Ultimamente quando vem uma frente, descarrega bem em menos de uma hora e depois pára logo a seguir, e a tendência é cada vez mais essa.
Nem mais, as frentes são cada vez mais fortes, mas num curto espaço de tempo. Em 1 hora a frente acaba e deixa uns 20 mm. Quero é depressões de NW que isso é que vale a pena :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A ideia que eu tenho é que enquanto não tivermos um padrão bem vincado de Oeste ou uma Corrente forte de NE/ Leste, que provoque uma série de dias consecutivos de chuva ou um tempo seco mas frio, respectivamente, não saímos deste tempo assim.
Por exemplo, no Outono de 2012 e 2014 tivemos fortes correntes oceânicas que trouxeram muitos dias seguidos de chuva. E no Outono de 2013 tivemos uma forte Corrente de NE, que trouxe tempo seco mas gélido.

Para já, e enquanto continuarmos com esta luta entre a passagem de frentes oceânicas e o Anticiclone, com cada um a tentar recuperar rapidamente as suas posições, não saímos deste tempo meio insosso, que nem temos chuva por aí além nem frio.


Mas eu também tenho a ideia que antigamente havia correntes mais fortes e duradouras, quer oceânicas quer continentais, o que dava grande períodos seguidos quer de chuva quer de tempo gélido.
Nos últimos anos parece que na maior parte do ano há uma luta entre frentes / Anticiclone, o que dá um tempo que parece que nem é carne nem peixe.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Hoje à noite vai passar mais uma frente expresso.
Vai descarregar de forma um pouco significativa no Norte e desaparecer rapidamente.
Vamos ter que continuar à espera das depressões que tragam tempo instável de forma prolongada.

A médio prazo, o Anticiclone começa a ganhar terreno, mas parece que sem temperaturas baixas, até diria amenas para a época, em perspectiva.
Parece que este episódio com algum frio também foi um evento - expresso.
Parece que vamos ter que continuar à espera do frio a sério e mais ou menos prolongado.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Continua a luta entre Anticiclone e passagem de frentes atlânticas de fraca/ média atividade.
Enquanto continuar esta " luta ", continuaremos de forma alternada entre dias amenos ( mas sem a temperatura subir muito) e dias de chuva ( mas sem chover muito) . Basta ver os modelos, acima das 120 horas sai uma previsão diferente a cada saída.
Ao contrário do que muitas vezes é senso comum, esta situação é tipica de estações de transição. Periodos com um marcado padrão atmosférico, seja ele qual for, são situações anómalas quer no Outono quer na Primavera.

Mas acredito que, à medida que nos aproximarmos de Dezembro, vão aumentar as hipóteses de fortalecimento de um padrão atmosférico.

E tem que se ter atenção ao possível fortalecimento do fenómeno " La Nina ", que pode influenciar ( indiretamente) o padrão que se estabelecer no inverno e o fortalecer de forma exponencial, podendo levar à ocorrência de fenómenos mais extremos para as nossas Latitudes, como já ocorreu num passado não muito longínquo (ATENCAO QUE ESTOU APENAS A ESPECULAR NESTE PONTO) .

De resto, se me perguntarem se prefiro este " braço de ferro " entre sistemas agora ou no inverno, eu responderia que prefiro mil vezes agora.
Já se sabe que lutas entre sistemas no inverno " matam " os melhores fenómenos de chuva e frio ( principalmente este), que quer se queira quer não é no inverno que mais ( e melhores) hipóteses têm de ocorrer.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Periodos com um marcado padrão atmosférico, seja ele qual for, são situações anómalas quer no Outono quer na Primavera.

@james infelizmente nada é como era...

Basta ver os modelos, acima das 120 horas sai uma previsão diferente a cada saída.

Talvez, por volta do dia 20 haja algumas mudanças substanciais, mas claro que, conforme estão os modelos, é pura especulação...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
@james infelizmente nada é como era...



Talvez, por volta do dia 20 haja algumas mudanças substanciais, mas claro que, conforme estão os modelos, é pura especulação...


Queres dizer, Dias Miguel, que por vezes o calendário parece trocado?

Sim, realmente, nos últimos anos, em alguns alturas parecia que o calendário parecia trocado.
Em 2013, tivemos o inverno no Outono; no ano passado tivemos o verão na Primavera ; este ano tivemos o inverno na Primavera.

Simples coincidências ou alguma alteração no calendário das estações em curso só o futuro o dirá.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.