Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Sim, realmente, nos últimos anos, em alguns alturas parecia que o calendário parecia trocado.

Era exactamente isso que quis dizer. Creio que os Verões terão tendência em prolongar-se pelo Outono, deixando pouca ou nenhuma transição da época quente para o frio do Inverno, o qual já não é nada como era há várias décadas...
 


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Esta previsão do Ipma deixou-me admirado mas com esperança de um sábado chuvoso.:w00t::w00t:

Previsão para sábado, 12.novembro.2016

INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.


REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva nas regiões do litoral a partir do meio da manhã,
estendendo-se gradualmente ao interior, e sendo pontualmente forte
no litoral a partir da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 30 km/h) do quadrante norte no litoral e
nas terras altas a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena subida da temperatura mínima.

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado, com abertas no interior e no Algarve
até meio da manhã.
Períodos de chuva fraca no Alto Alentejo a partir do final da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Pequena subida da temperatura mínima.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, em geral fraca, a partir da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte.
Pequena subida da temperatura mínima.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva a partir do meio da manhã, sendo pontualmente
forte a partir da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado
(15 a 25 km/h) de noroeste durante a tarde.
Neblina matinal.
Pequena subida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 17/18ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 19ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Patrícia Gomes.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 11 de novembro de 2016 às 11:9 UTC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Acima das 120 horas, quer o ECM quer o GFS estão a " apostar " num período chuvoso mais ou menos generalizado.

Será que é desta que vamos ter um período de instabilidade prolongada?
Ou vai desaparecer tudo nas próximas saídas?

Depende da zona do país, é que generalizada é que não tem nada, a partir das 120 horas, colocam chuva mas é no Norte, com mais ênfase no Minho e Douro Litoral, mas no resto do país e á medida que formos descendo a precipitação vai desaparecendo. No Baixo Alentejo e no Algarve, a precipitação só está prevista para dia 21 ou 22 de Novembro, antes não choverá, ou seja, já no 2º painel do GFS, ou seja, será mais 1 semana seca no sul do país, e chuva daqui a uma semana é mais do mesmo. O mês será seco, só se isto der uma volta de 180º para mudar completamente a situação, mesmo no Norte, as coisas também não estão famosas e na generalidade, Novembro poderá ser seco em todo o país.

Desde Outubro, que falam que vem aí a mudança de padrão, certo é que vamos a meio do mês e a única coisa que ocorreu foi uma cut-off, senão as coisas estavam bem piores no Algarve, mas o GFS prever 7 mm até às 240 horas na zona de Castro Verde/Mértola, é assustador a zona mais problemática ao nível da seca vai continuar e sem fim à vista.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ontem choveu torrencialmente aqui à noite, como eu já não via há um bom tempo. Mas com o sol que está hoje e com o tempo que está previsto, foi basicamente a mesma coisa que dar uma demão de cera num chão que não via cera há 100 anos.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e rmsg

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
bela saída do ECMWF 12z, ainda com devidas cautelas... mas parece que a partir de dia 20 o anticiclone dos açores irá se descolar para sul e deixar passar depressoes próprias da época

ECM1-168_pzp4.GIF
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: 1337 e luismeteo3

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Eu já tinha escrito noutro tópico que os modelos indiciavam um cenário de instabilidade GENERALIZADO a todo o país.

Ainda falta bastante tempo, por isso deve olhar - se com cautela, mas não está mau não...

Vamos esperar pela próxima run do ECM, para confirmar esta evolução, pois creio que na última houve algumas alterações que me levantam reticências acerca da continuidade da instabilidade para além da próxima terça-feira. Isto porque a run 06z do GFS normalmente segue o agravamento/desagravamento ocorrido na run 12z do ECM ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vamos esperar pela próxima run do ECM, para confirmar esta evolução, pois creio que na última houve algumas alterações que me levantam reticências acerca da continuidade da instabilidade para além da próxima terça-feira. Isto porque a run 06z do GFS normalmente segue o agravamento/desagravamento ocorrido na run 12z do ECM ;)

Eu acho a última saída do ECM 0z bastante boa, e claramente aposta na continuidade da instabilidade para além da próxima terça-feira.

A distância ainda é grande por isso vamos acompanhando:

gsqfWnK.gif



fwxpWkM.gif
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Como observador externo - e se me permites - apenas quero expressar que:

- As melhores saídas são as das 00z e das 12z;

- É puro masoquismo utilizar recorrentemente os acumulados a 240h quando se sabe perfeitamente que o potencial para mudanças drásticas é ilimitado;

- A chuva mais forte está prevista para domingo, mais coisa menos coisa:

Não obstante a existência de uma pluma tropical, não está garantida a ocorrência de chuva na parte sul do país (já para o centro e norte a situação não é anómala). E do pouco que conheço da meteorologia continental, o cavado/depressão não estará em grande posição para que isso aconteça.

Claro que podes e deves expressar a tua opinião :) estamos nesta casa para partilhar e discutir opiniões e aprender uns com os outros claro :)

Concordo com a primeira e a terceira observação, mesmo indo contra o que eu próprio disse/mostrei. Com a segunda já fico mais de pé atrás porque são N as situações em que os modelos começaram sempre a tirar e tirar e na altura do evento não acontece nem um décimo do que estava inicialmente previsto. Tudo bem que os modelos vão actualizando e também falham, mas já não era a primeira nem há-de ser a última.

Não se pode partir da ideia que todos os eventos meteorológicos são assim, é claro, o que quero dizer com isto é que tendo em conta as vezes que já vi isto acontecer, já estou mesmo a ver no que vai dar... Eu sempre fui extremamente pessimista, talvez isso afecte a minha maneira de interpretar os modelos também :o :unsure:

Olha que a depressão já esteve colocada pelo GFS numa posição em que iria fazer com que passassem linhas de instabilidade de forte actividade, fazendo acumulados muito bons e muito bem distribuídos pelo país todo. É como eu disse, basta mexer uns milímetros para o lado no ecrã e fica tudo no mar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Com a segunda já fico mais de pé atrás porque são N as situações em que os modelos começaram sempre a tirar e tirar e na altura do evento não acontece nem um décimo do que estava inicialmente previsto.

Exato. O que me leva a isto:

Eu sempre fui extremamente pessimista, talvez isso afecte a minha maneira de interpretar os modelos também :o :unsure:

Claro. Usas os acumulados a 240h :p E se houvesse acumulados a 300h? Usavas esses também? :p

Um conselho barato. Quando usares a carta dos acumulados não excedas as 96h. Assim, já limitas o teu pessimismo a cenários mais realistas :D

Não olhei para os modelos transversalmente mas pluma tropical e acumulados brutais 'cheira' a chuva estratiforme persistente no centro/norte do país. De certa forma, é o 'normal'.
 
  • Gosto
Reactions: srr e joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu sempre fui extremamente pessimista, talvez isso afecte a minha maneira de interpretar os modelos também :o :unsure:

Eu penso que isso é algo comum ao pessoal da Margem Sul, eu de certa forma também sou uma pessoa muito pessimista infelizmente em quase tudo, mas com a ligeira diferença de que os tiros no pé já foram tantos que tive forçosamente de me render á evidência de que extremos climáticos não são uma regra no nosso País . Mas se me permitem mais um off-topic/desabafo, "Caramba! As trovoadas não querem mesmo nada com Almada!" isto é digno de um case study :p .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Frente bastante activa e até algo " agressiva " para o Noroeste no próximo Domingo:

qrrODd1.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.