Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Ver o GFS e ver um anticiclone com 1050 Hpa no centro da Europa é de cortar os pulsos!
Creio que no ano passado também por esta altura houve recorde de pressão aqui em Portugal nas estações de Bragança e Chaves... Irra! Que agora comemos literalmente anticiclone... Ora anticiclone de Verão, ora anticiclone de Inverno... se ao menos trouxesse frio, mas nem isso...
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nós ainda nem entramos no inverno propriamente dito.Este tópico já começa a parecer aqueles programas da TV à tarde,com toda a gente a lamentar- se e com a lágrima do canto do olho.
Além do mais, desde quando é novidade um AA nesta época do ano a reinar sobre a Europa?

Eu também me queixo, por vezes, mas também há que saber distinguir entre o que é normal e cíclico e o que não é.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Pessoalmente, prefiro que se defina um padrão anticiclonico claro e com altas pressões agora, do que se manter um padrão indefinido com AA alternando com frentes expresso ocasionais.
É que normalmente estes padrões anticiclonicos prolongados e bem definidos acabam com grande estrondo. :trovao:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pessoalmente, prefiro que se defina um padrão anticiclonico claro e com altas pressões agora, do que se manter um padrão indefinido com AA alternando com frentes expresso ocasionais.
É que normalmente estes padrões anticiclonicos prolongados e bem definidos acabam com grande estrondo. :trovao:
Nos últimos invernos em que o AA apareceu nesta altura, prolongou-se o inverno inteiro, este ano ele tem andado sempre a rondar desde o verão, apenas na última quinzena de novembro é que a coisa mudou e no inicio de dezembro apenas em alguns locais. Nem todos os anos são iguais mas neste momento olho para as previsões e o AA mal se movimenta de onde está, e é isso que faz pensar que a coisa não irão mudar tão depressa. Mas veremos, em 2009/2010 também pouco ou nada choveu no outono e até ao inicio de janeiro, mas a partir do dia 10 de janeiro, dia em que caiu um nevão na minha zona, começou a chover e até foi um inverno bastante chuvoso.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nos últimos invernos em que o AA apareceu nesta altura, prolongou-se o inverno inteiro, este ano ele tem andado sempre a rondar desde o verão, apenas na última quinzena de novembro é que a coisa mudou e no inicio de dezembro apenas em alguns locais. Nem todos os anos são iguais mas neste momento olho para as previsões e o AA mal se movimenta de onde está, e é isso que faz pensar que a coisa não irão mudar tão depressa. Mas veremos, em 2009/2010 também pouco ou nada choveu no outono e até ao inicio de janeiro, mas a partir do dia 10 de janeiro, dia em que caiu um nevão na minha zona, começou a chover e até foi um inverno bastante chuvoso.


Para durar está, não tenho grandes dúvidas em relação a isso.
Falaste que o AA tem andado a rondar. É verdade, sem dúvida. Mas eu disse outra coisa, que preferia que o AA se fixasse mesmo por cá e não que andasse a rondar como nos últimos meses.
Na minha opinião, os melhores invernos são os que têm padrões de instabilidade bem definidos e com o AA muito longe. O AA a rondar só nos dá hipótese para umas frentezinhas.
Um padrão anticiclonico bem definido, com pressões muito altas e bastante frio e com muitas geadas não é assim tão frequente, às vezes passam anos sem ocorrer um.
Mas também, pela minha própria observação, reparei que muitas vezes, quando se estabelece este padrão e quando ele termina, geralmente o AA sobe muito em latitude e abre caminho para muito forte instabilidade.
Geralmente, este padrão dura aproximadamente 1 mês. Se terminasse a meados de Janeiro, ainda deixava espaço para umas boas frentes.
Vamos ver...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
  • Gosto
Reactions: lserpa

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Persistência brutal do AA :eek::
xwOJ1e7.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Persistência brutal do AA :eek::
xwOJ1e7.jpg
Até parece de propósito para acabarmos com o ano com anomalia negativa na chuva :lol: O mais provável é que os primeiros 5 meses do ano tenham dado uma bela vantagem na média anual. Se repararmos durante este ano não tivemos assim um período prolongado de AA sobre Portugal, que me lembre, por isso nem nos podemos queixar mucho :p
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Até parece de propósito para acabarmos com o ano com anomalia negativa na chuva :lol: O mais provável é que os primeiros 5 meses do ano tenham dado uma bela vantagem na média anual. Se repararmos durante este ano não tivemos assim um período prolongado de AA sobre Portugal, que me lembre, por isso nem nos podemos queixar mucho :p


Tivemos no verão, um dos períodos mais longos de anticiclone que eu me lembro. E que cortou a passagem praticamente das frentes, que aqui no Norte ocasionalmente vão passando no verão.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Nestas últimas saídas, o ECM e o GFS parecem ver qualquer coisa ali por volta das 240 horas...

Já se sabe que a esta distância as previsões valem o que valem, mas da forma como os modelos estão, uma pessoa agarra - se a qualquer sinal... :D

O ECM está horrível ainda, o GFS sim vai vendo alguma coisa desde ontem a noite a duzentas e muitas horas... mas ir mostrando algo já é bom sinal!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.