Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Tivemos no verão, um dos períodos mais longos de anticiclone que eu me lembro. E que cortou a passagem praticamente das frentes, que aqui no Norte ocasionalmente vão passando no verão.

Mas a situação sinóptica do Verão é sempre essa, depressão térmica associada a anticiclone. Estou a falar de um anticiclone em cima de Portugal, coisa que ocorre mais nesta altura.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Esta última saída do GFS está um sonho, a partir de 2/3 de janeiro e até ás 384h a prever sucessivas depressões a passar por cá :rolleyes: muitas voltas isto ainda vai dar, mas já é bom ir mostrando e insistindo! :thumbsup:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
E as temperaturas como estão nessas saídas? Obrigado.
Até ao ínicio de janeiro parece não haver grandes alterações tanto nas mínimas como nas máximas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
O GFS já tirou tudo. O ECM continua muito fraco.
Andamos há não sei quanto tempo a ver a luz ao fundo do túnel e a apagar - se de seguida. O problema é que o AA está muito forte e não deixa as depressões aproximar - se do nosso território, esse é que é o grande problema.
Vendo os modelos, continuo a ver a médio prazo, o AA sempre a rondar. Temo que a primeira quinzena de Janeiro seja de continuação de tempo anticiclonico. Esperemos que não continue pela segunda quinzena, seria muito mau.
Para o sul ainda se prevê alguma coisa. Para o norte já começa a ser preocupante. :(:console:
Segues com quantos milímetros?
 
  • Gosto
Reactions: james

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
O GFS já tirou tudo. O ECM continua muito fraco.
Andamos há não sei quanto tempo a ver a luz ao fundo do túnel e a apagar - se de seguida. O problema é que o AA está muito forte e não deixa as depressões aproximar - se do nosso território, esse é que é o grande problema.
Vendo os modelos, continuo a ver a médio prazo, o AA sempre a rondar. Temo que a primeira quinzena de Janeiro seja de continuação de tempo anticiclonico. Esperemos que não continue pela segunda quinzena, seria muito mau.
Ainda falta, mas sim já esteve muito melhor, o AA ganha sempre, não tenho tido grandes esperanças porque no inverno 2014/2015 também apareciam estas luzes ao fundo do túnel mas depois depressa desaparecia tudo. O tempo passa e não chega a chover nada de jeito. :(
 
  • Gosto
Reactions: james

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
3ydgbtP.png


Os modelos têm sido bastante favoráveis à ocorrência de chuva. Claro que são meras previsões e é normal que a passagem do tempo traga consigo a frustração.

Há que esperar pacientemente :p
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Bom dia,

Creio que a chave de uma possível mudança está no aumento da pressão na Gronelândia:

graphe_ens4_wdp8.gif


gfs-0-138_qkg2.png

gfs-0-174_wls5.png


O ideal seria a união entre o Açoriano e Gronelandês... Pelo menbos começa-se a ver algo... lá para fim da primeira semana de Janeiro poderia haver cambios, em especial nas temperaturas, que a excepção do nordeste estão demasiado altas para a época... acredito na compensação, mais cedo ou mais tarde o Inverno chegará... só espero que não seja em Abril.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
M

Membro excluído 274

Sinceramente não acredito que tenhamos essa situação já no início de Janeiro.
A mudar alguma coisa será mais para o fim da primeira semana e mesmo assim veremos...

UW144-21_fwl6.GIF


gem-0-240_gcx9.png


navgem-0-180_buk2.png


Os Japoneses completamente doidos a colocar o Gronelandês com 1070Hpa! :maluco:
J144-21_wyo6.GIF
 
Estado
Fechado para novas mensagens.