Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Só um aparte...

Estou situado numa zona de castanheiros (a maior mancha contínua da Europa) e neste ano, com o verão infernal que teve e ausência de chuva, tivemos a maior produção de sempre de castanha, principalmente acima dos 750m de altitude.

Concordo que a chuva faz falta, principalmente no inverno, mas não podemos generalizar de que a chuva faz sempre bem às colheitas agrícolas, no caso do castanheiro só agradecemos que não chova em Julho e Agosto! :) Porque em 2013, com temperaturas relativamente baixas no verão e muita humidade a produção foi zero em muitos locais.

Já o meu avô dizia: "O melhor ano (agricultura) é quando as chamiças secam na serra".

No que toca à castanha, só faltou chover em Setembro.
Em Agosto os castanheiros estavam tão carregados... Se em Setembro tivesse chovido, os ouriços tinham inchado.
Assim, houve muita castanha, de boa qualidade, mas muitas eram miúdas.

"- A castanha em Agosto a arder e em Setembro a beber.".

Quanto à agricultura, também em Montemuro, por grande parte das aldeias se situarem a altitudes superiores a 700/800m, os melhores anos são sempre os secos.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
M

Membro excluído 274

Pois na minha terra o ano foi de tal modo uma desgraça que este ano nem matança do porco há lá em casa... a terra nada deu para dar de comer aos porcos... o Inverno foi sequíssimo, choveu a partir de Abril e as batatas que já estavam nos campos apodreceram, muitos tiveram de voltar a plantar... os centeios caíram com a chuva, as vinhas atrasaram imenso, a falta de chuva no Verão mirrou as poucas uvas, etc etc etc... água para regar foi canalizada para as poucas batatas, as abóboras, beterrabas etc que ficariam para os animais não resistiram logo este ano não há chouriças pra ninguém. :(
Irá este ano seguir o exemplo do ano passado? Veremos!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Por aqui na Beira Baixa, o ano foi terrível para a
- Cereja: produção reduzida, fruto imperfeito. Cerejeiras com doenças
- Ameixa: produção reduzida
- Pêssego: Em alguns locais a produção também foi afetada.

Causas: Chuva durante a floração e mais tarde com tempo mais ameno, induziu a proliferação de doenças nas cerejeiras.

Outros Frutos:
- Castanha: Boa quantidade (região de Oleiros), mas de calibre mais reduzido. Para o calibre ser melhor, deveria ter chovido algo em setembro. Mas ainda assim , caso chovesse em julho ou agosto, seria pior pois favorece o aparecimento de doenças (fungo que descolora as folhas). Quando se diz chover em julho ou em agosto, não me refiro às tipicas trovoadas, em que chove e depois seca rápido, refiro-me aos chuviscos com tempo mais fresco.
- Melância e meloa: Bons frutos, boa produção, com bastante doce. Perdi 1/3 devido ao mildio, pois não fiz tratamento fitossanitário, apenas removi as plantas doentes antes que afetassem o resto da produção.
- Morango: melhor que o ano passado, mas pior que há 2 anos.

- Azeitona: Menor produção devido ao ano passado ter produzido mais. Fruto sem doenças, amadureceu mais tarde, porque não choveu em setembro, ou seja a azeitona aguentou "mirrada" até outubro, depois choveu e engrossou mantendo-se verde até mais tarde.

Este ano, está a ir pelo mesmo caminho que o anterior (embora o ano passado já tivesse chovido mais até agora), ou seja, arriscamo-nos a receber chuva e mais chuva em plena floração limitando em muito a propagação do polen e destruindo as flores.

Em termos de frio, também temos menos horas de frio (n.º de horas <7ºC) que o ano passado, o que pode influenciar na produção de cereja, mirtilo..
 
M

Membro excluído 274

Pois na minha terra o ano foi de tal modo uma desgraça que este ano nem matança do porco há lá em casa... a terra nada deu para dar de comer aos porcos... o Inverno foi sequíssimo, choveu a partir de Abril e as batatas que já estavam nos campos apodreceram, muitos tiveram de voltar a plantar... os centeios caíram com a chuva, as vinhas atrasaram imenso, a falta de chuva no Verão mirrou as poucas uvas, etc etc etc... água para regar foi canalizada para as poucas batatas, as abóboras, beterrabas etc que ficariam para os animais não resistiram logo este ano não há chouriças pra ninguém. :(
Irá este ano seguir o exemplo do ano passado? Veremos!

Esqueci de referir que há precisamente 1 ano atrás os prados e lameiros da minha aldeia estavam todos floridos... parecia Abril! Havia gafanhotos etc etc etc...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Nem vale a pena comentar esta saída do GFS das 12h.. é muito deprimente, va lá que o ECMWF está mais optimista.
É um tira e põe constante, mas desde a saída das 18z de ontem que o GFS não dá nada de jeito principalmente para a região sul, agora na das 12z já só dá alguma para o litoral norte. O ECM está otimista mas não me admirava nada se fosse atrás do GFS.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
É um tira e põe constante, mas desde a saída das 18z de ontem que o GFS não dá nada de jeito principalmente para a região sul, agora na das 12z já só dá alguma para o litoral norte. O ECM está otimista mas não me admirava nada se fosse atrás do GFS.
Ainda existe algum produto livre que mostre a precipitação do ECWMF?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
  • Gosto
Reactions: ACalado
Estado
Fechado para novas mensagens.