Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
O ECM já foi atrás do GFS, 0mm em ambos, enfim! O AA ganha sempre :facepalm: Já lá vai o tempo em que ia para sul(onde era suposto ele estar) e chovia com vontade sem qualquer problema, saudades desses tempos. :hmm: Se os próximos meses forem iguais a dezembro, as coisas vão-se complicar, tanto em termos agrícolas como em hidrológicos.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Acabei de comprar o almanaque O Seringador e fala num Inverno cruel e impiadoso.

http://rr.sapo.pt/noticia/72049/inv...as_previsoes_estao_ai_os_almanaques_para_2017

"Ainda assim, se quiser precaver-se para a primeira semana de Janeiro, fique a saber: o “Borda d’Água” prevê frio na primeira quinta-feira do ano"
«Já O Seringador adverte: "entrando o ano ao domingo, o inverno será crudelíssimo, a primavera temperada, o estio tórrido e o outono benévolo".»
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
http://rr.sapo.pt/noticia/72049/inv...as_previsoes_estao_ai_os_almanaques_para_2017

"Ainda assim, se quiser precaver-se para a primeira semana de Janeiro, fique a saber: o “Borda d’Água” prevê frio na primeira quinta-feira do ano"
«Já O Seringador adverte: "entrando o ano ao domingo, o inverno será crudelíssimo, a primavera temperada, o estio tórrido e o outono benévolo".»


Faz-me confusão como em pleno Sec XXI há orgãos de comunicação a difundir previsões de almanaques....
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Numa democracia acho que tudo se pode difundir.
Também me faz confusão que tenhamos entrado numa era das previsões automáticas programadas e controladas ao pormenor por modelos ultra - sofisticados e, apesar disso, estar muitas vezes a 2/3 dias de um potencial evento, sem saber se vai chover ou afinal vai estar sol, como acontecia há 30 anos atrás.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu acho que esses almanaques não tem qualquer credibilidade, tal como os modelos a médio\longo prazo também são bastante falíveis. O GFS a mais de 120h não dá uma para a caixa.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.