Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O nosso problema é o aquecimento global, essa é que é.

Ainda à poucas décadas fartavam - se de ocorrer milagres por cá, às vezes até mais do que uma vez num ano.

E, sim, mantenho que estas entradas marítimas polares podem provocar neve a cota zero. Mas também afirmo que continuamos a depender de alguma sorte e combinações, não digo que fossemos varridos por um nevão como se estivéssemos na Noruega.
 


hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Onde é que está o exagero?

Além do mais, falei numa situação hipotética, que nem sequer está prevista nos modelos, que é raríssima na Europa ( mas já aconteceu no passado, grandes nevões a cotas baixas com entradas atlânticas gélidas) , e é mais frequente na América do Norte.

Quando ocorreu a histórica descida do vórtice polar à 2 ou 3 anos na América do Norte, com as temperaturas nos 50 graus negativos em algumas regiões e os gigantescos nevões em latitudes baixas, onde nem sequer é costume nevar, com certeza devias estar distraído.

Ou achas que algo do género por cá trazia um bocadinho de neve e um bocadinho de frio?

Claro que é raríssimo, ainda para mais nos tempos que correm com o aquecimento global, mais difícil se torna de ocorrer.

Eu, como Meteolouco, gostava de passar por algo do género pelo menos uma vez na vida.

Nova Iorque tem neve todos os anos. O Vórtice Polar ter descido na costa este dos estados unidos não me parece nada extraordinário. A zona este da Europa leva com frio e neve durante os meses de Inverno. Eu só vejo como sendo completamente irrealista haver um vórtice polar na Europa Ocidental.

Muito menos com este Inverno quente.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nova Iorque tem neve todos os anos. O Vórtice Polar ter descido na costa este dos estados unidos não me parece nada extraordinário. A zona este da Europa leva com frio e neve durante os meses de Inverno. Eu só vejo como sendo completamente irrealista haver um vórtice polar na Europa Ocidental.

Muito menos com este Inverno quente.


E eu volto a dizer. Lê com atenção o que eu escrevi , falei de uma situação hipotética, não anunciei o rompimento do Vórtice Polar e muito menos o Apocalipse.

E também volto a dizer que não prestaste a devida atenção aquele episódio de frio raro que ocorreu na América do Norte.

É como dizer que a América do Norte tem muitos furacões, mas não há vinces nem Katrinas todos os anos.

P.S. Não percebo a relacao entre o facto de estar à bastante tempo um padrão de tempo mais quente com a impossibilidade total de,mais ou menos repentinamente, aparecer um período mais frio. Não me parece que este padrão se mantenha nos próximos 20 anos. No passado, há muitos exemplos do género, por exemplo. A década de 50 tinha nevões a cotas baixas, quase todos os anos, a temperatura média era bem mais baixa, mas isso não foi impeditivo do mês de janeiro de 1957 ter tido uma das maiores anomalias positivas na temperatura dos últimos 100 anos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Onde é que está o exagero?

Além do mais, falei numa situação hipotética, que nem sequer está prevista nos modelos, que é raríssima na Europa ( mas já aconteceu no passado, grandes nevões a cotas baixas com entradas atlânticas gélidas) , e é mais frequente na América do Norte.

Quando ocorreu a histórica descida do vórtice polar à 2 ou 3 anos na América do Norte, com as temperaturas nos 50 graus negativos em algumas regiões e os gigantescos nevões em latitudes baixas, onde nem sequer é costume nevar, com certeza devias estar distraído.

Ou achas que algo do género por cá trazia um bocadinho de neve e um bocadinho de frio?

Claro que é raríssimo, ainda para mais nos tempos que correm com o aquecimento global, mais difícil se torna de ocorrer.

Eu, como Meteolouco, gostava de passar por algo do género pelo menos uma vez na vida.
O exagero é evidente!

Mas o pior é estares mesmo fora de contexto, com a história do "espero pelo menos uma vez viver um evento desses do vórtice polar aqui". Não estás mesmo a entender o que é o deslocamento ou split do Vórtice Polar. Não vem por aí até às nossas latitudes o ar do pólo tipo filme. Volto a repetir que apenas mexe com os centros de acção, aumentando a probabilidade de mergulhos frios a latitudes mais baixas, nada de raro.

Quando o vórtice polar se deslocou para cima dos EUA viste por acaso nevar em zonas com clima como o nosso? São Francisco, etc? Pois não.. Viste sim nevões e frio intenso nos locais onde o clima é propício a tal.
E volto a realçar, aquecimentos da estratosfera não são a raridade que referes. São relativamente comuns. Pesquisa na net artigos sobre o assunto. Há bastantes.

Irrita-me essa postura, porque obviamente nenhum de nós sabe tudo, e andamos aqui a aprender uns com os outros, é esse o espírito. Portanto acho bastante mau esse quase jurar a pés juntos e teimosia quando estás a insistir num assunto no qual estás equivocado..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu apenas falei na possibilidade de termos um pouco mais de frio, coisa que por cá nao tem abundado. Nem sequer falei em Apocalipses, mas pronto.

Vivi os nevões de 83, apesar de ser muito pequeno. Contentava - me em termos algo parecido, mas hoje em dia é quase impossível, pois o clima está muito mais quente.

Não digo mais nada sobre este assunto e peco desculpa pela minha ignorância.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A nivel macro o nosso clima tem muito semelhanças com o clima da costa Oeste dos EUA , mas a se analisarmos mais detalhadamente encontram-se diferenças San Francisco nao tem calor no Verão, mas exceptuando essas diferenças,do ponto de vista generico sao regiões semelhantes.
O problema destas duas regioes nao é tanto a Latitude mas a estabilidade anticiclonica, no nosso caso a corrente do Golfo e o efeito esquentador do AA. A nossa latitude é ate elevada esta localizada acima da metade do hemisferio Norte a menos de 10-14 graus da barreira dos 50 graus Norte, não é essa a condicionante mas sim a corrente do Golfo isso acontece tb na costa oeste americana é por isso que é mais facil nevar na costa da Georgia ou na Florida com o a quebra do vortice polar que em San Francisco em latitudes mais elevadas.
Agora teoria com a queda do vortice polar em tese poderiamos ter supresas isso sem duvida.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Bem, estive a pesquisar sobre San Francisco e não encontrei grandes semelhanças com o clima do Litoral Norte. 500 mm de precipitacao anual e já não neva à décadas , deve ter alguma semelhança com o clima do Algarve.
San Francisco tem temperaturas de 15 graus de maxima em pleno Verão, raramente têm temperaturas acima dos 30 graus, por outro lado é bem mais seca que o litoral do norte de Portugal para encontrarmos valores de precipitação com a regularidade do Litoral norte português e galiza temos de ir bem mais para Norte para o estado washigton.Para termos uma ideia no Canada na British Columbia no Okanagan Valley é uma região vinicula falamos numa latitude 50 graus N.
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Bem, estive a pesquisar sobre San Francisco e não encontrei grandes semelhanças com o clima do Litoral Norte. 500 mm de precipitacao anual e já não neva à décadas , deve ter alguma semelhança com o clima do Algarve.
Vancouver é o clima galego nortenho do litoral de Portugal, mas com neve regular no Inverno mas sem frios gelidos ou extremos tudo soft no ponto, e sem lestadas quentes.Para mim para o meu gosto é a minha definição de clima perfeito e ideal.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Em zonas de montanha não se brinca neste tipo de situações, não se vai para lá só de manhã sabendo que vem mau tempo durante a tarde, foi uma irresponsabilidade! Uma irresponsabilidade que vai levar a que bombeiros ou outras entidades arrisquem a vida para os salvar....

Mas não estou a criticar, as pessoas têm que ter consciência dos riscos, coisa que infelizmente não têm.
Há pessoas malucas para tudo. Não vale a pena andarem a especular! Muita coisa pode ter acontecido. Se calhar não tinham net ou acesso para verem as previsões. A informação que nos é dada é insuficiente para podermos fazer juízos de valor.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Seja como for foi inconsciente e improdente...se não conheciam o terreno não iam para lá ainda por cima num dia em que estava anunciado alerta amarelo de chuca e queda de neve!! De facto por paninhos quentes sobre quem prevarica e brinca pondo a sua vida e a dos outros (bombeiros) em risco é no mínimo lamentável.

No final da operação devia de ser apresentado a conta a quem teve a infeliz ideia de ir caminhar para a zona do Arado, num dia ONDE JÁ SE PREVIA MAU TEMPO. Desejo a melhor sorte do mundo a quem mais uma vez tem que arriscar a sua vida para encontrar alguém que estava bem era em casa.

Vivemos na républica das bananas é o que é.
Como já mencionei, muita coisa pode ter acontecido. A informação que nos dão não é suficiente para julgarmos ou dizer o que é certo ou errado. Se calhar não tinham acesso à internet para verem as previsões. "Atacar" estes montanhistas não vale a pena. Eles têm tanto valor quanto esses bombeiros, que escolheram arriscar as suas vidas para proteger as de outras. Desejo muita sorte para todos, incluindo os montanhistas que não devem ser deixados de lado só porque cometeram um erro ou não.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e boneli

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Como já mencionei, muita coisa pode ter acontecido. A informação que nos dão não é suficiente para julgarmos ou dizer o que é certo ou errado. Se calhar não tinham acesso à internet para verem as previsões. "Atacar" estes montanhistas não vale a pena. Eles têm tanto valor quanto esses bombeiros, que escolheram arriscar as suas vidas para proteger as de outras. Desejo muita sorte para todos, incluindo os montanhistas que não devem ser deixados de lado só porque cometeram um erro ou não.
Não tinham Internet? Não me digas que não sabiam que ia chover hoje?

Deviam era pagar o salvamento. Tremenda irresponsabilidade.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Como já mencionei, muita coisa pode ter acontecido. A informação que nos dão não é suficiente para julgarmos ou dizer o que é certo ou errado. Se calhar não tinham acesso à internet para verem as previsões. "Atacar" estes montanhistas não vale a pena. Eles têm tanto valor quanto esses bombeiros, que escolheram arriscar as suas vidas para proteger as de outras. Desejo muita sorte para todos, incluindo os montanhistas que não devem ser deixados de lado só porque cometeram um erro ou não.

Justificar o injustificável..ninguém é posto de lado. Quem faz montanhismo e se lhe chamas montanhistas a regar numero é a segurança, segurança e segurança! Alguma coisa falhou e a partir do momento que saem para aquela zona num dia como hoje para fazer montanhismo não é preciso dizer mais nada!
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não tinham Internet? Não me digas que não sabiam que ia chover hoje?

Deviam era pagar o salvamento. Tremenda irresponsabilidade.
Como é que sabes que eles tinham net? Não estavas lá pois não? Pagar o salvamento? Se passar um tornado na tua casa que construíste, tu deverias pagar os estragos? A irresponsabilidade foi tua por construíres uma casa nessa zona, e não teres pesquisado melhor não é?
Para mim não faz sentido.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.