Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Atenção malta, este recuou dos modelos verificados ontem, sejamos sinceros nem é bem um recuou á séria, é um recuozinho, tiraram um poucadinho, mas eis que voltam a carregar novamente. Os modelos estão numa estranha sintonia, e consistentes sinceramente não vejo a depressão a mergulhar no meio do atlantico, nem vejo o AA ou a dorsal a evitar seja o que for aqui, este cenário não é muito instável. O que me permite já inferir que algo desta vez vêm ai, se vai ser suficiente para surpresas a cotas baixas? não sabemos ainda, que vai haver precipitação? não sabemos...Mas uma coisa sei a trajectória daquela depressão tudo, indica que passará por cá, estou estranhamente optimista, se bem que em meteorologia nunca se sabe o que pode acontecer. Agora que algo virá, isso acho que já é um dado quase adquirido.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
É bom manter a esperança e algum entusiasmo mas...
Quase todos os anos (senão todos...) os modelos mostram no médio prazo no período de Outono / Inverno uma situação deste tipo. Este ano a única diferença é que estamos a passar por isto mais tarde. E no meio disto eu já vi (e por mais de uma vez) recuos até abaixo das 48h! Se consultarem arquivos do fórum verificarão isto... Ademais poderão ver que muitas destas situações levaram ao proliferar da terminologia "fiasco meteorológico" para estes eventos.

Isto para dizer que por mais que possamos ter uma situação interessante, não se entusiasmem em demasia.Este é um filme "por demais visto". E nem é um problema dos modelos falharem. É apenas a limitação habitual dos modelos para um território com as características climatológicas e geográficas do nosso. Um pequeno ajuste dentro da malha grosseira dos modelos globais é condição suficiente para uma enorme viragem (mesmo a curto prazo).
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Os modelos continuam-nos a querer fazer sonhar:rolleyes: e cada vez se aproximam mais, já á muitas runs que não falamos do 2º painel nem nada que se pareça. Claro que existe a probabilidade de esfumar-se tudo, mas tambem existe a probabilidade cada vez maior de desta vez o Pedro poder vir a ser mesmo atacado pelo Lobo....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Aquela depressão que o ECM "inventa" no domingo no Algarve é mesmo de génio. :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
De frio, chuva ou ambos? Obrigado.

Falando numa perspetiva científica, vendo a previsão mensal do IPMA, Marco poderá ter temperatura dentro da média ou mesmo abaixo e poderá ser chuvoso nas regiões a Norte do Sistema Montejunto - Estrela. E talvez com mais nevões a cotas médias / altas.

Falando numa perspectiva não científica, eu vejo os animais que estavam todos a despertar com o mês de janeiro ameno que tivemos e vejo - os agora a retrairem - se de novo e até recolher mesmo, os bosques estão de novo mais silenciosos. Por outro lado, muitas vezes vejo que quando se instala em Fevereiro uma corrente oceânica, se prolonga até marco. Isto, aliado a outros sinais ainda mais empíricos ( que guardo para mim) , na minha opinião, poderemos ter um mês de Março algo chuvoso e / ou algo frio.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Falando numa perspetiva científica, vendo a previsão mensal do IPMA, Marco poderá ter temperatura dentro da média ou mesmo abaixo e poderá ser chuvoso nas regiões a Norte do Sistema Montejunto - Estrela. E talvez com mais nevões a cotas médias / altas.

Falando numa perspectiva não científica, eu vejo os animais que estavam todos a despertar com o mês de janeiro ameno que tivemos e vejo - os agora a retrairem - se de novo e até recolher mesmo, os bosques estão de novo mais silenciosos. Por outro lado, muitas vezes vejo que quando se instala em Fevereiro uma corrente oceânica, se prolonga até marco. Isto, aliado a outros sinais ainda mais empíricos ( que guardo para mim) , na minha opinião, poderemos ter um mês de Março algo chuvoso e / ou algo frio.
Muito obrigado. O meu problema são sempre as geadas... o Janeiro estava ameno, já cheirava a Primavera e depois vieram o frio e as geadas... acho que me precipitei a plantar as coisas mais sensíveis cedo de mais... a ver vamos.
 
  • Gosto
Reactions: james

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Açores e anticiclone. Não obstante a passagem de uma frente muito fraca nos próximos dias, penso que a melhor forma de resumir o cenário é este:



Qualquer coisa como 1 ano e meio com o anticiclone estacionado ou nas imediações do arquipélago. Fluxo zonal...

gQEt4SZ.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.