Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Obviamente que pode haver entradas frias mas os melhores meses já passaram Janeiro e Fevereiro.

Olha que às vezes ainda pode aparecer alguma jeitosa. Mas também há anos mais propícios , este não me parece muito.
E, claro, se estivermos a falar de cotas baixas, a melhor época já passou, claro.

Mas eu também estava a falar de entradas frias na primavera, porque são boas para arrastar para cima de nós períodos de instabilidade, trazendo com isso bons mm de chuva também.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Olha que às vezes ainda pode aparecer alguma jeitosa. Mas também há anos mais propícios , este não me parece muito.
E, claro, se estivermos a falar de cotas baixas, a melhor época já passou, claro.

Mas eu também estava a falar de entradas frias na primavera, porque são boas para arrastar para cima de nós períodos de instabilidade, trazendo com isso bons mm de chuva também.
Claro que pode nevar até em Maio, quantas vezes não vimos já isso? Mas fica restrito praticamente só á serra da Estrela e a mais 4 ou 5 serras.
Era bom que houvesse milagres de nevar neste período da primavera a cotas médias/ baixas mas é muito dificil.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Claro que pode nevar até em Maio, quantas vezes não vimos já isso? Mas fica restrito praticamente só á serra da Estrela e a mais 4 ou 5 serras.
Era bom que houvesse milagres de nevar neste período da primavera a cotas médias/ baixas mas é muito dificil.

Sim, claro, nevar a cotas médias na primavera só ocorre excepcionalmente. Mas eu não estava só a falar de neve mas de uma entrada fria normal com chuva e algum frio. Isso ainda voltará a acontecer , com certeza, é bom para quem gosta do frio ( como eu) , voltar a sentir o vento frio de NO a bater em cheio. :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, claro, nevar a cotas médias na primavera só ocorre excepcionalmente. Mas eu não estava só a falar de neve mas de uma entrada fria normal com chuva e algum frio. Isso ainda voltará a acontecer , com certeza, é bom para quem gosta do frio ( como eu) , voltar a sentir o vento frio de NO a bater em cheio. :D
Que venha ela! é disso que gostamos:cold::rain::thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Calor e tempo propício para trovoadas também nem sempre combina...


Sou eu que estou a ver mal,mas não vejo calor nenhum de jeito a vir ai? Previsões de maximas de 20 graus em apenas 2,3 dias no litoral minimas abaixo do 11 graus e depois com a tendencia para baixar a medio prazo e com um atlântico instavel ao lado? A dorsal ainda pode trazer alguma supresa, mas sinceramente do que vejo, nao vejo calor nenhum significativo.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sou eu que estou a ver mal,mas não vejo calor nenhum de jeito a vir ai? Previsões de maximas de 20 graus em apenas 2,3 dias no litoral minimas abaixo do 11 graus e depois com a tendencia para baixar a medio prazo e com um atlântico instavel ao lado? A dorsal ainda pode trazer alguma supresa, mas sinceramente do que vejo, nao vejo calor nenhum significativo.


É o que eu já cheguei a afirmar, mas parece que muita gente ainda não está a ligar muito.
Desde Fevereiro que há uma discrepância entre a previsão a longo prazo e a previsão mensal. Marco parece que vai estar mais ou menos dentro da temperatura média normal, embora a tendência, para já, seja também de precipitação bastante abaixo da média.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Pedir entradas frias com frentes de NW é continuar a pedir tempo de seca a Sul... venha o calor e tempo propicio a trovoadas. Felizmente que está mais inclinado para vir o calor.

Ainda temos o mês de Abril pela frente a Primavera é um mix de tudo um pouco frio,calor,cut-offs que podem favorecer o sul, depressoes atlanticas, isto é a nossa Primavera, ainda nao estamos em Maio muita coisa ainda pode acontecer. Trovoadas isso é bom nas mesetas espanholas, cá nem por isso.O sul beneficia com depressoes atlanticas, setubal,montemor,evora, litoral alentejano devem a sua pluviosidade a superficies frontais, o extremo sudeste é que nao, mas o sudeste nao representa todo o sul do pais.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
É o que eu já cheguei a afirmar, mas parece que muita gente ainda não está a ligar muito.
Desde Fevereiro que há uma discrepância entre a previsão a longo prazo e a previsão mensal. Marco parece que vai estar mais ou menos dentro da temperatura média normal, embora a tendência, para já, seja também de precipitação bastante abaixo da média.

Esta tudo com saudades do calor.A maioria das pessoas gostam mais do calor do que de frio. Ja oiço pessoas a queixarem se do frio e a perguntarem-me quando acaba.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Atenção que este tópico é o de seguimento livre, quando se fala em calor e trovoadas são meros desejos ou especulações em pouco ou nada baseados no modelos de previsão. Foi para isso mesmo que este tópico foi criado.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Continua - se a vislumbrar pouca precipitação no horizonte, mas por outro lado, parece que um fortalecimento do anticiclone ( que chegou a ser esboçado) , está a desvanecer - se. Há realmente alguma possível instabilidade a partir do final da próxima semana.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.