Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
A circulação meridional persiste. O anticiclone apenas deslocou-se para oeste beneficiando a península Ibérica.

Para exemplificar (água precipitável na atmosfera em polegadas):

l0XQBvU.gif
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Bom dia, em Chaves nevou acima dos 600/650 metros mas só acumulou acima dos 750/800 metros... acumulação não é significativa, vai desaparecer num ápice...
A meu ver o IPMA esteve mal, não pela cota, nevou no limite superior da sua previsão, mas sim pela banalização de avisos sem sentido, a meu ver por caírem meia duzia de flocos não deve haver avisos, pelo menos desta natureza em que pintam um distrito inteiro de amarelo sem razão (mudem os mapas de uma vez por todas por concelho ou sub-zonas climáticas), já faria sentido pintar por exemplo a zona de Barroso (Montalegre e Boticas) e deixar a verde a Régua (vale do Douro).
Seria de bom tom o IPMA moderar os média, desde sempre que defendi que a culpa destas noticias não são dos jornais (querem vender...) mas sim do próprio IPMA que o permite, muitas vezes até partilham estas notícias sensacionalistas no seu Facebook... ou seja corroboram-nas, apenas aparecer? Se é isso é péssimo!
E depois todo este disparate tem custos ao país e custos de reputação... mas sinceramente nunca me pareceu até hoje que estejam muito preocupados com estes últimos.

Concordo ontem foi neve de "spray" , um disparate tanto alarme! acredito que no fim de semana seja mais a sério. Estes avisos desmedidos podem em vez de ser preventivos ter o efeito completamente contrario.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Entretanto chuva de jeito para o Algarve é uma miragem! O GFS insiste em cortar todos os eventos. Basicamente chuva só para os sítios do costume.
Segunda 4 deverá ser o melhor dia para o país em geral excepto Algarve. Depois é esperar esperar mas o tempo começa a ser pouco...

O ECM coloca uns 14 mm para aqui, na 2ª feira, mas acho que é muita fruta. :huhlmao:Tendo, em conta, o mês de Março que tivemos provavelmente a seca severa já deve aparecer no sotavento algarvio. A única coisa que é diferente este ano é as temperaturas serem mais baixas do que no ano passado, porque em termos de precipitação, estamos bem pior, com um dos Marços mais secos dos últimos 10 a 15 anos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
O ECM coloca uns 14 mm para aqui, na 2ª feira, mas acho que é muita fruta. :huhlmao:Tendo, em conta, o mês de Março que tivemos provavelmente a seca severa já deve aparecer no sotavento algarvio. A única coisa que é diferente este ano é as temperaturas serem mais baixas do que no ano passado, porque em termos de precipitação, estamos bem pior, com um dos Marços mais secos dos últimos 10 a 15 anos.

Concordo contigo! Estive na Páscoa pelo Algarve e a seca faz-se efetivamente sentir. Não é uma invenção das nossas cabeças. Os recentes episódios convectivos foram muito pontuais. À excepção das regiões serranas os terrenos estão muito secos e a erva já começa a espigar e secar.Na serra as ribeiras estão com caudal de Junho/Julho e no Barrocal nem em Setembro se verificam caudais tão baixos. Os 14mm seriam portanto uma esmola mas até isso parece-me demasiado optimista para muitos locais dada a possível deslocação de frente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
O tempo tem sido repetitivo...

A6AjSmW.gif


... e nos próximos dias continuarão a haver plumas tropicais no território português. Só que chuva de jeito nem vê-la.

O este canadiano tem brutais anomalias na temperatura do oceano:

4XZT5S0.gif


O que é certo é que está em vista mais uma tempestade colossal, o que é nada de novo na zona em questão:

DK9ZwcM.png


NiwcOyd.png


Qual será o impacto na precipitação dos Açores quando finalmente a circulação zonal for reestabelecida? Menos chuva certamente. A anomalia negativa a norte/noroeste está para ficar aparentemente.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É difícil acreditar que há um ano atrás as temperaturas já chegavam aos 30°C...
(01/04/2015)
EmEnVEi.png

Enquanto que neste ano...
(01/04/2016)
s4hGoaF.jpg

Queriam frio em Janeiro? Aqui o têm...mas em Abril.:lol:


No ano passado, tivemos uma primavera completamente anómala. Com a temperatura quase sempre muito acima da média e, na segunda metade da primavera, tempo autenticamente de verão.

Tivemos cerca de 1 ano com temperaturas acima da média, podíamos ter agora 1 ano também de temperaturas abaixo da média.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
´
é mesmo o ano passado o calor entrou logo em Março.
No ano passado, tivemos uma primavera completamente anómala. Com a temperatura quase sempre muito acima da média e, na segunda metade da primavera, tempo autenticamente de verão.

Tivemos cerca de 1 ano com temperaturas acima da média, podíamos ter agora 1 ano também de temperaturas abaixo da média.
Não deixa de ser impressionante a diferença. :shocking: Quero ver como vai acabar este mês...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
É difícil acreditar que há um ano atrás as temperaturas já chegavam aos 30°C...
(01/04/2015)
EmEnVEi.png

Enquanto que neste ano...
(01/04/2016)
s4hGoaF.jpg

Queriam frio em Janeiro? Aqui o têm...mas em Abril.:lol:

O ano passado era literalmente o oposto...

y8k6sA3.png


Acho que se nos primeiros 15 dias chegar aos 20ºC faço uma festa :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.