Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Pela run das 6z do gfs, depois da entrada fria do proximo fim-de-semana vem calor, e as temperaturas nos sitios mais quentes podem chegar aos 30 graus.
Eu acho que vamos continuar a ter instabilidade.:)

Pelos modelos, a instabilidade vai continuar. Mas é isso que se quer, é isso que caracteriza a nossa primavera. :)

Repara que já na próxima quinta, a temperatura em alguns sítios , aqui no Litoral Norte, pode atingir os 22/23 graus. Depois a partir de sexta, regista uma descida brusca de 10 graus ou mais.

Uma primavera normal / típica no nosso país é animação garantida.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A instabilidade vai continuar a marcar o nosso clima durante os próximos 10-15 dias, é bom na minha opinião olharmos e não vermos bloqueios anticiclonicos prolongados, periodos quentes, ondas de calor precoces. Mesmo aqui mais a sul esta regularidade de dias de chuva diria desde de Janeiro tem sido óptima e pelos vistos vai continuar assim, :rolleyes:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Pela run das 6z do gfs, depois da entrada fria do proximo fim-de-semana vem calor, e as temperaturas nos sitios mais quentes podem chegar aos 30 graus.
Eu acho que vamos continuar a ter instabilidade.:)

Tudo muito pífio, muita á queima, muito em esforço, quer se queira quer não ainda não estamos num período com grandes calores, e atenção a tendência tem sido normalmente de retirar sempre calor porque a atmosfera, o atlântico tão tão instáveis que quem tem reinado no Atlântico têm sido as baixas pressões não dando muita hipótese para quer a dorsal quer o AA imporem-se no nosso territorio. O mediterrâneo central e oriental terão francas hipóteses de terem um Verão já antecipado daqui a uns dias, nós ainda estaremos sob efeito dos caprichos do Atlântico.
 
M

Membro excluído 274

Olhando os meteogramas desta casa... é arrepiante... vejo muita instabilidade e neve em muita quantidade (???) já abaixo das 120 horas! :shocking::shocking::shocking:

O MeteoGrama de Montalegre a fazer corar de vergonha o passado mês de Janeiro:

http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal

A confirmar-se espera-se um Abril com muita chuva, frio, muita neve a cotas altas nas serras do norte e do centro e pontualmente a pintar cotas médias como Montalegre.

A coisa não está fácil, ainda ontem em conversa com o meu pai lá desabafou... já não aguentam tanta água, nem podem meter os tratores às terras... ficam lá atolados na lama.
 
M

Membro excluído 274

Não tivemos Inverno nos meses apropriados... quem não recorda a bonança do mês de Novembro, Dezembro, Janeiro... pois bem... agora temos Inverno na Primavera:

Médio prazo pela MateoGalicia:

Na xornada do venres Galicia quedará nun área intermedia entre altas e baixas presións, pero con chegada de aire frío procedente do noroeste polo que teremos chuvascos pola tarde e unha cota de neve que podría caer por debaixo dos 1000 metros nas derradeiras horas. Xa na fin de semana as baixas presións continuarán preto de Galicia polo que a probabilidade de chuvia será alta pero os ventos rolarán a suroeste e as temperaturas serán algo máis suaves. Esta situación de chuvias e ventos do suroeste debería prevalecer nos primeiros días da vindeira semana.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Bom dia.
Espero que os modelos mudem... quero tempo de Primavera em Barcelona... Não quero andar cheio de roupa atrás... :pray::pray::pray:

Em Barcelona ainda te safas a depressão é Atlântica, vai incidir no Noroeste e centro/oeste da Penisula Ibérica. A Catalunha ficará com os restos, vai-lhes passar quase tudo ao lado .
Ontem o jornalista da sic que está acompanhar o Benfica em Munique estava praticamente em camisa sem sequer um agasalho por cima, lógico máximas a rondar os 20º graus ou mais. A primavera está a chegar ao mediterrâneo central e a passar os Alpes, nós cá vamos estar em modo escocês, principalmente em terras nortenhas.
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
E ainda dizem que não existe a lei da compensação na meteorologia... :rolleyes:

James a tua analise empírica relativo aos sinais da flora bateram certo. Na minha opinião existe mesmo, para mim é uma manta, e uma coisa é certa com Atlântico ao lado, nas nossas latitudes, nunca teremos anticiclones eternos nem depressões eternas, andaremos sempre a alternar entre períodos mais quentes e secos e períodos mais frescos e húmidos e logicamente que os cenários do aquecimento global que vamos ter o clima a,b ou c serão sempre desmentidos pela realidade.
Por algum motivo as medias de precipitação e de temperaturas retratam essa realidade.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Em Barcelona ainda te safas a depressão é Atlântica, vai incidir no Noroeste e centro/oeste da Penisula Ibérica. A Catalunha ficará com os restos, vai-lhes passar quase tudo ao lado .
Ontem o jornalista da sic que está acompanhar o Benfica em Munique estava praticamente em camisa sem sequer um agasalho por cima, lógico máximas a rondar os 20º graus ou mais. A primavera está a chegar ao mediterrâneo central e a passar os Alpes, nós cá vamos estar em modo escocês, principalmente em terras nortenhas.

Eu estou no sul de Itália e aqui esta uma autentica primavera, sol e calor.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu estou no sul de Itália e aqui esta uma autentica primavera, sol e calor.
Imagino que sim, o clima Italiano tem uma particularidade diferente do nosso litoral oeste, têm Invernos mais continentais e frios normalmente de curta duração, bem mais frios que os nossos, e depois têm primaveras e outonos húmidos mas quentes com noites de nos fazer inveja em pleno pico do Verão, mesmo no centro norte de Itália note-se isso, imagino no sul ainda deve ser mais vincado.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.