Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu, por acaso, quero chuva, muita chuva ( de preferência com frio e neve também) até Junho. Depois há tempo de vir algum calor. :rain:
Quem não gosta, pode sempre mudar - se para o Algarve, Andaluzia, Marrocos. :lol:

E, já agora, não há nada melhor do que chover ao fim de semana, dá para apreciar melhor esse fantástico fenómeno.

Também adoro chuva e mau tempo, desde que sem consequências humanas graves e estragos, e tenho a sorte de viver numa das regiões e Cidade mais chuvosas do País, onde posso apreciar muitas vezes esse fenómeno :D

Quanto às previsões, de momento a situação não é muito favorável ao Sul, serão mais o Norte/Centro os beneficiados. O sul precisa de boa chuva, era bom que a instabildade se generalizasse um pouco mais :trovao:
 


M

Membro excluído 274

IPMA:
Previsão para sábado, 9.abril.2016
Regiões do Norte e Centro:
Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes
regiões, passando a aguaceiros durante a tarde, que serão de neve
acima de 1200/1400 metros, descendo gradualmente a cota para os
800/1000 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima na região Norte.
Pequena descida da temperatura máxima.

REGIÃO SUL:
Céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir
da manhã.
Períodos de chuva fraca no Alentejo a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste.

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Sandra Correia.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 6 de abril de 2016 às 11:2 UTC

A acumulação de neve a cotas altas, acima dos 1200/1400 metros vai ser muito significativa. Quem mme dera estar em Pitões das Júnias!
 
  • Gosto
Reactions: Topê e james

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Apenas uma nota:

O tema da "chuva ao fim de semana" é à partida mais engraçado do que possa saltar à primeira vista. Não existe uma evidência para além da resposta mais óbvia (e até aquela que para mim me parece mais acertada) da coincidência. Contudo já se fizeram estudos e há estatística sobre o assunto pelo que há teorias e argumentações com alguma metodologia científica que tentam provar a tese de que chove mais ao fim de semana. Penso que já se falou disso por aqui no fórum em algum tópico e, se encontrar, linkarei.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Por falar em fim de semana, e algo que achei bastante curioso, este ano praticamente sempre que nevou, foi em um fim de semana! até comentamos isso na nossa ultima subida ao pico da nevosa. coincidências!
Pois é. Quando ia escalar a Sintra, nos sábados, esteve sempre a chover! Acho que nunca choveu a meio da semana, este ano, até agora. Muito interessante...:intrigante:
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Apenas uma nota:

O tema da "chuva ao fim de semana" é à partida mais engraçado do que possa saltar à primeira vista. Não existe uma evidência para além da resposta mais óbvia (e até aquela que para mim me parece mais acertada) da coincidência. Contudo já se fizeram estudos e há estatística sobre o assunto pelo que há teorias e argumentações com alguma metodologia científica que tentam provar a tese de que chove mais ao fim de semana. Penso que já se falou disso por aqui no fórum em algum tópico e, se encontrar, linkarei.
Lembro-me bem dessas conversas aqui no forum já há uns bons anos, de que só chovia ao fim-de-semana.
Na altura até se falou aqui que "existia?" um estudo que relacionava a poluição atmosférica que é gerada durante a semana nas grandes cidades que levava à ocorrência de maiores probabilidades de precipitação ao fim-de-semana. Pesquisei aqui no forum sobre isso mas não encontrei.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Também adoro chuva e mau tempo, desde que sem consequências humanas graves e estragos, e tenho a sorte de viver numa das regiões e Cidade mais chuvosas do País, onde posso apreciar muitas vezes esse fenómeno :D

Quanto às previsões, de momento a situação não é muito favorável ao Sul, serão mais o Norte/Centro os beneficiados. O sul precisa de boa chuva, era bom que a instabildade se generalizasse um pouco mais :trovao:

atenção pode haver surpresas mesmo para a metade sul do territorio, estas depressões como o colega Gerofil referiu podem cavar para sul e ficarem estacionárias por cá, diria que no inicio do evento o Noroeste e centro Oeste serão como costume os mais beneficiados, depois da 1ª fase do evento não descarto a hipotese de termos isto bem distribuído a nivel nacional.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Gerofil e TiagoLC

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Bem que o Sul precisa desta instabilidade!

Talvez o extremo sudoeste, porque aqui no centro/sul, margem sul do tejo, litoral oeste, Lisboa, alto Alentejo os valores de precipitação tão dentro da média e com este evento subirão facilmente. Se chegar ao sul volto a repetir não é preciso chover muito para superar a média nesta altura do ano.Boas noticias.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Lembro-me bem dessas conversas aqui no forum já há uns bons anos, de que só chovia ao fim-de-semana.
Na altura até se falou aqui que "existia?" um estudo que relacionava a poluição atmosférica que é gerada durante a semana nas grandes cidades que levava à ocorrência de maiores probabilidades de precipitação ao fim-de-semana. Pesquisei aqui no forum sobre isso mas não encontrei.
Pesquisa no google e encontrei um estudo da universidade do Porto:
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/13281/2/impactepoluicao000070788.pdf
e mais alguns links/noticias
http://revistagalileu.globo.com/Rev...6-211,00-CHOVE+MAIS+NOS+FINAIS+DE+SEMANA.html
https://pessoadma.wordpress.com/2009/07/18/por-que-chove-nos-finais-de-semana/
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu não acho que chova mais no fim de semana que durante a semana. Há alturas em que chove mais numa altura ou noutra, é mera coincidência.
Se estivéssemos a falar na relação entre atividade humana / trânsito / poluição ser mais intensa durante a semana, penso que esse facto teria que provocar uma reacção instantânea no estado do tempo, o que acho literalmente impossível. Por isso, penso que não será por aí.

As pessoas têm também que se adaptar ao clima da sua zona ou da estação do ano.
Da mesma forma que eu não estou à espera de ter 15 dias seguidos de chuva no verão, quem vive numa zona seca não deve estar também à espera que venham longos períodos chuvosos. Da mesma forma, quem vive em zonas chuvosas, também não deve esperar que esteja muito tempo sem chover. As coisas são assim mesmo.

Uma nota final. A Primavera no ano passado, no Litoral Norte, com um padrão predominantemente seco, com a temperatura muito acima da média e longos períodos de sol, foi o resultante de uma anomalia, possivelmente provocada pelo fenómeno " El Niño ". Não é esse o padrão habitual, goste - se ou não.
 
  • Gosto
Reactions: Topê e Thomar

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Partilho a mesma sensação. Chove, ou está tempo mais nublado, quanto mais perto se está do fim-de-semana, ou no próprio. No Sul como é comum chover menos que no Centro e Norte, ainda dá para notar mais esse facto. É uma sensação que inconscientemente sempre tive e que afinal de contas há mais gente que a partilha.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e TiagoLC

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu não acho que chova mais no fim de semana que durante a semana. Há alturas em que chove mais numa altura ou noutra, é mera coincidência.
Se estivéssemos a falar na relação entre atividade humana / trânsito / poluição ser mais intensa durante a semana, penso que esse facto teria que provocar uma reacção instantânea no estado do tempo, o que acho literalmente impossível. Por isso, penso que não será por aí.

As pessoas têm também que se adaptar ao clima da sua zona ou da estação do ano.
Da mesma forma que eu não estou à espera de ter 15 dias seguidos de chuva no verão, quem vive numa zona seca não deve estar também à espera que venham longos períodos chuvosos. Da mesma forma, quem vive em zonas chuvosas, também não deve esperar que esteja muito tempo sem chover. As coisas são assim mesmo.

Uma nota final. A Primavera no ano passado, no Litoral Norte, com um padrão predominantemente seco, com a temperatura muito acima da média e longos períodos de sol, foi o resultante de uma anomalia, possivelmente provocada pelo fenómeno " El Niño ". Não é esse o padrão habitual, goste - se ou não.


Sim quem tiver duvidas basta constatar as medias e as anomalias climáticas elas existem para isso mesmo se não era tudo baseado em impulsos, sensações de senso comum.
Se estações de cidades como o Porto ou Braga tem valores de precipitação na ordem dos 110-140 mm é porque chove tanto no Litoral Norte em Media em Abril como chove em Lisboa em Dezembro tão simples como isto sem tirar nem por, é lógico que a media é resultante de uma média apurada em vários anos, teremos anos muito abaixo da média como acima da média mas isso é perfeitamente natural e normal e dentro deste padrão existem desvios padrões que foi o que aconteceu o ano passado ou em outros anos. Logo em síntese o que estamos a presenciar é mais que normal e mesmo que chova mais que a média será na mesma forma normal, para termos um cenário anormal para o Litoral Norte teríamos de ter valores na ordem dos 300 mm para ai este mês no meu ponto de vista.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim quem tiver duvidas basta constatar as medias e as anomalias climáticas elas existem para isso mesmo se não era tudo baseado em impulsos, sensações de senso comum.
Se estações de cidades como o Porto ou Braga tem valores de precipitação na ordem dos 110-40 mm é porque chove tanto no Litoral Norte em Media em Abril como chove em Lisboa em Dezembro tão simples como isto sem tirar nem por, é lógico que a media é resultante de uma média apurada em vários anos, teremos anos muito abaixo da média como acima da média mas isso é perfeitamente natural e normal e dentro deste padrão existem desvios padrões que foi o que aconteceu o ano passado ou em outros anos. Logo em síntese o que estamos a presenciar é mais que normal e mesmo que chova mais que a média será na mesma forma normal, para termos um cenário anormal para o Litoral Norte teríamos de ter valores na ordem dos 300 mm para ai este mês no meu ponto de vista.

Mas nem só as normais climáticas. Por exemplo, maio do ano passado registou aqui no Minho precipitação um pouco acima da média, mas à custa de 4/5 dias de chuva. De resto, foi extremamente quente e seco. O que não é nada normal para um mês de Maio.

A globalização e o acesso generalizado à informação veio provocar,na minha opinião, uma alteração na percecao da meteorologia. Antigamente, as pessoas conheciam e adaptavam - se ao clima da sua zona. Porque senão, se assim não fosse, quem gostava muito de chuva em Marrocos ou quem gostasse muito de sol em Londres suicidava - se.

Com o acesso em tempo real à informação ( meteorologica incluída) passaram a ter sentimentos contraditórios com o Estado do tempo.
Muitas pessoas, provavelmente sofrendo ainda de alguma imaturidade meteorológica ou precisando de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre meteorologia, ficam tristes, desanimados quando determinada região recebe dias e dias consecutivos de chuva e a região deles não recebe. Ou ficam tristes, desanimados quando determinada região tem tempo ameno e muitos dias de sol e a região deles tem chuva/ humidade.

É assim porque é de ser assim, são regiões climáticas diferentes. Mas, com o acesso imediato a tanta informação em tempo real e imediato, por vezes há pessoas que não conseguem filtrar devidamente a informação.
E isso vê - se muitas vezes aqui no Fórum.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Mas nem só as normais climáticas. Por exemplo, maio do ano passado registou aqui no Minho precipitação um pouco acima da média, mas à custa de 4/5 dias de chuva. De resto, foi extremamente quente e seco. O que não é nada normal para um mês de Maio.

A globalização e o acesso generalizado à informação veio provocar,na minha opinião, uma alteração na percecao da meteorologia. Antigamente, as pessoas conheciam e adaptavam - se ao clima da sua zona. Porque senão, se assim não fosse, quem gostava muito de chuva em Marrocos ou quem gostasse muito de sol em Londres suicidava - se.

Com o acesso em tempo real à informação ( meteorologica incluída) passaram a ter sentimentos contraditórios com o Estado do tempo.
Muitas pessoas, provavelmente sofrendo ainda de alguma imaturidade meteorológica ou precisando de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre meteorologia, ficam tristes, desanimados quando determinada região recebe dias e dias consecutivos de chuva e a região deles não recebe. Ou ficam tristes, desanimados quando determinada região tem tempo ameno e muitos dias de sol e a região deles tem chuva/ humidade.

É assim porque é de ser assim, são regiões climáticas diferentes. Mas, com o acesso imediato a tanta informação em tempo real e imediato, por vezes há pessoas que não conseguem filtrar devidamente a informação.
E isso vê - se muitas vezes aqui no Fórum.

Sim existem varias percepções meteorologicas nas pessoas então num mundo globalizado é tudo muito rápido e tudo em excesso, acaba por ser um negocio, é preciso turistas, são precisas noticias, são precisos percepções das populações para justificarem e alimentarem teorias como o aquecimento global ou alterações climáticas( não ponho nada disto em causa atenção). Em Portugal acontece uma outra coisa, o clima barómetro, como a musica, o desporto, seja o que for é Lisboa, logo o clima é um pouco generalizado para o clima lisboeta, principalmente nos media, quando ouvimos nas radios, tvs as pessoas a queixarem da chuva muitas têm como referência o clima de Lisboa.
Portugal tem um folk musical poderoso, super rico, e estilos de musica super alegres, mas Portugal é irreversivelmente sempre associado ao "fado" e há melancolia, o fado é lisboeta mesmo de gema isso não significa que não tenha sido adoptado em outras regiões mas a sua essência é Lisboeta, agora em Portugal existem centenas de estilos de musica tradicionais que nada têm haver com o fado, mas o fado ficou como o estilo de musica representativo de todo o Portugal, e no clima acontece um pouco isto também.
 
  • Gosto
Reactions: james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Os modelos estão a melhorar e acho que ainda vão melhorar a médio e longo prazo pois a depressão vai ficar estacionária no atlântico e depois só tem praticamente hipóteses de vir para leste aproximando-se na nossa costa. Isto pode traduzir-se em 10-15 dias de chuva de instabilidade, até a depressão mirrar e o atlântico acalmar teremos muita instabilidade no nosso territorio e volto repetir não sou adivinho e isto na meteorologia é sempre complicado mas estou mesmo convencido que a instabilidade será generalizada em praticamente todo o territorio.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
O sul continua à espera de um bom evento! Ainda tenho esperança que os modelos revejam em alta as quantidades de precipitação para o sul.
Em todo o caso estou reticente...a depressão tinha de descer mais. Mais uma vez não estão reunidas as condições. Continua ali um bloqueio a sudoeste como de resto tem sido há vários meses.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.