Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Desculpem estar a intrometer-me mas concordo...
Por acaso aqui a nossa zona não está em seca, mas se estivesse e se não chovesse nada de jeito eu também reclamaria, percebo que não nos leva a lado nenhum mas pronto. Tenho familiares que vivem da agricultura e sei o quanto é mau estar dependente da chuva, na horta desses meus familiares tudo está dependente da agua que corre na ribeira, sem chuva não há agua na ribeira, sem agua na ribeira não há alimentos na horta. Em situações de seca fico mais triste por ver tudo seco do que ter o tempo monótono tal como no verão passado e reclamo porque não chove nada de jeito para amenizar a situação...
Quando eu falei em seca não falei propriamente da nossa região que depois de 1 ano de seca felizmente tem chovido com regularidade este ano. o meu pai vive da agricultura, tenho aqui uma fonte, em anos chuvosos não chega a secar no verão, em anos normais só seca lá para o fim de Agosto e em anos secos seca logo em Junho/ Julho ou menos, nesses mesmos anos secos como o ano passado o meu pai teve de gastar muito mais dinheiro porque a fonte secou depressa, a agricultura está sempre dependente da chuva.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Há exatamente 1 ano, o litoral estava a "arder":

35Vl8lr.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Para além da falta de chuva no Inverno pior ainda é a falta de chuva nesta época. Muitas zonas do Sul não estão a acumular. A humidade nos solos está em torno dos 20% e poucas zonas estão a ter chuva suficiente para repôr alguma humidade. Pior é o corte de precipitação que se verifica a toda a hora nos modelos.
Parece que existe uma parede na região Sul! Em contrapartida aumenta a Norte! Este padrão não muda à 4 meses. Impressionante!
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Há exatamente 1 ano, o litoral estava a "arder":

35Vl8lr.png

Sem duvida uma diferença abismal.. Hoje andei em altitude e aos 700 metros estava bastante frio aqui no Alto minho as serras mais altas ainda tinham bastante neve. Tirei algumas fotos para a serra do soajo e amarela, pena o tempo estar nublado e nao terem ficado nas melhores condições.

20160413_DSCN5096.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Quando eu falei em seca não falei propriamente da nossa região que depois de 1 ano de seca felizmente tem chovido com regularidade este ano. o meu pai vive da agricultura, tenho aqui uma fonte, em anos chuvosos não chega a secar no verão, em anos normais só seca lá para o fim de Agosto e em anos secos seca logo em Junho/ Julho ou menos, nesses mesmos anos secos como o ano passado o meu pai teve de gastar muito mais dinheiro porque a fonte secou depressa, a agricultura está sempre dependente da chuva.
Sim, eu sei mas disse isso para não pensarem que estava a dizer que a esta zona estava em seca. Em anos chuvosos ou normais a única ribeira que se aguenta no verão é a Ribeira de Arronches, muita gente depende dela, em anos secos seca em Maio/Junho e praticamente não há nada nas hortas, se houver é pouca coisa e são os nascentes que safam alguma coisa, gastam muito dinheiro na luz para puxar a água e ás vezes alguns também não se aguentam o verão todo e depois o trabalho e o dinheiro que se gastou foi em vão...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Sou do minho , essa expressão nunca ouvi, mas já ouvi várias pérolas.. alias como em todo o lado!

Eu sei que és, mas também entendo que haja expressões que se usem em certas localidades ou áreas, enquanto noutras não se usam essas expressões. Estou a falar da zona de Ronfe/Joane, a qual tenho o gosto de conhecer bem. :)
Cá também há expressões peculiares. Exemplo: na minha zona, a maresia é o orvalho ou a geada fraca que se forma na vegetação ou nas superfícies durante os dias de outono/inverno/primavera com temperaturas baixas mas sem atingir a congelação ;) Sabemos que a maresia só ocorre perto do mar e aqui estamos a 200/250 kms da costa :D
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Todas as semanas me desloco do Baixo-Alentejo para Lisboa, e vice-versa. É abismal a diferença de tempo que se faz sentir e isso reflecte-se notoriamente nos terrenos. Na minha zona, barrancos e ribeiras que outrora corriam por esta altura, este ano está tudo seco. Em certos locais até já nem se consegue notar onde era o leito dos barrancos. O norte tem as terras completamente saturadas, enquanto que o sul tem os solos completamente secos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Esta saida do GFS continua bem consistente e democrática a nível da instabilidade quer a curto e médio prazo, para quem gosta de :rain: que é o meu caso é um período para como dizem o pessoal do futebol, para desfrutar:thumbsup: .
Aqui no centro-sul do pais em Lisboa estamos bem pois a depressão irá andar a deambular de norte para sul de sudoeste para noroeste, e teremos :rain: da boa certamente. Venha ela!

Não vejo democracia neste evento como em todos os eventos dos últimos vários meses... Seca no Sul que se mantém e vai agravando com o tempo...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.