Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
Pode haver alguma relação entre o incêndio e a convecção?
Olhando ao radar parece um acaso muito grande apenas estar a chover/trovejar precisamente em Góis...
É um grande volume de atmosfera sobreaquecida que só pode ir para cima. E o próprio fumo pode ajudar à formação de gotas de água...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Governo quer leis para a floresta prontas até às férias autárquicas

Do pacote em causa, constam várias medidas relativas à gestão da floresta, entre elas: a revisão do regime jurídico das ações de arborização com vista a travar a expansão da área de plantação de eucalipto; a criação de um programa nacional de fogo controlado para controlar a realização de queimadas; o reconhecimento de entidades de gestão florestal, que devem ter uma área mínima de 100 hectares, em que 50% deverá ser constituida por propriedades com área inferior a cinco hectares; e um reforço do poder de intervenção dos municípios na decisão sobre o uso do solo.
Dei-me ao trabalho de editar o título para refletir a realidade. É irrelevante o número de leis quando as mesmas não são aplicadas ou não há uma perspetiva realista para a sua aplicação.

Madeira terá mesmo meios aéreos próprios no combate aos incêndios

O Governo garante ainda que, no último ano, foram limpos 10 hectares de mato.

Porque não há meios aéreos na Madeira?

O chefe do Governo Regional lembrou que um dos relatórios já feitos sobre a matéria indica que a atuação dos meios aéreos seria «muito condicionada, devido à natureza dos ventos e dos vales». Outro «desaconselhava» este recurso, dada a «relação custo-benefício ser completamente desproporcionada».

Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que se pode imaginar:


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não sei se ria se chore! Acabo de ver a jornalista da RTP1 Patrícia Lucas a dizer que "esta tarde filmaram 2 TUFÕES A FORMAR-SE EM GOIS! E depois diz, seriam 2 pequenos tornados... não sei bem". Enfim, infelizmente esta tragédia está repleta de tesourinhos deprimentes!
Também vi isso e gravei em vídeo, mais um tesourinho nesta tragédia...
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não sei se ria se chore! Acabo de ver a jornalista da RTP1 Patrícia Lucas a dizer que "esta tarde filmaram 2 TUFÕES A FORMAR-SE EM GOIS! E depois diz, seriam 2 pequenos tornados... não sei bem". Enfim, infelizmente esta tragédia está repleta de tesourinhos deprimentes!

São capazes de ter sido os tufões ou os tornados a fazer cair o canadair...
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Governo quer leis para a floresta prontas até às férias autárquicas


Dei-me ao trabalho de editar o título para refletir a realidade. É irrelevante o número de leis quando as mesmas não são aplicadas ou não há uma perspetiva realista para a sua aplicação.

Madeira terá mesmo meios aéreos próprios no combate aos incêndios



Porque não há meios aéreos na Madeira?



Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que
Governo quer leis para a floresta prontas até às férias autárquicas


Dei-me ao trabalho de editar o título para refletir a realidade. É irrelevante o número de leis quando as mesmas não são aplicadas ou não há uma perspetiva realista para a sua aplicação.

Madeira terá mesmo meios aéreos próprios no combate aos incêndios



Porque não há meios aéreos na Madeira?



Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que se pode imaginar:

Infelizmente não tenho muito tempo para me alongar neste tópico, mas é importante referir que os meios aéreos de combate utilizados nesse teste (heli ligeiro e Air Tractor) só têm eficácia quando utilizados no ataque inicial, o que quer dizer que para o teste ser representativo não era necessário haver vento forte e presença de fumo denso.

Aliás, o grande incêndio da Madeira começou à mesma cota onde os meios foram testados, teve em lume brando mais de 12h, atè culminar naquela tragédia quando empolgado pelas altas temperaturas e vento forte. O combate inicial podia ter evitado a tragédia, mas seria completamente ineficaz quando o incêndio tivesse descontrolado.

A orografia das cotas médias da Madeira não é assim tão diferente das serras de Arouca, do sopè da Serra da Estrela (Covilhã, Seia, etc) onde estes meios são frequentemente usados.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Infelizmente não tenho muito tempo para me alongar neste tópico, mas é importante referir que os meios aéreos de combate utilizados nesse teste (heli ligeiro e Air Tractor) só têm eficácia quando utilizados no ataque inicial, o que quer dizer que para o teste ser representativo não era necessário haver vento forte e presença de fumo denso.

Aliás, o grande incêndio da Madeira começou à mesma cota onde os meios foram testados, teve em lume brando mais de 12h, atè culminar naquela tragédia quando empolgado pelas altas temperaturas e vento forte. O combate inicial podia ter evitado a tragédia, mas seria completamente ineficaz quando o incêndio tivesse descontrolado.

A orografia das cotas médias da Madeira não é assim tão diferente das serras de Arouca, do sopè da Serra da Estrela (Covilhã, Seia, etc) onde estes meios são frequentemente usados.

Ainda assim, acho o 'teste' espetáculo político. São meios dedicados para janelas temporais reduzidas. Arrisca-se a ver o incêndio a tostar as casas e os meios parados no aeroporto com insatisfação popular abismal. Como escrevi, ver-se-á.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.