Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aqui fica o meteograma do GFS para Olhão.


graphe4_1000___-7.83_37.01_.gif


Eu, cá gostei da previsão do GFS, na saída das 18, de ontem.

Ora, vejamos, dia 13 de Outubro teríamos uma probabilidade de precipitação forte, por aqui. Este ano, o 13 de Outubro calha a uma 6ª feira, tal como, em 1989, o dia histórico de precipitação, por aqui. 28 anos depois, sair uma repetição do 13 de Outubro de 1989, era giro e ter mais de 150 mm num dia. :pray:

Bom, estava bastante calor, nesse ano, a 29 de Setembro de 1989, Faro teve uma máxima de 31.9ºC, a 8 de Outubro de 1989, Faro teve uma máxima de 33.3ºC. Com o calor previsto, está parecido a 1989, embora, repetir no mesmo dia era bom demais. :pray: Em Setembro, desse ano, também não choveu nada. :D

Tanta especulação, que eu fiz aqui, lançando dados e comparando as temperaturas nesse ano, com este.

Mas, fica uma curiosidade, há 28 anos atrás, já fazia calor em Outubro. Ainda, nem aquecimento global existia. :D
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
E ainda tem alguns jornalistas a dizer "que outono maravilhoso" um par de estalos era pouco...
Também ouvi isso na RFM à pouco. Gente triste, não sabem mesmo a realidade das coisas, nem depois de termos tido as desgraças que tivemos graças aos incêndios param de dizer barbaridades, já não falam da seca porque noticias sobre isso são raras. Cada vez que apresentam o tempo, tanto na RFM como na comercial, dizem "que tempo excelente". À uns dias disseram na comercial "somos dos poucos países com sol e temperaturas de 30ºC neste momento, é fantástico", assim que o disseram mudei logo. Quando chover vai ser "infelizmente, está prevista chuva para todo o país". :disgust:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bastante interessante esta última saída do ecm.:)
Nada de criar expetativas como é óbvio pois já sabemos sempre para o que estamos guardados. Entretanto, já é bom começarmos a ver mudanças nos modelos, quanto à alteração do GFS nesta ultima saída, não há muito a dizer, já se sabia que aquilo era bom demais para ser verdade e além disso como todos sabemos não é um bom modelo a longo prazo. Veremos as próximas, seria bom se começasse a mostrar um cenário idêntico ao do ECM.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Nada de criar expetativas como é óbvio pois já sabemos sempre para o que estamos guardados. Entretanto, já é bom começarmos a ver mudanças nos modelos, quanto à alteração do GFS nesta ultima saída, não há muito a dizer, já se sabia que aquilo era bom demais para ser verdade e além disso como todos sabemos não é um bom modelo a longo prazo. Veremos as próximas, seria bom se começasse a mostrar um cenário idêntico ao do ECM.

Sim eu sei que não devo criar expectativas foi só um desabafo fiquei contente.:D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
sDpwEnCl.gif


PNtO6XDl.gif


O bloqueio anómalo deslocou-se para leste desde o início do mês.

A carta do ECM a 240h tem tanta credibilidade como esta do CFS :D

cfs-0-330_ppg6.png


O ensemble do GFS lá vai mostrando chuva para Viana do Castelo.

graphe_ens3_ebc9.gif


Para o Alentejo, no caso Évora, o caso está mais tremido.

graphe_ens3_ija3.gif


A tal distância tudo pode desaparecer poucas horas depois. Mas é o que há.

Quando voltar a chover vou ficar à espera das notícias das inundações apocalíticas. Não me parece que vá haver muita gente que se vai lembrar de limpar as sarjetas - autênticos caixotes do lixo - e as ribeiras.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.