Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Como curiosidade, a saída que mais chuva dá para Évora é este:

tempresult_thh8.gif


tempresult_jhw5.gif
 


Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Eu faço anos na última semana de Outubro e, recordo-me bem na minha infância e juventude haver sempre ou quase sempre grande instabilidade e muitas trovoadas, (nessa altura, refiro-me a Lagos no Algarve), mas esse padrão há muito que desapareceu e começou-se a ver uma extensão do verão até meados de Outubro e com excelentes dias de praia, tendo em conta as nortadas de Agosto e o mar de turistas no verão, tornando estes dias quentes muito bem aproveitados por nós algarvios. Mas, a verdade é que, seja no Algarve, seja aqui em Lisboa, já há muito tempo que não vejo trovoadas de outono e principalmente chuva e trovoada no meu aniversário como tinha em criança e que eu ADORO!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
GFS já não dá precipitação alguma para Portugal até ao limite...
Nem o GFS, nem o ECM, nem nenhum. Olhar para os modelos, é o mesmo que pedir para se desiludir, e torna-se desesperante. Não temos nada, é extremamente triste e preocupante este constante adiamento, parece que a 1ª quinzena de Outubro já está mais que feita e vai-se resumir a calor e secura. Entretanto, vai continuando tudo a morrer à sede. As árvores vão ganhando uma cor outonal, mas não é graças ao começo do outono, este tempo apenas permite que elas comecem a secar e não a perder a folha de um modo normal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Eu faço anos na última semana de Outubro e, recordo-me bem na minha infância e juventude haver sempre ou quase sempre grande instabilidade e muitas trovoadas, (nessa altura, refiro-me a Lagos no Algarve), mas esse padrão há muito que desapareceu e começou-se a ver uma extensão do verão até meados de Outubro e com excelentes dias de praia, tendo em conta as nortadas de Agosto e o mar de turistas no verão, tornando estes dias quentes muito bem aproveitados por nós algarvios. Mas, a verdade é que, seja no Algarve, seja aqui em Lisboa, já há muito tempo que não vejo trovoadas de outono e principalmente chuva e trovoada no meu aniversário como tinha em criança e que eu ADORO!

Ainda, no ano passado, a última década de Outubro teve cerca de 67 ocorrências no distrito de Faro devido ao mau tempo, passou um tornado em Olhão. Se, analisarem os dados vão encontrar muitos mais anos com Setembro seco no Algarve, com calor até meados de Outubro, até 1989 fazia calor e já lá vão 28 anos.
 

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Nem o GFS, nem o ECM, nem nenhum. Olhar para os modelos, é o mesmo que pedir para se desiludir, e torna-se desesperante. Não temos nada, é extremamente triste e preocupante este constante adiamento, parece que a 1ª quinzena de Outubro já está mais que feita e vai-se resumir a calor e secura. Entretanto, vai continuando tudo a morrer à sede. As árvores vão ganhando uma cor outonal, mas não é graças ao começo do outono, este tempo apenas permite que elas comecem a secar e não a perder a folha de um modo normal.
bem observado...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
GFS, ECM e GEM com tendências idênticas, mas infelizmente após 192h/200h, portanto é melhor não ter muitas ilusões e continuar à espera...
Entretanto, esta semana irá ser de Verão em pleno mês de Outubro, quer em temperaturas diurnas como nocturnas... Só para o próximo fim de semana está prevista uma descida de temperaturas, mesmo assim, mais altas do que o normal para a época do ano...
Quase aposto que se irá verificar uma onda de calor durante estes dias, considerando as temperaturas dos últimos dias e as previsões para os próximos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Vai-se mesmo verificar uma onde de calor tendo em conta as temperaturas superiores a 30ºc em grande parte do território, mas isso já vai sendo o pão de cada dia, o Verão a entrar por Outubro dentro...
Em relação ao mapa acima, não vale a pena ter esperanças porque na próxima saída a chuva, (da pouquíssima chuva prevista) desaparece.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.