Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Ciclogénese explosiva que afetará a Irlanda.

tempresult_mfa1.gif


Ligeiramente menos intensa.

88-289UK-1H_zlv0.GIF


Quem sabe se não teria sido preferível um landfall do Ophelia em Portugal Continental do que a tragédia do Domingo... Seja como for, que o Diabo escolha, pois nunca vem boa coisa destes eventos...

Teria sido ao contrário. A malta do litoral teria tido danos significativos especialmente se a intensificação tivesse ocorrido ao largo e o interior teria agradecido a chuva.

Já pensaste na quantidade de árvores mortas que deve haver nas cidades e na inexistente limpeza das sarjetas? Era, e será quando vierem os temporais invernais de vento, o caos.

Este tipo de coisas é circunstancial e cumulativo. Se a seca não fosse não prolongada provavelmente o fim de semana passado teria sido mais um dia quente de praia com alguns, poucos, incêndios.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Teria sido ao contrário. A malta do litoral teria tido danos significativos especialmente se a intensificação tivesse ocorrido ao largo e o interior teria agradecido a chuva.

Já pensaste na quantidade de árvores mortas que deve haver nas cidades e na inexistente limpeza das sarjetas? Era, e será quando vierem os temporais invernais de vento, o caos.

Este tipo de coisas é circunstancial e cumulativo. Se a seca não fosse não prolongada provavelmente o fim de semana passado teria sido mais um dia quente de praia com alguns, poucos, incêndios.
Se algo desse tipo estivesse previsto e se se concretizasse tinham de ser tomadas medidas, limpar tudo etc. Hoje em dia, grande parte das limpezas é a própria precipitação que a faz. Pôde-se ver hoje por exemplo em Portalegre, sarjetas completamente tapadas pelas folhas e lixo que havia nas ruas, tenho outro exemplo aqui em Arronches, no rio Caia, cujas ribeiras são uma autêntica floresta neste momento, grande parte toda seca devido à falta de água e se alguém quisesse causar ali um desastre já o tinha feito. Estão neste estado porque não há cheias à algum tempo e era isso que as limpava um pouco mais porque se estamos à espera que haja alguma intervenção da parte de alguém podemos esperar sentados. Quando houver cheias e a água não tiver por onde passar e inundar as hortas abre logo toda a gente a pestana. Neste país é preciso acontecerem as desgraças para toda a gente o fazer e passa-se o mesmo com incêndios! Pode haver gente má que gosta de ver o país a arder, pode haver gente estúpida que sabe perfeitamente que não choveu mas que se mete a fazer queimadas na mesma, mas se houvesse mais intervenções nas florestas provavelmente não aconteciam nem metade das desgraças que têm acontecido.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mike26 e joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Teria sido ao contrário. A malta do litoral teria tido danos significativos especialmente se a intensificação tivesse ocorrido ao largo e o interior teria agradecido a chuva.

Já pensaste na quantidade de árvores mortas que deve haver nas cidades e na inexistente limpeza das sarjetas? Era, e será quando vierem os temporais invernais de vento, o caos.

Este tipo de coisas é circunstancial e cumulativo. Se a seca não fosse não prolongada provavelmente o fim de semana passado teria sido mais um dia quente de praia com alguns, poucos, incêndios.

Pensei, daí a minha expressão: "Seja como for, que o Diabo escolha, pois nunca vem boa coisa destes eventos..."

Amanhã será o primeiro dia com esses problemas em todas as zonas urbanas, pois a frente fria virá com alguma chuva e algum vento.
O problema é crónico, pois há a política do betão, essencial para a angariação de votos, mas depois esquecem-se que é necessário limpar todas as infraestruturas de águas pluviais e residuais, ver se há muros ou estradas que necessitam de reparações, etc, etc, etc. Mas, como sabemos, isso não gera mais anos no poleiro ;) Os nossos políticos são alérgicos às despesas correntes de manutenção e, para isso, é necessário gastar dinheiro e ter recursos para tal.

Quanto aos incêndios, só posso dizer uma coisa: Basta!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Frente muito bem formada, algo que já não se via à muito tempo: :rain:
GAwfsQz.png
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
mas depois esquecem-se que é necessário limpar todas as infraestruturas de águas pluviais e residuais,

Se as pessoas não atirassem tanto lixo para o chão talvez a limpeza das sarjetas e das ribeiras não fosse tão importante. Ao contrário do que se vê nos incêndios, neste caso o ónus vai todo para as equipas de limpeza. Interessante não é?

Como para o ano já há menos área para queimar ao menos que aproveitem a oportunidade para reformular a floresta. Não ter uma grande densidade florestal perto das casas já seria um bom começo.

Por fim...

qnBFbC4.png


Alguém está a ver o eucalipto?



Duvido que as mudanças necessárias sejam politicamente exequíveis.

O país não está preparado para um futuro com um clima mais seco e com um interior ainda mais envelhecido.

O cadastro florestal ainda vai demorar. Até lá muito mais vai torrar.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
O cadastro florestal ainda vai demorar. Até lá muito mais vai torrar.

Enquanto as K7 e a Oposição estiverem com a ideia que a Propriedade Privada é inviolável, mesmo que cheia de silvados, lixo, mato e completamente abandonada...

com um interior ainda mais envelhecido.

Os velhos já não podem e os novos não querem "trabalhos", querem empregos ou bom tempo ou praia ou vida nas urbes. O campo que sobreviva, mesmo que seja sem água ou pessoas para trabalharem a terra.

Duvido que as mudanças necessárias sejam politicamente exequíveis.

Vai dizer isso ao Marques do Pombal após o Terramoto de 1755. A expressão a si atribuída «enterrar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos» bem podia ser usada nesta ocasião. Basta de palavras, é necessária acção e trabalho de campo, desde um novo ordenamento da floresta a uma educação de base para as gerações vindouras, pois isto não irá recuperar-se às próximas eleições, mas sim irá demorar décadas... Infelizmente há mais de 100 pessoas que morram e muitos milhares nunca irão beneficiar alguma mudança que venha a ocorrer.

Alguém está a ver o eucalipto?

Eucaliptos, pinheiros, acácias, carvalhos, tudo arde desde que tenha a faisca adequada ;)

Se as pessoas não atirassem tanto lixo para o chão talvez a limpeza das sarjetas e das ribeiras não fosse tão importante. Ao contrário do que se vê nos incêndios, neste caso o ónus vai todo para as equipas de limpeza. Interessante não é?

Mais educação, menos interesses ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Enquanto as K7 e a Oposição estiverem com a ideia que a Propriedade Privada é inviolável, mesmo que cheia de silvados, lixo, mato e completamente abandonada...

Pelo contrário. O que a K7 quer é roubar nacionalizar o que é produtivo e deportar malta do litoral para trabalhar nas restantes terras. Cuidado com o que sugeres.

Os velhos já não podem e os novos não querem "trabalhos", querem empregos ou bom tempo ou praia ou vida nas urbes. O campo que sobreviva, mesmo que seja sem água ou pessoas para trabalharem a terra.

As pessoas tendem a ir para onde há mais oportunidades e qualidade de vida. Já viste a distribuição da população da vizinha Espanha?

Só se dá valor à liberdade quando não há.

Mais educação, menos interesses ;)

Pelo contrário. Por exemplo a mata da Califórnia está cheio de laboratórios de droga e cultivações ilegais de cannabis. Está a haver muita gente com prejuízo.

A California sofreu uma seca abismal e as árvores indígenas estão a morrer devido a variadas pestes. Incendiários sempre houve e sempre haverão.

Vai dizer isso ao Marques do Pombal após o Terramoto de 1755.

Volto ao primeiro ponto. Depende. Onde pensas ficar? No lado dos oprimidos ou dos opressores? Olha que às vezes essa decisão é feita por outros.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
deportar malta do litoral para trabalhar nas restantes terras

Venham eles. Um pouco de humor negro desde a Sibéria Alentejana... ;)

Só se dá valor à liberdade quando não há.

Adoro a minha liberdade do Alto Alentejo e não a troco por nada. Nem mesmo pelo verde das tuas paisagens micaelenses :D

Já viste a distribuição da população da vizinha Espanha?

Não te esqueças que vivi 38 anos a 4 kms de lá e conseguem estar pior do que nós, mesmo com regiões autonómicas e rendimentos muito superiores. Casualmente esses rendimentos têm servido para dinamizar um pouco a raia, nem que seja com a compra de propriedades deste lado por parte de Nuestros Hermanos.

Pelo contrário. Por exemplo a mata da Califórnia está cheio de laboratórios de droga e cultivações ilegais de cannabis. Está a haver muita gente com prejuízo.

Metam um muro nisso :D Agora mais sério

A California sofreu uma seca abismal e as árvores indígenas estão a morrer devido a variadas pestes.

Tal como cá, também temos um clima mediterrâneo ;)

Onde pensas ficar? No lado dos oprimidos ou dos opressores?

Vou-te contar uma situação da minha vida profissional: sempre aprendi que, para se ser chefe, têm de se ser mau. Esse mau, não é no sentido de fazer mal às pessoas: é simplesmente que não podemos dar um dedo, pois depois querem o braço todo e continuar a não trabalhar, pois todos temos esse vício.
Para algumas pessoas este pensamento é de um opressor. Eu acho que é ser justo, para aqueles que trabalham e para aqueles que não querem fazer nada. Esses queixam-se de opressão.
Quando podemos, devemos ser nós mesmo a decidir.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Adoro a minha liberdade do Alto Alentejo e não a troco por nada. Nem mesmo pelo verde das tuas paisagens micaelenses :D
Agora vou-me expressar porque tenho grande orgulho em ser desta zona! :cool:Temos de tudo, nunca nos faltou nada, a única coisa que não temos é tudo numa só cidade ao contrário do litoral. Sou jovem mas amo viver aqui, o nosso problema é não ter grande coisa para o futuro, era nisso que se devia investir mais. Isto sim, é qualidade de vida, viver num ambiente calmo e não num ambiente barulhento e atribulado. Amo o campo e por alguma razão me preocupo e me queixo tanto pela falta de chuva que temos tido. :pQuanto ás cidades, como Badajoz (por exemplo) são as ideais, adoro a qualidade de vida daquela cidade, não há melhor mesmo, tem de tudo e não tem população em excesso. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Temos de tudo, nunca nos faltou nada, a única coisa que não temos é tudo numa só cidade ao contrário do litoral. Sou jovem mas amo viver aqui, o nosso problema é não ter grande coisa para o futuro, era nisso que se devia investir mais. Isto sim, é qualidade de vida, viver num ambiente calmo e não num ambiente barulhento e atribulado. Amo o campo e por alguma razão me preocupo e me queixo tanto pela falta de chuva que temos tido. :pQuanto ás cidades, como Badajoz (por exemplo) são as ideais, adoro a qualidade de vida daquela cidade, não há melhor mesmo, tem de tudo e não tem população em excesso. :D
Pura verdade !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.