Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Temos que agradecer à Ophelia. :D
Provavelmente, nada disto aconteceria se ela não tivesse passado ao largo da costa.

Há aqui um misto de "feelings" quando leio esse agradecer...

Sim, sem a Ophelia provavelmente o Atlântico não agitava tão depressa, e não tínhamos estes eventos.
O problema é que nestes eventos.. Penso que temos de incluir o trágico dia de Domingo.

E mesmo que fosse mais um dia quente como muitos outros deste Outubro o foram "desligados" da Ophelia, este dia em particular foi muito ligado ao furacão, e sem a sua presença não teria havido de certeza aquele fluxo de Sul marcado que não só cortou a brisa que acontece em quase 99% dos dias em toda a faixa litoral a norte de Lisboa, como também a manutenção durante muitas horas do fluxo de ar quente e seco intenso que tornou as condições tão explosivas...

Parece-me claríssimo que sem a Ophelia tal tragédia não teria acontecido, meteorologicamente falando claro, dado o grau de excepcionalidade da sinóptica do dia em questão!

Exatamente aquilo que ia dizer, a Ophelia foi uma faca de dois gumes.

Às vezes isto do "destino" tem das suas. Não é que acredite ou desacredite, simplesmente depois do terror que tem sido este ano inteiro em termos meteorológicos, pensamos que não podia piorar mais.

Acho que podemos considerar o dia de hoje como uma nova esperança, aquele passar do "Cabo das Tormentas". Há muito trabalho a fazer neste país. Temos um prazo de 6-7 meses. Há que pôr as burocracias de lado e atuar, de uma vez.
 


GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Belas frentes a atravessar a Peninsula, finalmente :pray:

Ainda que não resolva o problema, alguma coisa há-de ajudar, mais que não seja a molhar terra e o ar.

Aqui em Madrid o dia amanheceu limpo, tornando-se nublado, tendo caido os primeiros aguaceiros pelas 15h, chuva sempre seguida (aguaceiros fracos a moderados) deade as 15h até quase às 20h.

15º agora.

Entretanto vou tentar escutar pessoal da Andalucia, que parece que a coisa para ali está bem interessante.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Entretanto vou tentar escutar pessoal da Andalucia, que parece que a coisa para ali está bem interessante.
El Cuervo de Sevilla e todo o sul de Sevilha devem estar debaixo de água, ao tempo que esta linha de instabilidade está por lá com este aspeto :eek: É pena não haver estações tanto wunderground como netatmo nestas localidades, devem ser acumulados bem interessantes e algo desastrosos...
KjHEIxn.png
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
El Cuervo de Sevilla e todo o sul de Sevilha devem estar debaixo de água, ao tempo que esta linha de instabilidade está por lá com este aspeto :eek: É pena não haver estações tanto wunderground como netatmo nestas localidades, devem ser acumulados bem interessantes e algo desastrosos...
KjHEIxn.png
Vista aqui da minha varanda está assim essa linha:


 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Vista aqui da minha varanda está assim essa linha:



Tão longe mas tão visíveis e constantes!
Linha tão fina e tão bem formada. À bastante tempo que está naquela zona mas progride lentamente para SE. Acumulados bastante elevados, numa estação a norte de Cádiz, mais concretamente em El Puerto de Santa Maria uma estação netatmo tem 51.9mm, à pouco estava um eco roxo mesmo por cima do local. Devem estar a haver bastantes problemas naquela zona de Cádiz ...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Nada disso. Por mim pode ficar como está :D

Pensem nos dias de praia :D

ECM0-216_aec2.GIF
Pensemos nas desgraças. Sim, porque com esta chuva as pessoas vão pensar que já se podem fazer queimadas e vão fazê-las. Pode ser ironia mas não mete qualquer piada. Começa a cansar ver os modelos sempre a tocar na mesma tecla. E eu a pensar que isto poderia mudar...O GFS, o ECM e o GEM voltam a mostrar anticiclone e o mesmo cenário de domingo que causou as desgraças, mas desta vez, sem precipitação nos dias seguintes. Depois daquilo que aconteceu, oxalá não se concretize, se não chover, pelo menos que não apareça uma cut-off que obrigue o anticiclone a puxar calor e lestada.
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Nada disso. Por mim pode ficar como está :D

Pensem nos dias de praia :D

ECM0-216_aec2.GIF

Até parece que esta chuva é suficiente para acabar com a seca , se o cenário se mantiver , então pode vir muitos incêndios para a semana novamente , acho que há muitas pessoas que não tem bem a noção do que é ter um fogo a porta de casa , é triste ver isto . :facepalm::disgust:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.