Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Basicamente, é isto:
6fF5JNr.gif
Parabéns, estás contratado pela RTP para apresentares o estado do tempo...:lmao:
 


Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Deixo uma questão meramente teórica, relacionada com uma suspeição que tenho, mas para a qual não tenho resposta: podemos estar a assistir a um reposicionamento irreversível, no médio e longo prazo, do AA de forma a progredir mais para o leste, sobre a Península Ibérica, ou mesmo no oeste mediterrânico e com isso a bloquear a entrada dos sistemas frontais? Isto por analogia a outras situações de bloqueio anticiclónico "trágicas" como as que influenciam climas desérticos (ex. América do Sul - Deserto do Atacama). Se bem se recordam no outono/inverno do ano passado tivemos intermináveis semanas de vento sueste com depressões centradas a Oeste da Península que, literalmente, despejavam toda a chuva no oceano. Obrigado.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Penso que o que estamos a assistir é o inicio da ponta de Iceberg bem seco e que trará o deserto ao sul da península Ibérica e um clima em Portugal muito mais seco do que aquele que conheceram os nossos pais e avós. As mudanças irão acontecer realmente mais rápido, em Linha com os últimos 10 anos, mas muito mais consistentes. O clima na Europa cental não irá mudar tão drasticamente ainda assim muito mais seco e menos frio. É o que muitos cientistas apontam como quase certo.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Penso que o que estamos a assistir é o inicio da ponta de Iceberg bem seco e que trará o deserto ao sul da península Ibérica e um clima em Portugal muito mais seco do que aquele que conheceram os nossos pais e avós. As mudanças irão acontecer realmente mais rápido, em Linha com os últimos 10 anos, mas muito mais consistentes. O clima na Europa cental não irá mudar tão drasticamente ainda assim muito mais seco e menos frio. É o que muitos cientistas apontam como quase certo.

Concordo com tudo e para aqueles que ainda não viram ou têm dúvidas:

The 16 scariest maps from the E.U.’s massive new climate change report
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
Adoro o sarcasmo... :D

:D

Ir para a praia, sai-me mais barato e dar-me-á menos dores de cabeça. A água do mar até está mais quente agora. :p

Claro. Dias cinzentos, húmidos e com a maioria das pessoas mal disposta com os atrasos no trânsito. Andas na rua e passa um carro por cima de uma poça e ficas com o dia estragado.

Depois é preciso cuidado extra com os sapatos para não se molhar a casa. E a sujidade nos quintais/pátios? E a chatice das infiltrações?

Se a realidade é esta...

Quando olhamos para os dados relativos a Portugal é possível perceber que 43,6% da população vive em áreas densamente povoadas, 30,3% em zonas consideradas intermédias e 26,1% em áreas pouco populosas.

... percebe-se o porquê de não haver muita preocupação pela falta de chuva. Do meu conhecimento a água vem da fonte e a comida do supermercado :D

Se eu, citadino, tiver que escolher entre inundações em minha casa e a mata torrar, acho que a escolha vai ser óbvia :D

Se os Açores fossem mais secos e quentes no inverno teriam muito mais turismo. Queixas haveriam sempre, devido à índole da atividade, mas não seriam assim tantas. Bastaria uma chuva fraca, periódica e com muito menos nevoeiro :D
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Se a realidade é esta...

... percebe-se o porquê de não haver muita preocupação pela falta de chuva. Do meu conhecimento a água vem da fonte e a comida do supermercado :D

Se eu, citadino, tiver que escolher entre inundações em minha casa e a mata torrar, acho que a escolha vai ser óbvia :D

Se os Açores fossem mais secos e quentes no inverno teriam muito mais turismo. Queixas haveriam sempre, devido à índole da atividade, mas não seriam assim tantas. Bastaria uma chuva fraca, periódica e com muito menos nevoeiro :D
E a água que vem da fonte vem de onde? Do mar? Por amor de deus! Por muita ironia que isso seja, tendo em conta a situação que estamos a passar e que eu tenho presenciado todos os dias (relativamente à falta de água) isso não me dá qualquer piada. Muita gente acordou para a vida no domingo e só havia publicações no twitter e facebook a pedir para chover o mais rápido possível. Muita gente que deseja tempo para praia constantemente vai, quando a água faltar, perceber que a nossa principal fonte de vida não é só o sol e calor. E não, não estou a desejar mal a ninguém, quando isso acontecer, acontecerá de uma maneira geral, todos passaremos pelo mesmo. Se isto continuar assim, Portugal já não tem condições para abastecer a população no próximo verão, mas pronto é como já disse, só quem vê, como está a situação e quem passa pelas dificuldades que isto causa é que sabe dar o valor porque falar é sempre fácil. Terminámos Setembro com calor e tempo seco e parece que vamos terminar Outubro com a mesma situação, já agora só falta terminar o ano, e pelos vistos é uma grande felicidade para muita gente. O sol hoje mal abriu e as terras já estão todas secas, portanto, parece que esta chuva de nada serviu. Nunca, mas nunca ninguém, nem mesmo as pessoas mais velhas se lembram de ver o Rio Caia completamente seco no final de Outubro e parece que vai entrar assim em novembro. É como já disseram aqui, o clima em Portugal está a mudar rapidamente e devíamos-nos mentalizar disso e prepararmos-nos, mas por cá as coisas só se tentam resolver quando já é tarde demais. É muito triste!
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-10-19 16:30:00 e 2017-10-28 23:30:00

Assunto: Antevisão - novamente tempo seco após semana com precipitação.

Desde o dia 16 de outubro iniciou-se um período de precipitação que deverá prolongar-se até dia 21 de outubro, com maior incidência nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo o Algarve a região com menores quantidades de precipitação. A temperatura do ar desceu, passando a oscilar entre os valores normais para a época do ano.

Entre os dias 22 e 25 de outubro prevê-se um novo período sem precipitação, havendo uma probabilidade entre 20 e 40% de ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro entre os dias 26 e 28 de outubro. Haverá ainda subida da temperatura do ar para valores máximos entre 25 e 30 °C e humidades relativas do ar inferiores a 40% no período da tarde nas regiões do Interior até dia 25 de outubro.

A precipitação entre os dias 16 e 21 não deverá ter impactos significativos na diminuição da situação de seca, em particular nas regiões do interior e no Algarve, devendo o risco de incêndio voltar a aumentar já a partir de dia 21, pelo menos até dia 25 de outubro.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Data de edição: 2017-10-19 16:30:20

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Estado
Fechado para novas mensagens.