Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não é por causa do AA que não vamos ter mais frio. Muito pelo contrário, se estivéssemos sob a influência de um AA mais potente e com mais altas pressões, teríamos muito mais frio, como ocorreu por exemplo em 2012.

O problema é que este AA é daqueles chatos e persistentes, com pressões médias, não deixa vir nem chuva nem frio a sério.

É mesmo uma questão de falta de sorte para o nosso país...
 


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Nada, por vezes nevar neste vale é mais difícil que na praia, estou a cota 20 m e o rio não me ajuda nada.
Que eu me recorde em 2009 não nevou porque não choveu na altura em que nevou nos outros locais, eu estava em Ponte da barca que fica a mesma cota e lá nevou :) finais dos 80 e 90 era muito fácil ver a vacariça a boalhosa senhora do minho com neve todos os anos. o Nevão de 87 recordo me perfeitamente.
O vale do lima é bom para geadas, se fores a ver temos sempre das mínimas mais baixas de portugal. ontem foi aos -1.6 só em trás os montes é que encontras algo mais baixo. Na minha zona de ponte de lima ontem por pouco não chegou aos -3 o gelo só saia dos vidros com o cartão de multibanco.
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Fez 7 anos no passado dia 10, que nevou pela última vez a cotas baixas em Trá-os-Montes, já começa a ser habitual a rara presença da neve em sítio onde ela quase todos os anos caía. Só para se ter uma ideia mesmo aqui na Serra do Marão com os seus 1415 metros de altitude, a neve começa a tornar-se pouco habitual de se ver, para quem aqui sempre viveu e a vê assim que se abre a janela de casa nota-se bem as diferenças de uns anos para cá, onde costumava nevar 4 e 5 vezes num Inverno, hoje em dia se nevar 2 vezes já é bom, e por vezes só acima dos 1200 metros, o motivo para isso acontecer não sei, deixo isso para os entendidos, mas que alguma coisa mudou e muito, isso mudou.

https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-vila-real-10-01-2010.6817/
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fez 7 anos no passado dia 10, que nevou pela última vez a cotas baixas em Trá-os-Montes, já começa a ser habitual a rara presença da neve em sítio onde ela quase todos os anos caía. Só para se ter uma ideia mesmo aqui na Serra do Marão com os seus 1415 metros de altitude, a neve começa a tornar-se pouco habitual de se ver, para quem aqui sempre viveu e a vê assim que se abre a janela de casa nota-se bem as diferenças de uns anos para cá, onde costumava nevar 4 e 5 vezes num Inverno, hoje em dia se nevar 2 vezes já é bom, e por vezes só acima dos 1200 metros, o motivo para isso acontecer não sei, deixo isso para os entendidos, mas que alguma coisa mudou e muito, isso mudou.

https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-vila-real-10-01-2010.6817/

Aqui temos vista para as serras espanholas a norte com os seus mais de 2100 m e nestes últimos invernos têm passado a maior parte do inverno sem neve. E quando têm é quase sempre apenas nos pontos mais altos.

Isto está bom é para quem gosta de verão, sol e calor extremo que pelos vistos é a maior parte da população.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
bela saída do GFS 18z -6 850hpa na 5a feira em quase todo o território

gfs-1-120.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
As mudanças, vão sempre adiando, a 2 de Janeiro, diziam que a mudança era a partir do dia 12, certo é que não mudou nada, agora a mudança é dia 22/23 e estamos a 14, ainda muito cedo, para dizer se é a mudança de padrão ou não. Aliás, o GFS não tem precipitação significativa em quase todo o país, até dia 24, por isso, a mudança de padrão ainda está muito muito muito longe. No Minho tem 0 mm até às 240 horas.

Mais valia, vir frio valente e seco, do que vir frio 1 ou 2 dias e voltarmos ao marasmo de sempre. Lá, para Março, talvez mude. :huhlmao:
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Aqui temos vista para as serras espanholas a norte com os seus mais de 2100 m e nestes últimos invernos têm passado a maior parte do inverno sem neve. E quando têm é quase sempre apenas nos pontos mais altos.

Isto está bom é para quem gosta de verão, sol e calor extremo que pelos vistos é a maior parte da população.

Infelizmente! Adorava ter um arrefecimento global em vez de aquecimento! Que sina!
 
  • Gosto
Reactions: dopedagain

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Resumindo a previsão segundo o GFS 6Z, muito frio entre quarta e sábado, com mínimas previstas abaixo dos -7\8º no interior em alguns locais e depois vê-se precipitação (finalmente) a partir de domingo, podendo no domingo ainda com frio instalado dar neve a cotas médias. É o que me parece.
 
  • Gosto
Reactions: jonas

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Podes "chorar" mais. :lol:
SIb1uUU.jpg

O gfs vai prevendo alguma precipitação para o litoral. Poderão haver surpresas! :D

Essa foi mesmo à 29 de Janeiro de 2006 :D

A hipótese está lá e sempre lá esteve. Trata-se de um tipo de entrada (com uma iso -4ºC a "engolir" boa parte do país), em que por norma alguma parte do país (seja o cantinho NE, seja o litoral) cai nas boas graças da "atividade" retrógrada, ou fica à beira de. Não é a mais de 100 horas que se vai definir se há aguaceiros ou não e onde porque os modelos nem sequer têm dado essas certezas, apesar do teor continental inquestionável desta massa de ar frio. A questão é se eles "mergulham" até nós ou ficam na "tábua da piscina", e por vezes as certezas só chegam perto do nowcasting, ou no próprio no caso das respostas à pergunta "onde neva?". Eu não coloco as mãos no fogo, mais voltas isso vai dar.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.