Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Já não me lembro de ver duas saídas seguidas do GFS a prever quase 100 mm de precipitação.

É aproveitar olhar assim para os meteogramas, pois na próxima saída já desaparece tudo.


Não me enganei. O corte já começou.
E acredito que irá continuar nas próximas saídas, o mais certo é acabar por termos mais um eventozinho isolado com meia dúzia de mm.
O GFS é assim... :lmao:

De resto, em relação ao evento de frio, as cotas estão perfeitas ali por volta do dia 20 para a queda de neve à cota 0. Só é pena que seja uma entrada fria bem seca.

Quando surgir durante o fim de semana alguma possível precipitação, já as cotas de neve estarão a subir em flecha.
Alguma neve, sim, possivelmente, mas nos locais habituais. Neve a cotas baixas, pelo menos no Litoral, acho que é para esquecer.

Cada vez mais penso que, para termos fenómenos mais extremos com regularidade, teríamos de deslocar o nosso país ou para o Leste da Europa ou para o Norte da Europa, a posição que estamos é excelente para o marasmo meteorológico. :facepalm:

Ainda hoje estava a dar uma reportagem televisiva à hora do almoço acerca de turistas britânicos a passar férias nesta altura no Algarve, que segundo palavras dos próprios estavam a fugir ao frio e à neve nas terras deles que detestavam ( não é só cá) e estavam em Portugal, pois segundo eles, o inverno no nosso país é uma espécie de paraíso na Europa, não tem chuva nem frio. :suicidio:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves


M

Membro excluído 274

Mapa para guardar...

Neve nas costas Algarvias... by True Illusion GFS :lmao:

nevadas5.jpg
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Francamente, já me daria por contente em ter alguma precipitação no próximo mês. Isso realmente é o mais importante. Se temos neve, ou a que altitude, é uma espécie de argumento mal engendrado para filme de ficção científica. O meu receio é que nos estejamos a esquecer de um filme de terror bem mais verosímil, o de mais um inverno seco.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Isto é o que acho que vai acontecer lá parta dia 22/23 o maldito anticiclone que nos afecta vai ser empurrado para as ilhas britânicas pela entrada fria da próxima semana este cenário vai permitir a passagem de depressões e portanto alguma chuva, mas já estou como o outro é ver para crer!!(corrigiam-me se estiver errado).:hmm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
A run mais fiável não e das 18?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Não, as run's mais fiáveis são as da 00z e 12z. As runs em que aparecem mais delírios é a das 06z e 18z.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Perdoem-me a questão: por que razão são essas run´s, as das 00z e 12z, as mais fiáveis? Gostaria de saber. Obrigado

Os modelos executam o cálculo com condições de partida que são temperatura, pressão atmosférica e outros valores de uma miríade de pontos referência.

A cada 12Hr essas condições de partida são actualizadas. O resultado final que vemos é gerado após algumas horas de cálculo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vejo que a situação não se alterou... talvez pudesse ter entrado mais frio, uma ISO-8 maior.

Por outro lado a descarga de frio não é tão estável e pode trazer aguaceiros. Talvez se forme uma pequena frente no norte da península e um centro de baixas pressões relativo no estreito de gibraltar.

a temperatura máxima na quinta-feira aqui em Faro não deve ir além dos 8ºC com mínimas a 0ºC ou até talvez negativas o que é muito difícil.

só por uma vez me lembro de temperaturas mínimas negativas em Faro, penso que foi em janeiro de 2005.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema é que a mudança de padrão que parece que se avista está mais próxima da nossa vontade do que da realidade.

A possibilidade de mudanca de padrão é apenas uma mera possibilidade, entre outras, do que uma realidade provável.

Como se vê pelos modelos, o AA é dos chatos, não desarma e quer rapidamente manter a sua posição após a passagem deste evento.
É esta realidade temível que me continua a preocupar, pois vejo a médio prazo a situação a voltar ao mesmo, que é permanência deste AA todo o inverno.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Não, as run's mais fiáveis são as da 00z e 12z.

Fiáveis é relativo. Têm uma capacidade de previsão melhor mas em geral são também 'fiáveis'. As saídas das 06z e das 18z não são chanfradas que saíram do manicómio :p

As runs em que aparecem mais delírios é a das 06z e 18z.

A 192h as saídas das 00z e das 12z também podem mostrar coisas absurdas :p

Perdoem-me a questão: por que razão são essas run´s, as das 00z e 12z, as mais fiáveis? Gostaria de saber. Obrigado

HGMaCHx.png


Todas as saídas têm quantidades e tipologias diferentes de dados. A física usada para digerir os dados também interessa (mas nada sei sobre isso).

Em teoria a saída subsequente será sempre melhor que a saída anterior. Mas certas saídas, devido ao tipo de dados que têm, são tendencialmente melhores. É esse o meu entendimento :p

O ECM também tem por vezes saídas anormais que se 'corrigem' subsequentemente.

Mais sobre as diferenças entre o GFS e o ECM aqui.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Mapa para guardar...

Neve nas costas Algarvias... by True Illusion GFS :lmao:

nevadas5.jpg

O GFS é o melhor modelo de sempre. Bem haja ao GFS, até faço uma vénia. :uau:

Existe precipitação, existe frio, existe vento de nordeste nesse início de manhã, se chover acredito que caia água-neve, não será assim tão inédito que em 2012 caiu água-neve por aqui. :D

Meu querido GFS, sempre foste para mim, o melhor modelo, apesar de dizeres tantas bacoradas, eu acredito fielmente em ti, 5ª feira vai nevar acima dos 150 mts, eu acredito e vou fazer sku, mas é melhor pôr uma almofada, senão parto o cú todo. :D

:lmao: :lmao:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A primeira entrada, de 4ª feira, será seca. Depois dessa entrada os 3 melhores modelos prevêem, cada um à sua maneira, a chegada de uma cut-off retrógrada que poderá deixar instabilidade e recarregará um pouco o frio em altitude.

O GFS das 12z modela essa cut-off para 6ª feira, com um percurso muito semelhante a 9/10 de janeiro de 2009 e com temperaturas semelhantes. Neste momento não prevê precipitação associada a essa cut-off, mas o GFS nunca o previu também em janeiro de 2009 e ela acabou por ocorrer.

O UKMO e o ECMWF modelam essa cut-off para a noite de sábado para domingo, com um percurso mais próximo ao litoral (deduz-se que assim seja no UKMO, que só chega às 144h, mas que nesse frame está igual ao ECM). A run das 12z do ECMWF tem precipitação relevante (2 a 5mm) em todo o litoral a sul de Peniche na manhã de domingo, com temperaturas de -2ºC a 850 hpa e -32ºC a 500 hpa. Isto com vento de leste nos níveis mais baixos. Muito dificilmente neste cenário aconteceria algo surpreendente na zona de Lisboa, mas nas zonas mais interiores onde ainda haja precipitação (Ribatejo, zona saloia, Alentejo a Oeste de Évora) poderiam ocorrer surpresas.

Dito isto, apesar da primeira entrada ser bastante seca, há possibilidades ténues de surpresas localizadas entre 6ª feira e domingo.

PS: Como se vê pelo quadro que o Orion apresentou, a run das 18z até "bebe" bastantes dados, principalmente da aviação (há mais aviões no ar entre as 12 e as 18 UTC, pois Europa e América do Norte estão em pico simultaneamente). Empiricamente (não tenho nada que comprove isso e pode ser apenas uma ideia errada da minha parte), a maioria dos grandes acontecimentos meteorológicos foram previstos inicialmente pelo GFS às 18z.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.