Seguimento Meteorológico Livre 2017

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por james 1 Jan 2017 às 09:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Alguém me esclarece uma dúvida?
    A temperatura na minha estação é muito "errática" durante o dia, por exemplo a estação atualiza de 40 em 40 segundos. Hoje por exemplo estive a olhar para o LCD durante 2 ou 3 minutos e foram estas as temperaturas registadas nos intervalos de 40 segundos: (9,6º), (10,1º), (9,7º).
    É normal a temperatura ser tão instável durante o dia, não deveria ser mais linear...?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    A actualização ( 40 segundos) é muito lenta, logo os valores que aparecem são mais "desfasados" uns dos outros, se fosse em tempo real ( 1 ou 2 segundos de intervalo) terias leituras mais lineares e com variações mais pequenas.

De qualquer modo, e para o intervalo de medição, parecem-me valores bastante toleráveis com oscilações normais de temperatura.

3. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Obrigado, cheguei a pensar que fosse do RS, mas como as mínimas e máximas são muito boas comparando com outras estações, duvidava que fosse isso.
    Fico assim esclarecido, realmente 40 segundos é muito tempo, pelo menos regista as rajadas durante esses 40 segundos, pensava que só iria registar velocidade instantânea, fiquei surpreendido ao ver que registava rajadas :)

4. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Já não me lembro de ver duas saídas seguidas do GFS a prever quase 100 mm de precipitação.

É aproveitar olhar assim para os meteogramas, pois na próxima saída já desaparece tudo.

jonas gostou disto.
  5. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Se Miranda do Douro chegou hoje quase aos -7°C, imagino no final da semana...

A última vez que se passou dos -10°C foi com Miranda do Douro em 2012.

Temos provavelmente aos nossos pés um evento que é cada vez mais raro, aproveitemos.

luismeteo3 e jonas_87 gostaram disto.
  6. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Sim os mapas de temperatura dos modelos são bons para termos uma ideia no modo geral , pois em termos particulares em áreas de inversão a previsão fica bem desfasada da realidade, veja-se os quase -6ºC de hoje de Seiça(Ourem). Estou curioso para ver ate onde vão as mínimas no interior norte. :cold:

A rede IPMA tem uma grande percentagem de estações em locais de inversão, um dia destes ver se faço um levantamento.

guisilva5000 e jonas gostaram disto.
  7. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Eu nem imagino! Para a minha localização o meteo do Técnico prevê -4.3C para dia 19! Será a temperatura mais baixa desde à muitos anos aqui...

guisilva5000 gostou disto.
  8. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Em 2009 choveu sim e até cairam uns farrapos mas sem nevar a sério, quando eu falo Ponte de Lima falo Ponte de Lima centro e não arredores, porque pegas na boalhosa claro que a uma cota de 500 m aí nevou de certeza. É bom para inversões sem dúvida, mas em dias que supostamente podia nevar, não neva porque o rio influencia a humidade, ou seja, com muita humidade não consegue nevar, por muito que a temperatura seja favorável.

9. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    No meu local de seguimento, nos últimos tempos tenho registado temperaturas mínimas negativas várias vezes a rondar -1 grau, estou com curiosidade por saber até onde vão chegar às mínimas esta semana. Atenção também às temperaturas máximas, que poderão estar abaixo dos 10 graus em boa parte do território e cuja sensação térmica poderá ser mais baixa. Isto sim já se poderá considerar frio a sério. :cold:

Este evento mais extremo deverá ser relativamente rápido. Estou curioso por descobrir como vão ser os próximos tempos no pós - evento. Era bom que este ar frio arrastasse também uma mudança de padrão.

10. dopedagain

dopedagain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2016
    Local:
    Fornelos - Ponte de Lima(200m)
    Parece que vai ser desta os meteogramas do GFS na ultima actualização já trazem precipitação em vários dias seguidos para a nossa zona e com valores de inverno no fim desta semana que se aproxima. Era a cereja em cima do bolo já que vou acampar na Serra da Peneda...

Tiagolco e james gostaram disto.
  11. dopedagain

dopedagain
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2016
    Local:
    Fornelos - Ponte de Lima(200m)
    Sim boalhosa neva todos os anos nem que seja uma vez, na zona de vilar do monte e labrujó que são as mais altas do município e já mais afastadas do mar ( Serra de Corno de bico) o mesmo. Digo que não choveu porque como não estava em Ponte foi o que me disseram, e também achei estranho já que nevou praticamente em todo o lado existem videos na barca que tem o mesmo rio e está ainda mais protegida com serras mais altas( amarela e soajo com 1400 metros) e a mesma altitude +10 metros e nevou bem acumulando.

12. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Por aqui também tem tudo para andar perto do valor recorde (-6.3ºC), caso não haja muito vento claro. Seria uma loucura e logo depois do recorde batido no verão. Deixem-me sonhar. :rolleyes:

guisilva5000, luismeteo3 e jonas gostaram disto.
  13. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    QUE maravilha de saída

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

luismeteo3 gostou disto.
  14. cardu

cardu
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2008
    Local:
    Tomar e Arganil
    Muito bom.... Depressao retrograda que pode dar neve no alentejo.... Beja pode voltar a ver neve depois de 2006 e 2009...

15. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Boa saída do GFS vai mantendo o frio e agora já prevê alguma precipitação o que poderia originar neve inclusive no Alentejo... mas lá está ainda faltam alguma horas:unsure:

jonas e luismeteo3 gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página