Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

BWF

Cirrus
Registo
16 Nov 2017
Mensagens
7
Local
Marinhais
Falando de coisas mais interessantes . Olhando para a saída do GFS, notamos uma aproximação ao ECM já a partir das 150h, estou convencido que o Anticiclone mais centrado no mediterrâneo não irá conseguir ter força suficiente para afugentar a forte depressão que se forma no atlântico e que os modelos irão aos poucos melhorar as saidas e termos o 1º evento instável deste Outono.Depois disso logo se verá. O GFS e o ECM passam a vida a colocar o que o outro previu e vice-versa, o GFS hoje parece o ECM de ontem e o ECM de hoje parece o GFS de ontem. Mas acho que a partir daqui vão começar acertar agulhas e vai-se mesmo estabelecer uma circulação zonal e que a depressão virá e poderá mesmo bater em força no nosso territorio. até uma proxima pessoal e calma que isto até Junho muita agua vai passar debaixo da ponte.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Isto agora fez-me lembrar uma vez um imbecil que estava à minha frente na fila do Multibanco. Tira o extracto, olha para ele, amarrota-o, atira-o para o chão e vai à vida dele. Eu apanhei o extracto, vou atrás dele, toco-lhe no ombro e digo: 'desculpe, mas deixou cair isto'. A inteligência julgou que eu não tinha percebido e responde-me que não tinha deixado cair, que tinha sido propositadamente (jura?). Eu pergunto-lhe se ele não tem vergonha de se comportar como um irracional ao que me responde: 'pago impostos para a Câmara Municipal pagar aos funcionários para limparem o que eu sujo. Além disso, se ninguém atirar lixo para o chão, não contratam pessoas para o limpar e há menos emprego'. A 'conversa' acabou comigo a sugerir-lhe uma vasectomia. É possível que ainda hoje não tenha percebido. Portugal tem muitos défices. Um dos maiores é o do civismo. Foi essa a maior diferença que notei quando cheguei cá.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Na realidade encontras clima Csa na "terra quente transmontana" e na região centro, a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, não necessariamente sotavento algarvio. Semi-árido está presente em parte do sul da PI, e até mesmo no território continental, no concelho de Mértola.

clima_koppen_pt_cont_vrs1.2.jpg



Que comunidade é?

O que eu acho interessante neste mapa do IPMA é a classe do clima da Ponta de Sagres ser igual à das altitudes do Alto Minho!!!!! Pelas normais e séries longas (eg. SNIRH), certos locais acima dos 400m de cota recebem mais de 40-50mm no mês mais seco, e mais de 2500mm/ano em média, só podendo ser classificado como Cfb na classificação de Koppen. Em Sagres temos quase um semestre seco e 400 ou 500mm de média anual...

MAs não é isso que me traz aqui. É precisamente a vozearia louca sobre a fortíssima seca que atualmente atravessamos... e a sua grande "novidade" e ligação às inevitáveis alterações climáticas - como se o clima, pela sua própria natureza, não fosse mutável ao longo dos séculos e milénios.

Pois recentemente foi publicado um artigo deveras interessante sobre as secas na península Ibérica, cuja leitura atenta eu recomendo vivamente. Coloco aqui alguns excertos.

"Drought Trends in the Iberian Peninsula over the Last 112 Years

P. Páscoa,1 C. M. Gouveia,1,2 A. Russo,1 and R. M. Trigo1
1Instituto Dom Luís, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, Edifício C8, Piso 3, 1749-016 Lisboa, Portugal
2Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Lisboa, Portugal

The Iberian Peninsula (IP) is a drought-prone area located in the Mediterranean which presents a significant tendency towards
dryness during the last decades, reinforcing the need for a continuous monitoring of drought. The long-term evolution of drought
in the IP is analyzed, using the Standardized Precipitation Evaporation Index (SPEI) and the Standardized Precipitation Index
(SPI), for the period of 1901–2012 and for three subperiods: 1901–1937, 1938–1974, and 1975–2012. SPI and SPEI were calculated with
a 12-month time scale, using data from the Climatic Research Unit (CRU) database. Trends in the drought indices, precipitation,
and reference evapotranspiration (ET0) were analysed and series of drought duration, drought magnitude, time between drought
events, and mean intensity of the events were computed. SPI and SPEI significant trends show areas with opposite signals in the
period 1901–2012, mainly associated with precipitation trends, which are significant and positive in the northwestern region and
significant and negative in the southern areas. Additionally, SPEI identified dryer conditions and an increase in the area affected by
droughts, which agrees with the increase in ET0.The same spatial differences were identified in the drought duration, magnitude,
mean intensity, and time between drought events.

[...]

4. Discussion and Conclusions

[...]

The analysis of the three subperiods pointed to different behaviors in terms of drought trends, highlighting the need to perform a separate analysis at regional scale for the IP [35] aiming to reduce the vulnerability of the different regions and minimize losses induced by drought [36]. The results for the three smaller subperiods (1901–1937, 1938–1974, and 1975–2012) point to a generalized trend towards higher evaporative demand in the first and last period and of a lower ET0 in the intermediate period. While in the case of the first period a small area with positive trends of ET0 was found in the southeastern region, in the last period a corresponding area was found in the eastern part of Portugal. The spatial patterns of precipitation trends in the first 3 decades of the 20th century are similar to the spatial patterns found for the long-term period, with negative trends in the South and Southwest and positive trends in the North and Northwest of the IP. Moreover, a clear trend for wet conditions was observed in the intermediate period. Finally, less significant trends were observed in the last period and mainly concentrated in the North, where they are mostly negative, thus showing a shift in the trend.

[...]"

Isto é, após análise aprofundada da extensão, frequência, intensidade, etc. das secas verificaram-se padrões distintos nas várias regiões da península Ibérica e nos períodos analisados.

Vale a pena ser lido pelo pessoal do MeteoPT, até porque tem gráficos e mapas muito interessantes.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

BWF

Cirrus
Registo
16 Nov 2017
Mensagens
7
Local
Marinhais
Isto agora fez-me lembrar uma vez um imbecil que estava à minha frente na fila do Multibanco. Tira o extracto, olha para ele, amarrota-o, atira-o para o chão e vai à vida dele. Eu apanhei o extracto, vou atrás dele, toco-lhe no ombro e digo: 'desculpe, mas deixou cair isto'. A inteligência julgou que eu não tinha percebido e responde-me que não tinha deixado cair, que tinha sido propositadamente (jura?). Eu pergunto-lhe se ele não tem vergonha de se comportar como um irracional ao que me responde: 'pago impostos para a Câmara Municipal pagar aos funcionários para limparem o que eu sujo. Além disso, se ninguém atirar lixo para o chão, não contratam pessoas para o limpar e há menos emprego'. A 'conversa' acabou comigo a sugerir-lhe uma vasectomia. É possível que ainda hoje não tenha percebido. Portugal tem muitos défices. Um dos maiores é o do civismo. Foi essa a maior diferença que notei quando cheguei cá.

isso faz-me lembrar uma situação, de uma pessoa que se achava engraçada sem nunca perceber que não tinha graça nenhuma.
e falando em civismo e eduação e imbecis vou dar aqui um exemplo disso mesmo:
Muita agua se passou debaixo das pontes neste forum não tenho rancor com ninguém, falei aqui com pessoas interessantes, mas houve uma situação que marcou este forum que revela não se alguém é boa pessoa ou má, irritante ou não, revela se tem ou não te caracter.
Houve uma altura que devido as politiquices no pico dos atentados terroristas se chamava a user que era eu, de racista e xenofobo ao tentar contrariar isso muitos users justificaram, houve picardias,a balança pendeu para o lado mais fraco que era eu e acabei por ter guia de marcha,faz parte da vida,vivo bem com isso. Mas só alguém desceu bem baixo e chamou 3ºs para o assunto e disse algo que nunca esquecerei por tão baixo que foi: que e insinuou que não entendia que haviam pais que educavam os filhos para serem racistas e xenófobos, como me chamaram nesse período de racista e xenófobo, a carapuça serviu, essa boca rasteira, foleira e asquerosa ficou-me atravessada mas pensei para com os meus botões como é que uma pessoa num forum na internet diz algo desse género a um desconhecido sem saber sequer se esse alguém tem ou teve pais, se teve pais capazes de darem uma educação felizmente não é o meu caso, mas poderia ser.
E pensei para com os meus botões,alguém sem carácter que revela a falta dele num forum, uma pessoa e de certeza extremamente solitária e frustrada incapaz de esconder essa frustração por detrás de um teclado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
É precisamente a vozearia louca sobre a fortíssima seca que atualmente atravessamos... e a sua grande "novidade" e ligação às inevitáveis alterações climáticas - como se o clima, pela sua própria natureza, não fosse mutável ao longo dos séculos e milénios.

es9EPik.png


Podia ir mais para trás mas acho que não é preciso.

100 litros de água a dividir por 10 pessoas = 100 litros de água a dividir por 20, 30 ou 40 pessoas?
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Muita agua se passou debaixo das pontes neste forum não tenho rancor com ninguém, falei aqui com pessoas interessantes, mas houve uma situação que marcou este forum que revela não se alguém é boa pessoa ou má, irritante ou não, revela se tem ou não te caracter.
Houve uma altura que devido as politiquices no pico dos atentados terroristas se chamava a user que era eu, de racista e xenofobo ao tentar contrariar isso muitos users justificaram, houve picardias,a balança pendeu para o lado mais fraco que era eu e acabei por ter guia de marcha,faz parte da vida,vivo bem com isso. Mas só alguém desceu bem baixo e chamou 3ºs para o assunto e disse algo que nunca esquecerei por tão baixo que foi: que e insinuou que não entendia que haviam pais que educavam os filhos para serem racistas e xenófobos, como me chamaram nesse período de racista e xenófobo, a carapuça serviu

Ahn? De onde raio é que isto veio e o que diacho quer isto dizer/tem este amontoado de palavras desconexas a ver com o que quer que seja? :confused:
 

BWF

Cirrus
Registo
16 Nov 2017
Mensagens
7
Local
Marinhais
Já não há pachorra por isso cá vai pela milésima vez... Resolvam a porra dos vossos problemas por PM. Não poluam (mais) o fórum.

assunto encerrado e apagado era só para demonstrar o calibre da personagem alias a personagem manipulou o forum relacionado com a politica e limpou com com o pessoal que simpatiza com a direita com uma grande pinta . uma coisa é falar de mim e tenho as costas largas outra é falar e fazer insinuações da familia, pais de foristas. isso demonstra bem o grau civico e educacional da personagem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.