Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
Sem dúvida impressiona, tal como as dinâmicas do fumo dos incêndios na Califórnia. Será que esse satélite também fará análise das cinzas nas erupções vulcânicas??

Observação, sim. Análise, não. Esta última está aqui, por exemplo -> http://www.meteociel.fr/modeles/geose_cartes.php?ech=3&code=0&mode=9&carte=0&archive=0

The Global Modeling and Assimilation Office (GMAO) at NASA's Goddard Space Flight Center has developed the Goddard Earth Observing System (GEOS), a family of mathematical models. Combined with data from NASA's Earth observing satellites, the supercomputer simulations enhance our scientific understanding of specific chemical, physical, and biological processes.

https://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=12772

---

Os europeus também estudam isso -> http://macc.copernicus-atmosphere.eu/d/services/gac/nrt/nrt_opticaldepth/

Só que a política de partilha de dados e interação com o público é muito diferente.
 
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Mais um dia que andei de manga curta.
Este ano estou a poupar na lenha e no dinheiro em guarda—chuvas.:palmas:
A grande diferença de uma zona para outra em tão poucos km's. :hehe: Aqui em Arronches, os dias são bastante quentes (para a altura do ano) mas as noites são geladas, tenho registado mínimas negativas consecutivas, não temos outro remédio se não utilizar as lareiras ou os aquecedores. Só poupamos mesmo nos guarda-chuvas :p
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Estávamos nós bem se o problema fosse só das lareiras. :p

O ano passado, passei 1 noite em Vila Viçosa, aquilo era um pivete a lenha queimada na rua, muitas toneladas de CO2 no ar. :D Por acaso, nesta semana há um ano atrás apanhei chuca e um briol do caraças em Vila Viçosa, tive que dormir toda a noite com o AC ligado senão morria de frio, sou friorento, sou um animal de sangue frio, só estou bem ao sol. :D :huhlmao:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A grande diferença de uma zona para outra em tão poucos km's. :hehe: Aqui em Arronches, os dias são bastante quentes (para a altura do ano) mas as noites são geladas, tenho registado mínimas negativas consecutivas, não temos outro remédio se não utilizar as lareiras ou os aquecedores. Só poupamos mesmo nos guarda-chuvas :p
Depende de pessoa para pessoa, pois ha quem seja friorento, cá em casa é tudo friorento menos eu, portanto tem de se fazer braseira, mesmo não estando frio( pelo menos para mim).:p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Às 21h10, começa o Prós e Contras na RTP1 sobre o tema "O Aviso", sobre as alterações climáticas. :D

As alterações climáticas, só existem quando temos uma seca, se fosse chuva a mais, já não existia. :huhlmao:

Tivemos uma grande seca em 2004/2005, o que fizemos no país, para minimizar as secas? Em 12 anos, não se falou em secas, só surgiu alguns alarmes no Algarve, mas nunca chegou ao ponto de Viseu que é algo surreal, algo vai muito mal no nosso país com na gerência dos nossos recursos hídricos, mas soluções foram zero e quando esta seca acabar rapidamente se esquece e daqui a uns anos, voltamos a bater na mesma tecla.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
O ano passado, passei 1 noite em Vila Viçosa, aquilo era um pivete a lenha queimada na rua, muitas toneladas de CO2 no ar. :D Por acaso, nesta semana há um ano atrás apanhei chuca e um briol do caraças em Vila Viçosa, tive que dormir toda a noite com o AC ligado senão morria de frio, sou friorento, sou um animal de sangue frio, só estou bem ao sol. :D :huhlmao:
Bastante normal nestas terrinhas! :p
É questão de hábito! Bastava um mês ou até menos para te habituares a este frio. :D É algo que não me fez grande diferença, gosto muito de frio, nada que um aquecedor ou a lareira (em alguns casos) não resolvam.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.