Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
  • Gosto
Reactions: joselamego


Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Aposta de Cotas!!!
Eu querer querer queria que fosse 100/250
Mas como realidade aposto nuns 1000/1100
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ora aí está uma ideia para o futuro, aposta de cotas, sim senhor bem pensado.
Ora eu apostaria em 700m acumulação, temporariamente água-neve a 500\550m.
Mas como se comprovava depois? Quando são apostas de temperaturas,várias estações oficiais e amadoras são seleccionadas e os dados verificados. Agora, cotas de neve, como se provavam?Visualmente? E conseguia-se cobrir o País todo com observações sobre neve?

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Mas como se comprovava depois? Quando são apostas de temperaturas,várias estações oficiais e amadoras são seleccionadas e os dados verificados. Agora, cotas de neve, como se provavam?Visualmente? E conseguia-se cobrir o País todo com observações sobre neve?

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Pois pensando assim :(
 
M

Membro excluído 274

Não seria muito dificil aferir os resultados... a neve hoje em dia é tão rara que toda a gente a partilha na redes sociais.
 
  • Gosto
Reactions: GARFEL

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não seria muito dificil aferir os resultados... a neve hoje em dia é tão rara que toda a gente a partilha na redes sociais.

Pois, mas não são dados oficiais e validados, qualquer pessoa pode dizer no Facebook que viu neve aos 300 metros e postar fotos enganadoras..:D

Outros até dizem que viram neve quando foi granizo ou saraiva..:D
 
  • Gosto
Reactions: Mike26

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Lembro-me perfeitamente quando tinha 7\8 anos ou seja há 13\14 anos atrás o IPMA previa neve a cotas de 400 metros várias vezes por ano e nevava aqui todos os anos, quase sempre com acumulação, mas nos ultimos 5\6 anos isso deixou de acontecer, é raro ver o IPMA prever cotas 400 e neve com acumulação aqui desde 2011 que nao vejo e nos ultimos 3 anos só vi água neve durante 5 minutos ou nem isso.
Realmente Flaviense a neve está-se a tornar rara por estas bandas. Só acima dos 900\1000m é certa todos os anos, abaixo é dificil
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mas a cota, mesmo a uma distância relativamente curta, poderá ser bastante diferente, de um local para outro. Há muitos efeitos locais, como o Fohen...Ou a cota mudar rapidamente num curto espaço de tempo... e ainda teria de se garantir haver precipitação a uma determinada hora para conferir a cota. É muito difícil, senão impossível, realizar um concurso nestes moldes com precisão suficiente para se nomear um vencedor, concordo com o Snifa.

Este fim de semana irei à Serra da Estrela, saio de Lisboa ao final da tarde de Sexta e chegarei a Manteigas pelo início da noite. Seria engraçado encontrar lá neve no solo... olhando para os modelos, é um cenário possível ;-)
 
M

Membro excluído 274

Lembro-me perfeitamente quando tinha 7\8 anos ou seja há 13\14 anos atrás o IPMA previa neve a cotas de 400 metros várias vezes por ano e nevava aqui todos os anos, quase sempre com acumulação, mas nos ultimos 5\6 anos isso deixou de acontecer, é raro ver o IPMA prever cotas 400 e neve com acumulação aqui desde 2011 que nao vejo e nos ultimos 3 anos só vi água neve durante 5 minutos ou nem isso.
Realmente Flaviense a neve está-se a tornar rara por estas bandas. Só acima dos 900\1000m é certa todos os anos, abaixo é dificil

Saudades tenho eu do tempo em que via o saudoso Anthimio de Azevedo ou Costa Alves entre outros a dar a previsão do tempo da televisão, lembro-me tão bem quando criança de falavam de neve nas terras altas eu corria aos meus pais a perguntar se a minha aldeia era terra alta... ficava radiante quando me respondiam que sim! Lá ficava eu à espera da neve... e recordo que davam previsão para a semana inteira e se diziam que iria nevar daí a 3 ou 4 dias... efetivamente nevava!
Para não falar do mítico nevão de 1997... neve durante dias, pelos joelhos na minha aldeia 600/700m... nos pontos mais abrigados chegava à cintura... nevões que já não se repetem.
 
  • Gosto
Reactions: Luso Meteo

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Saudades tenho eu do tempo em que via o saudoso Anthimio de Azevedo ou Costa Alves entre outros a dar a previsão do tempo da televisão, lembro-me tão bem quando criança de falavam de neve nas terras altas eu corria aos meus pais a perguntar se a minha aldeia era terra alta... ficava radiante quando me respondiam que sim! Lá ficava eu à espera da neve... e recordo que davam previsão para a semana inteira e se diziam que iria nevar daí a 3 ou 4 dias... efetivamente nevava!
Ainda me lembro uma vez o meteorologista José Manuel da Costa Teso (alguem se lembra dele? ahahah) a prever neve acima de 400 metros 3 ou 4 dias antes e depois nevou mesmo aqui com acumulação. Agora isso é raro. Já agora deixo aqui um desabafo: Porque é que acabaram com a meteorologia na RTP? Não percebo, na TVE estão 15 minutos a explicar o tempo, aqui é um jornalista 15 segundos e muitas das vezes com dados errados (CMTV principalmente)
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Lembrome de que a uns 4-5 anos ( nao sei bem) o ipma previa a cota de 400-600m
E eu ja entusiasmado, partilhava a informacao com os meus colegas....
Nesse dia chegou a nevar em Cristelo ( sem acumulacao)e cair agua-neve ca em paredes...foi uma das 3 vezes que vi cair neve ou agua neve ca em Paredes....saudades
 
Estado
Fechado para novas mensagens.