Seguimento Meteorológico Livre 2017

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por james 1 Jan 2017 às 09:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Viseu só tem neve em média 1 vez de 10 em 10 anos em média?
    Não tinha essa ideia.

Enviado do meu SM-G357FZ através de Tapatalk

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego e luismeteo3 gostaram disto.
  2. Joaquim Coelho

Joaquim Coelho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Set 2014
    Local:
    Freamunde
    Pelo GFS a cota de neve em Lousada anda nos 450 na sexta feira, e se manter assim poderá cair alguma neve em Freamunde numa altitude de 360 m.

joselamego gostou disto.
  3. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Lamego caiu um bom nevão em 1997, 9 jan de 2009, 29 nov de 2009 ; 10 jan 2010; e em fev 2014 (alguma neve mas sem acumular)... depois disto apenas água/ neve (mesmo assim começa a ser dificil)

António josé Sales gostou disto.
  4. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Em Fevereiro de 1954 também caiu um nevão a sério e generalizado à cota 0, quase que nevou debaixo de água..:D

Isto para demonstrar que cotas baixas ou 0 e precipitação, raramente se combinam no nosso País :cold:

5. Weatherman

Weatherman
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2006
    Local:
    Vouzela
    Validez: viernes, 10 febrero 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
    Predicción

Cota de nieve en la Península: Entre 700/1000 m, excepto en Andalucía y resto del cuadrante sudeste, donde estará entre 1000/1500 m.
    já baixaram mais um pouco:thumbsup:

jonas e joselamego gostaram disto.
  6. Intruso

Intruso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Mar 2016
    Local:
    Maia
    Amigos vamos acreditar. Todos queremos o mesmo. Pode ser que "São Pedro" nos faça a vontade e venha a tão desejada neve.
    Em Bustelo - Penafiel, minha terra natal, lembro-me de 3 grandes nevões, o último a 09/01/2009 com grande acumulação, é esperar pois acredito que no fim de semana voltarei lá para apreciar tudo branquinho!

joselamego gostou disto.
  7. Intruso

Intruso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Mar 2016
    Local:
    Maia
    Está um pouco mais abaixo, no meio da encosta que vai até ao rio Sousa, está a 400 metros a minha casa.

joselamego gostou disto.
  8. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Previsão de instabilidade a partir de dia 9.:D

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Mike26, Sanxito, joselamego e 1 outra pessoa gostaram disto.
  9. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Pelo GFS julgo que teremos neve nas serras do costume, mas nada de especial. A cota irá baixar mais a norte até aos 450/500 metros, mas quando tivermos precipitação um pouco mais consistente a cota andará nos 700/800 metros. Montalegre (Serra do Larouco) será talvez o local ideal para quem quiser ter maior probabilidade em ver neve, as cotas são sempre das mais baixas e a precipitação costuma ser a mais razoável nestas ocasiões.

TekClub gostou disto.
  10. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Nem vale a pena falar de cotas para sexta, porque a precipitação vai ser muito reduzida, enfim. Teremos uns flocos acima dos 700m sem grande acumulação...

11. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bom dia,

bons acumulados previstos pelo GFS, em especial na faixa costeira Norte/Centro e boa parte do Algarve:

É uma depressão interessante, começa por se aproximar ao NW, depois vai descendo em latitude, e mais tarde volta a subir junto à costa de Portugal:

12. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    No Sábado tenho em mente ir dar um passeio até à Estrela mas como a situação ainda é imprevisível quanto à precipitação, não sei como vão estar as estradas para o maciço central, caso ocorra será quase de certeza neve.

Sanxito e luismeteo3 gostaram disto.
  13. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    No Sábado parece que durante a manhã e início da tarde poderá haver uma aberta sem precipitação. Deverá haver neve a partir de cotas relativamente baixas (pelo menos aos 800/900 m) mas a quantidade vai depender da quantidade de precipitação. Lá para meio/final da tarde, o GFS aponta chegada de precipitação que seria de neve a cotas mais elevadas (acima de 1200/1300 m). Veremos como evoluem os modelos entretanto, e o now casting será importante no próprio dia.

Algarvios, atenção à Fóia neste evento. Temos ali precipitação na Sexta-feira que com T850 a rondar os -1ºC e T500 os -30ºC, poderá originar uns aguaceiros de neve aos 900m. A cota neste momento está nos 750 m.

14. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Sim, analisando a previsão dos modelos estão previstas algumas abertas na manhã e início de tarde de Sábado, resta saber é se existe margem para abrirem as estradas até à torre durante essa altura. Provavelmente estará tudo bloqueado a partir das Penhas da Saúde (1500m).

15. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Eu também vou estar pela Serra da Estrela este fim de semana, por isso estou a acompanhar um pouco mais os modelos para lá. Nem estou propriamente a pensar ir ao Maciço Central. Há uma possibilidade como dizes no Sábado, mas tudo dependerá da precipitação que cair na 6a-feira. O vento também poderá dificultar as operações. No Domingo estará tudo fechado certamente. Eu ficarei muito satisfeito se der para ver nevar e passear/brincar um pouco na neve ali pelo Covão d'Ametade (1450 m), Penhas Douradas (1500 m), Penhas da Saúde (1600 m), etc. Mesmo que as estradas abram lá em cima, duvido que me meta lá, deve estar muitíssimo desagradável com o nevoeiro, vento, e com praticamente as mesmas quantidades de neve relativamente às cotas médias que falei.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página