Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Creio que na madrugada de quarta para quinta e até ao final da manhã caso haja precipitação a cota poderá descer aos 200\400m...
Mas a precipitação será provavelmente escassa.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas


M

Membro excluído 274

Espero que as previsões como de costume saiam furadas... espero mesmo...
Acabei de falar com o meu pai... ficou preocupadíssimo... hoje mais um dia de verão pelo Alto Tâmega, nada a ver com o que os modelos cozinham para meados da semana, já temos árvores de fruto em flor, vinhas a despontar, os centeios raquíticos mas que a chuva ainda pode salvar... neve? geadas? Iria destruir tudo!
O São Pedro vai baralhar novamente as cartas e repor a normalidade... assim espero, chuva... é chuva que precisamos! :pray::pray::pray:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Parece-me óbvio olhando a ambos os modelos que estão em consenso que poderá claramente nevar a cotas de 250\350m na madrugada de quarta para quinta, isto se a precipitação residual se confirmar durante a madrugada.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
É só pena que, de facto, os modelos arranjem sempre um enquadramento atmosférico nestas situações de muito frio em altura, que impeça a chegada de precipitação. Provavelmente vai ser novamente o problema de não nevar a cotas mais baixas, e pronto regressam as geadas para mal da flora.

De facto o frio nesta altura pouco vem fazer e percebo a preocupação de muitos:hmm: (embora que eu não me importe nada :hehe:), mas era bom que viesse combinado com bastante precipitação:dry: Sim porque para aqui eu já desisti de arranjar expectativas de água-neve ou neve com estas entradas e ainda para mais em Março, e depois ando já para aqui com umas alergias que só a chuva pode atenuar.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
É só pena que, de facto, os modelos arranjem sempre um enquadramento atmosférico nestas situações de muito frio em altura, que impeça a chegada de precipitação. Provavelmente vai ser novamente o problema de não nevar a cotas mais baixas, e pronto regressam as geadas para mal da flora.

De facto o frio nesta altura pouco vem fazer e percebo a preocupação de muitos:hmm: (embora que eu não me importe nada :hehe:), mas era bom que viesse combinado com bastante precipitação:dry: Sim porque para aqui eu já desisti de arranjar expectativas de água-neve ou neve com estas entradas e ainda para mais em Março, e depois ando já para aqui com umas alergias que só a chuva pode atenuar.
Bem e era melhor neve que geada. As plantas reagem muito mal à geada.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Entendo todas as preocupações com a produção agrícola mas o meu lado apaixonado pela neve não consegue resistir a desejar vê-la. Dito isto, se a produção agrícola está tão avançada isso aconteceu porque aqueceu demasiado cedo. Meados de Março é altura normalíssima para fazer frio. Ou era. Ainda nem no calendário chegou a Primavera e mesmo na Primavera pode vir frio a sério. Qualquer dia começamos a surpreender-nos com a chuva no inverno e com o calor no verão. Dito isto, queria sol na eira e chuva no nabal: chuvinha para todos os que a desejam e uma nevezita para os apaixonados. Utópico, eu sei.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Entendo todas as preocupações com a produção agrícola mas o meu lado apaixonado pela neve não consegue resistir a desejar vê-la. Dito isto, se a produção agrícola está tão avançada isso aconteceu porque aqueceu demasiado cedo. Meados de Março é altura normalíssima para fazer frio. Ou era. Ainda nem no calendário chegou a Primavera e mesmo na Primavera pode vir frio a sério. Qualquer dia começamos a surpreender-nos com a chuva no inverno e com o calor no verão. Dito isto, queria sol na eira e chuva no nabal: chuvinha para todos os que a desejam e uma nevezita para os apaixonados. Utópico, eu sei.
Pois Claudia, sinceramente penso que temos todos razão. Claro que é normal vir frio em Março e até em Maio podem cair geadas, mas este ano já foi tão mau em termos agrícolas... depois veio um quase verão antecipado e as pobres árvores e plantas desataram a crescer. Agora está tudo mimoso, já tenho amêndoa e damascos formados nas árvores, e lá vai tudo outra vez. Mas claro que o frio é normal agora.
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
Acabei de ver o tempo na TVE1... cota 300 para 4ª feira e 200 metros para 5ª feira! :shocking::shocking::shocking:
Mapas lindos de ver... até no litoral galego meteram o símbolo da neve!


pos é caro Flaviense21, e o GFS parece dar-se melhor com estas baixas vindas do atlantico já em fevereiro passado foi muito mais acertivo que o ECM no nosso pequeno mas fantastico nevão da Cova de Beira, posso estar enganado mas parece-me um dejá vu o que se avizinha, segundo esta ultima run o frio entra mais cedo e a precipitação aumentou bastante para a minha zona, esperemos. Agora quanto à agricultura é sempre uma actividade de risco mas de uma forma ou outra alguns se safarão.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.