Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Se concretizar-se as temperaturas que estão a ser previstas para o início de maio então muitas pessoas irão para a praia , quando o calor começa não é para brincadeiras e o gfs delira em relação ao calor no verão e ao frio no inverno.
 
  • Gosto
Reactions: jonas


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
E prontos mais uma onda de calor, ao menos vai chover um pouco no fim de semana (finalmente vai chover)!:)

Se isto continuar teremos uma grande onda de calor já em maio e vamos para a praia mais cedo enfim nada chuva continuamos numa saga de recordes , este abril deve ser dos mais quentes ou o mais quente o mais seco já ninguém lhe tira , o próximo mês de maio promete ser bem quente bem mais quente que este mês maio deve ser o mais quente de todos enfim e o clima que temos nos tempos antigos isto era tudo diferente agora é seca para todo o lado .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
maio será chuvoso...


Dificilmente isto mudará de padrão , mesmo que venha a chuva deste fim de semana não acredito que seja suficiente para mudar o padrão isto agora dificilmente o anticiclone vai sair daqui mas pode ser que tenhamos um maio instável e chuvoso isto está muito mau estou a ver como vai ser o boletim meteorológico de abril .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
o clima que temos nos tempos antigos isto era tudo diferente agora é seca para todo o lado .

O tempo muda, sim, mas é preciso ter cuidado para não mitificar irrealisticamente a meteorologia passada :p

OW6frze.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas nos tempos antigos nós tínhamos umas chuvas bem distribuídas

Não é bem assim.

lLa3xoL.png


A precipitação em PT continental é bastante variável.

Quanto às secas há mais aqui -> https://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Documentacao/Territorium/T17_artg/04Territorium_27-34.pdf

Não sou grande fã da teoria da compensação meteorológica mas não me parece plausível que PT entre num ciclo de seca eterna. Mas pode acontecer, quem sabe? Os desertos expandem e contraem.
 
Última edição:

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
maio será chuvoso...

Não me parece. Queria muito acreditar nisso, mas os principais modelos não estão apontar para esse cenário, além disso acho difícil haver uma mudança de padrão nesta altura, mas claro não é impossível. Para mim chuva a sério só em setembro, infelizmente. A confirmar-se espera-nos um verão daqueles, mas pode ser que não.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O gfs já tirou tudo e o Nando costa tem razão , dificilmente mudará de padrão em maio pode ser que tenhamos uma mudança mas é difícil e infelizmente tenho um feeling que este verão será quente penso que termos um verão daqueles pode ser que esteja errado mas é o que é mais provável de acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
O ECMWF não está a ir atrás do GFS e insiste num bom evento, portanto mais calminha a tirar conclusões.
Meteograma para Lisboa:
TPNNHOx.jpg
A diferença de quantidade de precipitação de um modelo para outro é maior apenas na zona de Lisboa porque para aqui estão praticamente em sintonia, de qualquer das maneiras só acredito quando vir porque a minha zona nesta última saída continua na "fronteira" dos acumulados:
U6YLeGm.gif

Retirou bastante no baixo Alentejo e Algarve e aqueles 2mm previstos para a zona de Lisboa são devido a uma frente que está prevista atingir o Norte e Centro no domingo, ou seja, aí para a tua zona na sexta/sábado, o ECM prevê quase 30mm e o GFS nem 1mm prevê. :confused:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.