Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pelas notícias que fui vendo durante o dia, a Galiza esteve um inferno com os incêndios.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Provavelmente pelos mesmos motivos de Portugal, interesses. Nós temos este inferno cada vez que as temperaturas sobem um pouco mais, ou o ambiente é mais seco. Grande parte de Espanha é assim, tem florestas e não tem estas desgraças como nós temos frequentemente. De junho a outubro, acontecia isto e só parava porque apareciam uns dias mais frescos, alguma coisa está mal...
 


WinterIsHere

Cirrus
Registo
15 Set 2017
Mensagens
40
Local
Porto
Pelas notícias que fui vendo durante o dia, a Galiza esteve um inferno com os incêndios.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Sim, mas esteve um inferno para os padrões galegos. Para nós seria mais um dia de incêndios. Há uma imagem a correr que mostra bem a diferença na proporção de um lado para o outro da fronteira. Temos de olhar para nós.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
As previsões indicavam que a partir de agora é que começaria a aparecer algo no NW, mas nada. O GFS previa 5.4mm para Viana do castelo, por exemplo, entre as 00h e as 03h e não era o único a prever algo já a esta hora...
Meu deus, que nada é favorável...:(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Tudo muito esquisito. Não há qualquer precipitação no mar sequer. Eu estava à espera que se formassem umas células, nem que fosse só para largar alguma chuva, mas até agora, nem sinais de instabilidade há. O radar está totalmente limpo.

Esperemos pelo desenrolar do dia, já que a madrugada está a ser um fiasco.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Provavelmente pelos mesmos motivos de Portugal, interesses. Nós temos este inferno cada vez que as temperaturas sobem um pouco mais, ou o ambiente é mais seco. Grande parte de Espanha é assim, tem florestas e não tem estas desgraças como nós temos frequentemente.

http://www.ign.es/espmap/mapas_clima_bach/pdf/Clima_Mapa_05texto.pdf (2ª página)

http://www.mapama.gob.es/es/desarro...vo1eneroa30deseptiembrede2017_tcm7-349063.pdf (última página)

O problema é mais vasto que do que isso. O que une a Galiza e o centro-norte de PT?

Só há 'interesses' no noroeste da PI?
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Aqui acabaram de retirar tudo também, chuva só a partir das 20:00... Mau demais.

Não me digam que não chove... :(

Creio sinceramente que a poluição originada pelos incêndios e as poeiras que permanecem na baixa atmosfera estão a influir directamente na falta de precipitação ou a impossibilitar a formação de precipitação...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.