Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
A partir de certa altura não vale a pena olhar para os modelos. Como se costuma dizer, "os dados estão lançados". Agora é esperar e passar para o Nowcasting.
Nos últimos anos em que vi nevar em Viseu em momento algum havia certezas, antes pelo contrário.

O que tu queres é que eu passe a noite a olhar para o ar sem dormir... :D
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Era o que mais faltava agora uma pessoa não poder desejar ver o elemento branco. Imaturidade é capaz de haver alguma por aqui, como em todo o lado,aliás, mas tenho muitas dúvidas que resida na vontade de ver nevar...
Concordo, acho que não há imaturidade nenhuma em desejar neve, e só estamos aqui a discutir porque existe essa possibilidade, embora saibamos que neste momento o mais importante é a chuva ( pelo menos falo por mim).
Imaturidade é o que eu tenho visto nas redes sociais de alguma pessoas, a queixarem-se da chuva e dos dias nublados quando o país está em seca.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Com as recentes previsões acho que até montejunto tem boas hipóteses de ver alguma neve. Eu estive lá da última vez, 2 ou 3 anos atrás, levei com uma granizada maluca que até assustou e depois caíram uns aguaceiros de neve, não acumulou mas deu para passar um bom bocado.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e joselamego
M

Membro excluído 274

Com as recentes previsões acho que até montejunto tem boas hipóteses de ver alguma neve. Eu estive lá da última vez, 2 ou 3 anos atrás, levei com uma granizada maluca que até assustou e depois caíram uns aguaceiros de neve, não acumulou mas deu para passar um bom bocado.

Há estrada até lá cima? Nunca lá fui, pelo menos a vista deve ser fantástica.
 
  • Gosto
Reactions: AMFC e joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Há estrada até lá cima? Nunca lá fui, pelo menos a vista deve ser fantástica.

Tem sim, e tem uma bela vista!
Foi precisamente aí que vi nevar decentemente pela última vez, no evento do final de Fevereiro de 2016:
https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-na-serra-de-montejunto-27-fevereiro-2016.8636/

E chegou a acumular alguma coisa no solo, até mesmo na zona da Real Fábrica do Gelo, um bom bocado abaixo do topo do Montejunto.
:)

Na fóia também deverá cair alguma neve. Talvez madrugada de sexta para sábado !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Segundo a última saída do GFS, o melhor dia aí até seria Domingo, tem bastante precipitação, com cota a rondar os 700m. Poderia ser algo memorável para o local em questão.
Mas vamos ver as próximas saídas...
https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?cidade=MONCHIQUE&lang=pt&type=txt&units=m
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
200? Eu vejo que no máximo 400m no sul da Galiza, em Tui e Lobios :wacko:
Celanova

68a5369e8e277359669561dcae0d4128.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Então foi nesse dia que eu lá fui, estava lá um tipo sim, serias tu ????:lol::lol::lol:
Caiu uma granizada tremenda e eu vim para baixo,com receio de ficar lá preso, já a derrapar feito maluco na carrinha, e depois começaram a cair uns flocos.
A caminho da serra vi uma forte trovoada ao longe que deitou uma camada enorme de granizo na A8, nem sei como consegui passar essa zona. :pray:

PS- Já vi o link que meteste, então foi esse nesse dia mesmo que lá fui, e foi esse granizo que filmaste apanhei na A8.

Tem sim, e tem uma bela vista!
Foi precisamente aí que vi nevar decentemente pela última vez, no evento do final de Fevereiro de 2016:
https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-na-serra-de-montejunto-27-fevereiro-2016.8636/

E chegou a acumular alguma coisa no solo, até mesmo na zona da Real Fábrica do Gelo, um bom bocado abaixo do topo do Montejunto.
:)



Segundo a última saída do GFS, o melhor dia aí até seria Domingo, tem bastante precipitação, com cota a rondar os 700m. Poderia ser algo memorável para o local em questão.
Mas vamos ver as próximas saídas...
https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?cidade=MONCHIQUE&lang=pt&type=txt&units=m
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu também estava lá com o carro parado no cruzamento que vai para a real fabrica do gelo, porque estava já a derrapar na estrada e estavam a cair uns belos aguaceiros de neve e a acumular ligeiramente. Subi depois mais tarde mas só até à fabrica do gelo, a nevar. Foi um passeio extraordinário!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Meteogramas do GFS assim é que são precisos com reposição de frio e com mais uns resquícios extras de aguaceiros:lol::
cyiVOdF.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.