Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Numa de picuinhas, PS pressão superfície, errado, pois a superfície não é homogénea, a pressão atmosférica é diferente na Figueira da Foz da pressão que está na Torre da Serra da Estrela e ambas são superfície.

Ou apenas PA pressão atmosférica, insuficiente, pois a pressão varia com altitude, ambos não estão correctos nessa situação.

Para comparar a pressão criou-se forma de reduzir a mesma à mesma altitude e o que se usou foi o nível do mar. Mas mesmo no mar não tem altitude homogénea, daí o uso de média para ser ainda mais rigoroso.

Os mapas climatológicos discutidos referem-se à anomalia de pressão reduzida ao nível do mar e a sigla em português da pressão média reduzida ao nível do mar é PNMM, ou MSLP em inglês, é isso que se usa e não PS ou PA.

https://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_pressure#Mean_sea_level_pressure
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nível_médio_do_mar

No caso inglês muitas vezes omite-se o "M" de MSLP porque parte-se do princípio que se trata da pressão média e no caso português muitas vezes omite-se o "P" de PNMM porque se está a ler algo que fala da pressão atmosférica.
O OP, original poster :) partiu do princípio que aqui todos sabem o que é uma anomalia e o que é a pressão média reduzida ao nível do mar, o que é aceitável.

Já explicar o significado desses mapas climatológicos é outro assunto pertinente mas muito diferente da discussão gerada, aí a dúvida não está nas siglas mas o que significam essas anomalias ou o que é a pressão atmosférica e como se comporta. E isso daria para muitos parágrafos de explicações. Se o coitado do OP tivesse que explicar isso tudo de cada vez que coloca uma imagem ficaria cansado rapidamente. Como se costuma dizer, quem tem boca vai a Roma, quem não sabe pergunta.
Pois, por isso eu perguntei... :D mas já está esclarecido.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Outro assunto... é impressão minha ou o modelo europeu já começa a meter anticiclone para cá a 216h? Se assim for é pouco tempo de chuva...

Não te preocupes o europeu não mostra o regresso do anticiclone ás 216 horas o anticiclone vai ficar bastante tempo sem nos chatear ;)

Ensemble

EDM101-216.GIF


Saida operacional
ECM101-216.GIF
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
neste momento estamos assim:

Sem_nome_2.png



levando em conta aquilo que se prevê, será possível passarmos do quadro actual para algo assim por exemplo:

15954203_zI0mN.jpeg



ou será demasiado esperançoso ?

Demais, porque a situação é mais grave agora do que a 31 de Janeiro, agora existe Seca extrema e a 31 de Janeiro não existia e basta olhar para a antevisão do IPMA para o cenário 3 no mês de Fevereiro a seca não terminaria na maior parte do país, só na região norte e centro é que acabaria excepto em Trás-Os-Montes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nós já sabemos como é que é a maioria dos portugueses, quando veem 2 ou 3 dias de chuva, pensam que logo que as barragens já estão cheias, e que pedem logo logo para a chuva parar.
Normalmente as pessoas que pensam assim são as que moram nas cidades, em apartamentos, porque as pessoas das aldeias sabem bem o que tem de chover simplesmente para a vala ou ribeiro da sua zona começar a correr, e daí até permanecer a corrrem sem parar.
Eu cá falo por mim, que já estou em modo: á espera "dela", da chuva é claro. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Nós já sabemos como é que é a maioria dos portugueses, quando veem 2 ou 3 dias de chuva, pensam que logo que as barragens já estão cheias, e que pedem logo logo para a chuva parar.
Normalmente as pessoas que pensam assim são as que moram nas cidades, em apartamentos, porque as pessoas das aldeias sabem bem o que tem de chover simplesmente para a vala ou ribeiro da sua zona começar a correr, e daí até permanecer a corrrem sem parar.
Eu cá falo por mim, que já estou em modo: á espera "dela", da chuva é claro. :D
Estás como eu, e não me vou fartar dela. :D Dá muito mais alegria ver tudo cheio de água do que como estamos agora, se a chuva não viesse em força, estes dias de sol nem sabiam bem. É das tais coisas, temos de pensar que sem água não há vida e temos isso à frente dos nosso olhos. Também faz falta sol mas esse vai vir de certeza, nas alturas que é normal vir semanas e semanas seguidas, tal como aliás eram os nosso invernos em termos de chuva.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Estás como eu, e não me vou fartar dela. :D Dá muito mais alegria ver tudo cheio de água do que como estamos agora, se a chuva não viesse em força, estes dias de sol nem sabiam bem. É das tais coisas, temos de pensar que sem água não há vida e temos isso à frente dos nosso olhos. Também faz falta sol mas esse vai vir de certeza, nas alturas que é normal vir semanas e semanas seguidas, tal como aliás eram os nosso invernos em termos de chuva.
Eu vou sorrir todos os dias que chover ....vou cantar, beber medronho ...dançar !
Até abril vai ser assim ....!
E esta hein?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu vou sorrir todos os dias que chover ....vou cantar, beber medronho ...dançar !
Até abril vai ser assim ....!
E esta hein?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Eu estou como vocês! Nunca me vou fartar! Hoje fui a Leiria pela estrada das Cortes e vi no caminho os citrinos a secar e definhar... muito triste!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.