Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
Não se preocupe com este início gelado da primavera. Ela vai acabar bem quente e seca

A primavera chegou com sol, mas muito vento e frio. As previsões apontam agora para mais dias frios e chuvosos. Mas abril e maio já vão trazer muito sol e calor. Às vezes tórrido.
A primavera chegou a Portugal esta terça-feira, dia 20 de março, pelas 16h15. Trouxe sol, mas também vento forte e bastante frio, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Apesar da chegada da estação, que se prolonga em Portugal “por 92,79 dias” e que termina no “próximo solstício que ocorre no dia 21 de junho às 11h07”, os dias frios e com temperaturas mínimas abaixo de 0º ainda vão voltar. Tal como em Espanha, a chegada da primavera ao nosso país não é sinónimo automático de bom tempo, e as temperaturas vão manter-se baixas como nas últimas semanas e prevalecer gélidas, pelo menos, até ao final do mês. Ou seja, até à Páscoa.

https://observador.pt/2018/03/20/na...a-primavera-ela-vai-acabar-bem-quente-e-seca/


Abril será frio, temperaturas abaixo do normal, precipitação mais no norte e centro....
Maio sim, mais quente e seco!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
587
Local
Fátima (349 m)
A gfs na saída das 18h continua insistir de uma possível cenário de neve a cotas baixas para o final do mês. Provavelmente dado o horizonte temporal não irá dar em nada mas ao menos dá para ainda continuar a sonhar deste cenário este ano.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
tempresult_ple8.gif


iconeu-2-74-0_wam1.png


A ver se é o Hugo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Existe algum modelo que preveja directamente, ou vá, que tenha alguma variável que, de certa forma, possa inserir-se em algum cálculo necessário, para saber a velocidade de deslocação das nuvens, em km/h?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Existe algum modelo que preveja directamente, ou vá, que tenha alguma variável que, de certa forma, possa inserir-se em algum cálculo necessário, para saber a velocidade de deslocação das nuvens, em km/h?

Confesso que não percebo totalmente a tua pergunta. Isso é em que contexto?

É que numa abordagem muito simplista... Diria tão simplesmente que bastava ver a velocidade do vento à altitude das nuvens que pretendes saber!

Claro que numa abordagem mais complexa, especialmente se estivermos a falar de "clusters" de trovoadas ou frentes, ou outros sistemas, a velocidade a que estes se deslocam é completamente diferente. Agora se falas apenas de perceber a que velocidade se deslocam nuvens individualmente, a abordagem simples serve. Daí a minha pergunta inicial...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Confesso que não percebo totalmente a tua pergunta. Isso é em que contexto?

É que numa abordagem muito simplista... Diria tão simplesmente que bastava ver a velocidade do vento à altitude das nuvens que pretendes saber!

Claro que numa abordagem mais complexa, especialmente se estivermos a falar de "clusters" de trovoadas ou frentes, ou outros sistemas, a velocidade a que estes se deslocam é completamente diferente. Agora se falas apenas de perceber a que velocidade se deslocam nuvens individualmente, a abordagem simples serve. Daí a minha pergunta inicial...

Sim, isto saiu um bocado mal :p

Por exemplo, numa situação de uma superfície frontal em que temos aquela nebulosidade baixa que se desloca tão rápido que mais parece que está a fazer corridas... Mas em mais situações também gostava de saber, por exemplo em convecção causada por cut-offs, etc etc.

Basicamente estás a dizer para eu consultar a carta de ventos em altitude adequada para cada situação que eu pretenda saber? Neste exemplo, para eu saber a velocidade de deslocação da nebulosidade baixa (a branco), média (a amarelo) e alta (a vermelho), teria que consultar 3 tipos de cartas diferentes de vento em diferentes altitudes?

2qnbiht.jpg
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
já estamos em final de março e a temperatura nunca mais arranca :angry: e no final do mês parece que vem ai outra entrada fria com valores perto do extremos para abril:cold: o egipto vai já aos 40ºc :facepalm:
Lol! Cada brincalhão
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, isto saiu um bocado mal :p

Por exemplo, numa situação de uma superfície frontal em que temos aquela nebulosidade baixa que se desloca tão rápido que mais parece que está a fazer corridas... Mas em mais situações também gostava de saber, por exemplo em convecção causada por cut-offs, etc etc.

Basicamente estás a dizer para eu consultar a carta de ventos em altitude adequada para cada situação que eu pretenda saber? Neste exemplo, para eu saber a velocidade de deslocação da nebulosidade baixa (a branco), média (a amarelo) e alta (a vermelho), teria que consultar 3 tipos de cartas diferentes de vento em diferentes altitudes?

2qnbiht.jpg


No primeiro caso que referiste, estás a falares de nuvens individuais, sim, basta veres o vento ao nível onde elas estão, não são mais que massas de ar saturado em movimento, à velocidade do vento. :)
Isto aplica-se a qualquer nuvem "individual".

Não confundir com a deslocação de uma sistema de nuvens, como uma frente, ou um sistema convectivo, que esse sim tem outra velocidade.
Dentro de um sistema desses, as nuvens "lá dentro" andam à velocidade do vento (falando mal e depressa) e o sistema como um todo comporta-se de outra maneira, "guiado por outras forças" como convergência, divergência, etc.. Podes até ter um sistema convectivo a deslocar-se numa direcção, apesar de cada nuvem/célula individual estar a deslocar-se exatamente na direcção oposta, havendo outras dinâmicas, e geração/dissipação das nuvens "individuais" (mesociclones, frentes, etc.). Procura online o conceito de velocidade de grupo VS velocidade de fase.

No exemplo específico que mostraste, sim, mais uma vez se estiveres a falar em olhar para uma nuvem e ver a que velocidade ela está passar, sim é veres o vento ao nível onde ela está, e tens naturalmente a sua velocidade de deslocamento, ou seja a tal velocidade de fase.
Mas também nesse exemplo, vendo a "big picture", tens o sistema constituído por todas elas, cada umas em seu nível a movimentar-se na sua direcção e velocidade, mas no seu todo, a frente, comporta-se como um grupo de diferentes nuvens, tendo assim o tal conceito de velocidade de grupo.

Eu penso que te referias ao caso mais simples, de ver a que velocidade vai uma nuvem, e isso é simples.
No caso do 2º, há algumas variáveis mais complexas, usadas por exemplo para previsão de tempo severo, que dão alguma informação sobre essa velocidade dos sistemas, clusters de trovoadas, etc., em sites como Lightning Wizard. Mas penso que não será isto o intuito da tua pergunta inicial.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu penso que te referias ao caso mais simples, de ver a que velocidade vai uma nuvem, e isso é simples.
No caso do 2º, há algumas variáveis mais complexas, usadas por exemplo para previsão de tempo severo, que dão alguma informação sobre essa velocidade dos sistemas, clusters de trovoadas, etc., em sites como Lightning Wizard. Mas penso que não será isto o intuito da tua pergunta inicial.

Porra já vi que o atendimento nesta casa por parte da moderação continua bom como sempre :D :thumbsup:
Obrigado pela explicação detalhada. Já me deste trabalho de pesquisa.

As minhas questões, numa linguagem directa, foram causadas por várias situações. Desde, às vezes, estar de carro e não ter nada para fazer e aproveitar interceptar o que houver no campo de caça (só em situações de mau tempo claro) :p e querer saber, por exemplo, "será que chega lá ela primeiro ou chego eu?" :lol: Ou, noutra situação em que estava na pausa do trabalho há uns bons dias atrás nos últimos temporais que houveram, e uma coisa que gosto de fazer quando estou em Lisboa e há mau tempo é fixar um ponto alto, por exemplo de um prédio, e ver como fundo, a contrastar, a velocidade a que as nuvens vão, que porra, se eu me deslocasse assim, metia-me em 2 minutos em casa :lmao:

Agora num tom mais sério, quando tenho curiosidade para alguns detalhes que faço gosto em aprender, surgem estas perguntas. E pronto é isso.

Aquelas coisas que acredito que não sou o único a fazer, se é que me percebes.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
já estamos em final de março e a temperatura nunca mais arranca :angry: e no final do mês parece que vem ai outra entrada fria com valores perto do extremos para abril:cold: o egipto vai já aos 40ºc :facepalm:


e espero que não "arranque" tão depressa nas próximas semanas ou até no próximo mês, está óptimo assim em termos de temperatura e os nossos solos não precisam de calor, precisam é de mais agua pelo menos na parte mais a sul que ainda não saiu da seca fraca.
virem calores agora seria do pior, o que seria bom era vir mais chuva e as temperaturas não subirem mais do que tem estado nestes últimos dias.
para calor tórrido já bastam os meses de verão, e nós não estamos no Egipto, dispenso temperaturas de 40º seja em que altura do ano for.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.